ESTRUTURA CURRICULAR DO MESTRADO (a partir de 08/2022)
As disciplinas são avaliadas conforme estipulado em seus planos de ensino, podendo levar em consideração apresentações orais, produções e avaliações escritas, além do cumprimento da frequência mínima de 75%.
Disciplinas Obrigatórias:
Fundamentos Teórico-metodológicos da Pesquisa em Educação I
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: O Campo acadêmico e os processos de legitimidade científica no campo das Ciências Humanas. Os desafios das Ciências Humanas e da pesquisa em Educação na contemporaneidade. A questão do método nas ciências humanas e na pesquisa em educação. As epistemetodologias comuns às diferentes linhas de pesquisa do Programa. Ética na pesquisa em ciências humanas.
Seminário de Pesquisa em Políticas Educacionais, Formação e Trabalho Docente
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Os fundamentos históricos, políticos e conceituais nas políticas educacionais. As reformas educacionais contemporâneas e suas implicações na formação inicial e continuada dos professores. Principais debates em torno das políticas educacionais nas diferentes modalidades. Carreira, trabalho e profissionalização docente. Temas contemporâneos referentes às políticas educacionais para a formação e ensino. Pesquisas e problemas metodológicos na área de ensino e formação de educadores.
Seminário de Pesquisa em Educação, Linguagens e Cultura Digital
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Cultura, linguagem, tecnologia e escola. Estudos relacionados às diferentes linguagens, cultura digital, mídias e tecnologia e suas implicações na prática pedagógica. Metodologias de Ensino. Tecnologias e aprendizagem nos diversos âmbitos da Educação Escolar e não Escolar.
Seminário de Pesquisa em Currículo, Diferença e Inclusão
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Os fundamentos históricos, políticos e conceituais das pesquisas no campo do Currículo e da Inclusão. Temas contemporâneos referentes às pesquisas nas áreas de Currículo, diferença e inclusão. Diferentes desenhos teóricos e metodológicos da pesquisa nesse universo temático.
Disciplinas Eletivas:
Paulo Freire e a Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Bases epistemológicas e a formação do pensamento Freiriano. Estado e a renovação educacional. Contexto do modelo nacional desenvolvimentista brasileiro. A pedagogia freiriana em diferentes contextos educativos e etários. Os movimentos populares e o pensamento educacional em Paulo Freire. A educação na ditadura militar. A educação como prática da liberdade. Paulo Freire e interfaces com Educação Sexual Emancipatória. Paulo Freire e prática educativa. A pedagogia do oprimido. A pedagogia da autonomia. A educação freiriana no contexto internacional: o legado de Paulo Freire. Processos de escolarização e Paulo Freire.
Trabalho, Formação e Docência
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Formação docente no Brasil e os aspectos sócio-políticos. Perspectivas atuais sobre formação e prática docente no Brasil. Profissão e trabalho docente: concepções e perspectivas. Constituição dos conhecimentos e saberes inerentes à docência. Docência e Pesquisa. Organização do trabalho docente. Análise de práticas pedagógicas.
Formação de professores/as e práticas pedagógicas na contemporaneidade
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Os desafios da Formação docente e das práticas pedagógicas na contemporaneidade. O estudo do fazer docente no espaço escolar inserido num contexto sócio-político, econômico e cultural a partir das transformações da sociedade, identificando-se nesse cenário as perspectivas teóricas, práticas curriculares e tendências atuais que circundam esse tema.
Educação Matemática: pesquisas, práticas pedagógicas e formação docente
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Educação Matemática como área de pesquisa e universo de práticas pedagógicas, formação e trabalho docente. Tendências temáticas e metodológicas em Educação Matemática. Problemas contemporâneos da Educação Matemática e formas de tratamento desses problemas nas pesquisas acadêmicas.
Nexos entre Teoria Crítica e Educação I: contribuições de T. Adorno e W. Benjamin para pensar a educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: As conferências radiofônicas de Theodor W. Adorno e seu impacto nas questões da educação. Formação, Semiformação e Indústria Cultural. Infância e criança em W. Benjamin. Conferências radiofônicas de W. Benjamin e a hora das crianças. A educação na era da reprodutibilidade técnica.
Políticas Educacionais e Culturais na América Latina
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Reformas educacionais na América Latina. O debate sobre os documentos nacionais. Teorias da cultura. A organização da cultura. Os professores como intelectuais. A formação de professores na América Latina.
Pesquisa narrativa em Educação: epistemologia e métodos
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A narrativa como objeto de estudo, método de investigação e comunicação de pesquisas na área da Educação. Teorias e métodos da pesquisa narrativa. Construção, análise e discussão de narrativas na pesquisa em educação. O papel das narrativas na formação na área da Educação. Relações entre experiência docente e pesquisa narrativa.
Pensamento Educacional Contemporâneo
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: As tendências do pensamento educacional contemporâneo a partir de estudos dos clássicos da Educação e seus desdobramentos para a educação moderna e contemporânea.
Métodos Quantitativos Aplicados à Pesquisa em Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Introdução acerca dos tipos de conhecimento, culturas acadêmicas e finalidades da pesquisa. Discussão sobre Educação Baseada em Evidências. Apresentação e discussão do método científico, com ênfase na abordagem quantitativa. Abordagem teórica e prática dos elementos da análise quantitativa de dados: estatística descritiva e inferencial. Leitura e interpretação de artigos científicos quantitativos. Princípios da psicometria para construção e validação de instrumentos de pesquisa. Apresentação do método de revisão sistemática.
Estatística para a pesquisa em Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Método Estatístico e suas fases. Análise exploratória de dados. Associação entre variáveis. Tópicos em Estatística Inferencial. Introdução à Análise Multivariada.
Pesquisa Científica na Pós-Graduação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Sistemas de avaliação da pós-graduação brasileira. Pesquisa científica. O sistema de comunicação cientifica. Fontes de informação para pesquisa científica. Levantamento Bibliográfico em fontes de informação eletrônicas. Gerenciadores bibliográficos. Integridade da pesquisa científica e o plágio acadêmico.
Cultura visual e a educação pelas imagens
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Cultura visual e a dimensão pedagógica inerente às imagens. Escola e cultura da imagem. Regimes de visualidade e a construção de espaços de imaginação. Política, subjetividade e cultura da imagem.
Leituras de Rubem Alves
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Educação e Escolarização no olhar de Rubem Alves. Currículo e Alteridade. O ensinar e o aprender numa pedagogia para o pensar. Política Educacional, produção científica e o papel da escola e da universidade. Sentidos da docência e da aprendizagem.
Produção textual: teses e dissertações
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Letramento e práticas de escrita para teses e dissertações. Especificidades do texto científico. Práticas de escrita na universidade. A função social da escrita. Honestidade científica e rigor acadêmico. Estudos morfológicos da Língua Portuguesa. Classe de palavras e categorias gramaticais. Estudos sintáticos da Língua Portuguesa. Termos integrantes e acessórios. Sintaxe de regência, concordância e recursos de expressão. Estudos Linguísticos e Variação. Comunicação, Signo e Discurso. A construção de sentidos no texto. Leitura, análise e produção de textos acadêmicos.
Educação de Jovens, Adultos e Idosos: Políticas e Práticas
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Retrospectiva histórica da educação de jovens e adultos no Brasil e em Santa Catarina. Propostas e práticas curriculares para a educação de jovens, adultos e idosos. Legislação em EJA e a articulação com os níveis e modalidades de ensino da educação básica. Políticas atuais em EJA. Processos de escolarização na vida adulta e na velhice. Educação Sexual e aprendizagem de jovens, adultos e idosos. Alfabetização e letramento de adultos e idosos.
História da Infância e Juventude: práticas e discursos
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A emergência da História da Infância e Juventude. Historiografia brasileira: caminhos epistemológicos e metodológicos; Fontes documentais e a perspectiva ética; O discurso pedagógico; O discurso jurídico; O discurso médico; O discurso da mídia; As políticas sociais para infância e juventude no Brasil.
Michel Foucault e as Pesquisas em Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A disciplina propõe abordar e discutir as articulações teóricas e empíricas entre o pensamento de Michel Foucault e seus atuais desdobramentos e contribuições nas pesquisas do campo educacional. Noções foucaultianas de governo e governamentalidade. Arquivo como perspectiva analítica.
Cartografias intensivas em educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Para além do mapa representacional utilizado pela Geografia (dos universais de comunicação), a cartografia exprime relações que constituem uma topografia das forças, daquilo que não é visível no plano do visível. A cartografia será apresentada como processo pelo qual se acompanha as invenções em educação no contemporâneo. Apresentar pistas para um tipo de pensamento sobre escrita/pesquisa/vida enquanto plano de composição. Uma vez que a cartografia exprime forças (segundo Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia), interessa, então, uma topografia das forças invisíveis que sustentam as questões-problemas que os projeto de pesquisa inauguram. Pesquisa como invenção. Exercícios de leitura sobre filosofia da diferença.
Crianças, infâncias, culturas e práticas educativas
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Infância, crianças e práticas culturais. As relações entre infância, cidade e instituições. Interfaces com os modos de ser criança e viver as infâncias na escola, na creche e na pré-escola. Aportes teóricos e metodológicos da pesquisa com crianças.
Formação e docência: perspectivas para o ensino de filosofia
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Presença/ausência da filosofia na legislação brasileira. Diretrizes Curriculares para a formação de professores/filosofia. Formação e Docência. Didáticas e metodologias do ensino de Filosofia. Perspectivas internacionais para o ensino de Filosofia. Proposta Curricular Catarinense para o ensino de filosofia. Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio.
Cultura material escolar em perspectiva histórica
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Evidenciar temas e perspectivas a partir das quais a cultura material escolar se associa e se firma na história da educação brasileira. Abordar e discutir modos de construir narrativas históricas sobre a escolarização, apoiados no exame de seus objetos, formas de apropriação, de uso, de fabricação e comercialização, de inserção de tecnologias, de fomento a cultura de inovações, de promessas de modernidade pela entronização, no espaço escolar, de objetos que as representariam.
Educação, Livro, Leitura e Bibliotecas
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Aspectos conceituais: Educação, livro, leitura e bibliotecas a luz da História Cultural. O livro e a leitura como práticas culturais. Bibliotecas “Midiatecas”: espaços históricos de sociabilidades, informação, conhecimento e memórias. A biblioteca escolar (BE) e Educação: estudos de casos.
Patrimônio, Arquivos Escolares e Historiografia da Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Problematizar o campo do Patrimônio Histórico-Educativo em diálogo com a historiografia educacional brasileira e catarinense. Discutir a presença da escrita cotidiana na escola, as práticas de memória docente e a construção de arquivos pessoais e escolares na formação docente em interface com proposições de políticas públicas para a área.
Trabalho, estado e políticas educacionais
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Antagonismo capital-trabalho e sua materialização nas políticas sociais. As funções do Estado burguês e suas implicações na configuração das políticas educacionais à luz da perspectiva marxista. A organização da educação em suas distintas modalidades no contexto de crise do capital. As políticas de formação docente mediante a relação fundo público e capital privado.
A pesquisa em educação na perspectiva do materialismo histórico-dialético
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Crítica ao método da Economia Política. O materialismo histórico dialético e suas principais categorias de análise. Relação Capital-Trabalho e suas implicações na produção do conhecimento no campo da educação. As pesquisas em políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico e dialético e seus pressupostos para o entendimento da relação entre trabalho, educação e política.
Nexos entre Teoria Crítica e Educação II: formação e trabalho docente
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: As contribuições da Teoria Crítica da Sociedade para a Educação e suas relações com a formação e o trabalho docente. Semiformação na sociedade digitalmente administrada e precarização do trabalho docente. Investidas neoliberais e conservadoras em educação.
Nexos entre Teoria Crítica e Educação III: teoria crítica e formação estética de educadores
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Sobre formação em geral e formação estética. O problema da formação estética de educadores. Visões da teoria crítica sobre formação estética e seus desdobramentos para a educação.
A Pedagogia Histórico-Crítica: perspectivas atuais
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Contexto de criação da PHC. Princípios e fundamentos. A crítica as pedagogias hegemônicas. Conjuntura política atual. A escola como espaço de disputa.
Educação sexual: interfaces curriculares
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Sexualidade como tema transversal. Educação sexual, transversalidade e currículo. Educação sexual em organizações educativas formais e não formais: interfaces curriculares na construção de projetos políticopedagógicos. Processos intencionais de educação sexual nas práticas pedagógicas atuais frente aos desafios de temas contemporâneos.
Educação e Cultura Digital
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Paradigmas emergentes da Ciência e da Educação. Conceitos de cultura e de cultura digital. Tecnologias e educação: perspectivas epistemológicas. Humanidades científicas. Teoria Ator-Rede. Cognição e mediações na cultura digital. Educação ubíqua: o ensinar e o aprender nas redes sociotécnicas.
Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos. Processo de criação dos dispositivos. Análise crítica das tecnologias disponíveis. Enfoque teórico e prático de alguns recursos, como: Tv e rádio (áudio e vídeo), computador e internet, jogos digitais, celular e realidade virtual (e aumentada), redes sociais (e blogs) e storytelling e podcasts.
Educação e Comunicação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Teorias da Comunicação e da aprendizagem. Transformações contemporâneas na comunicação e na cultura. Inter-relações entre educação e comunicação. Mídia, linguagens e cultura. Educomunicação e cultura digital. Ecossistemas educomunicativos e a prática pedagógica.
Aprender a ler: processos e pesquisas
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Processamento cognitivo, arquitetura cognitiva da leitura: modelos. Processos linguísticos na leitura. Teorias de aprendizagem e de desenvolvimento: interação ortografia-fonologia. Leitura e neurociências. Fluência em leitura. Compreensão leitora. Dislexia. Instrumentos de pesquisa e avaliação.
Ensino da Leitura: decodificação e compreensão
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Habilidades do processamento fonológico: memória, rapidez de nomeação, consciência fonológica. Conhecimento ortográfico, consciência morfossintática e metatextual, oralidade e cognição. Habilidades metalinguísticas e compreensão. Estudos entre ortografias. Estratégias de ensino da leitura.
Escrita: processos e produto
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Oralidade e escrita: fundamentos teórico-metodológicos. Componentes da produção textual. Aspectos gráficos e ortográficos da escrita. Metacognição, habilidades metalinguísticas e produção textual. Escrever: o que, para que, porque e para quem – fundamentos para a didática do ensino da escrita. Avaliação e metodologia de pesquisa.
Artes, Diferença e Inclusão
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Problematização das políticas educacionais da educação inclusiva na educação básica e no ensino superior. Formação de professores em artes para o contexto inclusivo. A diferença e a diversidade na organização escolar. Currículo e inclusão na educação em artes. Ação pedagógica e práticas artísticas para alunos com deficiências.
Alfabetização e processos de inclusão
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Apropriação inicial da escrita e práticas curriculares na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva. Concepções, propostas e métodos de alfabetização e processos inclusivos na aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais de escolarização e na educação de jovens, adultos e idosos. Atendimento educacional especializado e a alfabetização na Educação Básica. Alfabetização e Alteridade.
Currículo e Políticas de Educação Inclusiva na Educação Básica
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A Educação Básica no Brasil e os desafios da atualidade. Educação Inclusiva como política educacional. Políticas curriculares, diversidade e os desafios para a escolarização na educação básica.
Perspectivas Internacionais de Pesquisa em Educação Inclusiva
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A pesquisa em Educação Inclusiva a partir de diferentes perspectivas internacionais: aspectos epistemológicos, temáticos e metodológicos. Pesquisadores internacionais e problemáticas contemporâneas na pesquisa sobre Educação Inclusiva.
Pesquisa e produção científica em Educação Especial numa perspectiva de Educação inclusiva
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: A pesquisa em Educação Especial no Brasil: panorama e desafios atuais. Problemáticas contemporâneas na produção cientifica sobre Educação Especial. Questões epistemológicas, temáticas e metodológicas da pesquisa na área.
Tópicos Especiais em Educação
Créditos: 4.0
Carga horária: 60h/a
Ementa: Temáticas e debates contemporâneos na pesquisa em Educação a serem definidos em programas próprios.
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