VAMOS CIRANDAR O ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO?
Giro formativo e criativo no ensino de graduação e pós-graduação
Um dos sentidos de "gira" é ciranda. E ciranda é mais que brincadeira. Aliás, é ciranda brincante no sentido da criatividade infantil, na concepção filosófica de repetir, girar, repetir e girar, para fazer diferente, para construir, na diferença da repetição, o trabalho que desejamos que seja renovador, responsável e libertário. Não propomos inventar a roda (outro sentido para a ciranda e para o giro), mas fazer rodar as ideias, as estratégias de ensino, as referências bibliográficas, as epistemologias, os recursos disponíveis. E fazer isso coletivamente. Como uma política de centro, respeitando as diferenças de cada curso, mas comungando as propostas, os anseios, as dúvidas. Fazer girar o ensino de forma planejada e integrando graduação e pós-graduação.
A roda também precisa estar atenta aos elementos novos que a impulsionam, entre eles os desafios contemporâneos que interrogam o fazer docente. O que é ser professor/a no momento atual? Como formamos professores e bacharéis para se conectar com esse mundo caótico e ajudar na sua reconstrução cotidiana? Nesse sentido, os desenhos curriculares dos cursos precisam ser espaços de potência, de inventividade e de "conversas complicadas", como diria Pinar (2016), e não uma "grade" e uma "amarra". Pelas brechas do cotidiano, construir políticas institucionais que impulsionem e provoquem alterações curriculares que contribuam para um desenho formativo afinado com nosso anseio coletivo por mudanças. Temos a enorme tarefa de formar profissionais atentos(as) aos desafios contemporâneos. Essa tarefa começa na graduação e se estende à pós-graduação. Na história de Santa Catarina, a FAED tem uma trajetória linda e comprometida com a formação, mas queremos fazer mais e sabemos que podemos fazer muito. E para isso não nos faltam motivação, boas ideias e projetos factíveis. Conheça alguns deles:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.