GIRANDO COM O MOVIMENTO ESTUDANTIL
Giro que valoriza o protagonismo discente
Girar com o movimento estudantil significa, em primeiro lugar, convidar a comunidade discente para uma roda de conversa franca, ouvir suas demandas e angústias e, com ela, montar um diagnóstico dos problemas, dos projetos e das expectativas. Nossas propostas estão distribuídas em todos os giros propostos, mas aqui sistematizamos e refinamos algumas delas. Atuaremos na defesa do direito de expressão, em ampliar as políticas de permanência estudantil, na luta contra todo tipo de discriminação. Mas tudo, em escuta atenta e em projeto envolvendo a comunidade estudantil, debatendo, de forma aberta e séria, o que pode ser feito de imediato, o que precisa ser construído e deixado como legado para gerações posteriores. Acreditamos que todo e qualquer projeto e política estudantil deve ser construída junto, na ciranda de conversas, debates, atenção às legislações pertinentes, assim como na formulação de projetos que deverão ser aprovados nas instâncias legais. De antemão, destacamos o que verificamos e apontamentos como encaminhamento inicial:
INCENTIVO E AUXÍLIO AO MOVIMENTO ESTUDANTIL: Incentivar e auxiliar na reestruturação do movimento estudantil para que possam reconstituir o sentido político forte de representação da comunidade.
ESTÍMULO E APOIO AO INTERCÂMBIO COM OUTROS INTEGRANTES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL: Estimular e buscar meios políticos e financeiros para que estudantes do movimento estudantil possam participar de debates e eventos referentes ao próprio movimento em nível estadual, nacional e até internacional, com destaque para ações e atividades organizadas no sul global. Com isso, fortalecer a luta política, levar as experiências da FAED para instâncias outras, assim como trazer para nosso centro, ações e projetos políticos exitosos para a comunidade estudantil.
ESTÍMULO À REPRESENTAÇÃO ATIVA: Estimular a comunidade estudantil a atuar de forma participativa e crítica nas várias instâncias acadêmicas (conselhos, colegiados) em que discentes têm assento.
PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: Ampliar as políticas de permanência estudantil por meio de fórum de debates e espaços de escuta sensível e de busca coletiva de ações que atendam essas demandas, conscientes de que a permanência e a formação profissional qualificada e responsável atinge não apenas a comunidade dos estudantes, mas fortalece toda a universidade.
SUPERAÇÃO DE AMARRAS BUROCRÁTICAS EM EVENTOS ESTUDANTIS: Contribuir para a implementação dos projetos de eventos (especialmente quando envolvem convites a comunidades e lideranças políticas, assim como atividades artísticas) possam ocorrer sem amarras e, dessa forma, contribuir para a formação política e acadêmica da comunidade discente.
APOIO À DIVULGAÇÃO DE PROJETOS E AÇÕES ESTUDANTIS: Construir um espaço de abrigo e divulgação dos projetos e ações dos/as estudantes da FAED de forma a qualificá-los e conferir visibilidade pública para comunidade acadêmica e externa.
ATIVIDADES QUE ESTIMULEM A SOCIABILIDADE ENTRE DISCENTES: Criar espaços de lazer, de descanso, de jogos e de estudo coletivo no centro. Ao mesmo tempo, identificar, estimular e promover ações em prol de habilidades artísticas de nossos estudantes. Para isso, propomos espetáculos musicais, exposições (virtuais e presenciais) de jovens talentos da FAED.
BANCO DE OFERTAS DE ESTÁGIO E EMPREGOS: Construir, com a colaboração da comunidade estudantil, um banco de ofertas de estágios e empregos nas suas respectivas áreas de formação, firmando o compromisso de agilizar os trâmites burocráticos necessários (e atinentes à FAED), no que tange ao preenchimento das vagas pelos discentes.
ACOMPANHAMENTO DOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS: Acompanhar e fiscalizar os contratos de estágios não obrigatórios, de modo a garantir que os direitos dos estagiários sejam efetivamente cumpridos por parte das contratantes.
CONTATO COM EGRESSOS: Promover, junto aos(às) estudantes, contato com as trajetórias de egressos(as), tanto por meio de levantamento das produções de destaque efetuadas por gerações anteriores, quanto pela localização e acompanhamento da trajetória profissional de alguns egressos da FAED. Trazer esses egressos para atividades na FAED, ou organizar propostas de divulgação de produtos e trajetórias em redes sociais são alguns caminhos possíveis.
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