GIRAR E, NO GIRO, TRANSVERSALIZAR AÇÕES
Giro solidário e democrático, com transparência, respeito às diferenças e responsabilidade ambiental
Embora faça sentido direcionar esforços de cada Direção da FAED a algumas áreas de atuação específica, há questões que extrapolam essa divisão de tarefas, exigindo pensar e propor ações de caráter transversal. Isso poderá ser realizado por meio da articulação de tais ações pela Direção Geral, com suporte de comissões e núcleos diretamente vinculados a ela. Serão ações voltadas para a promoção de um ambiente que garanta a plena participação de pessoas com deficiência e com transtornos mentais, por meio da adaptação física, tecnológica e pedagógica dos espaços e métodos de ensino. Ações, ainda, que busquem promover condições favoráveis ao convívio respeitoso entre os diferentes integrantes da comunidade acadêmica, no Centro, atuando com firmeza no combate às variadas formas de violência que podem vir a se manifestar, quer voltadas a indivíduos, quer a grupos específicos. Ações afirmativas, comprometidas com o acesso e a permanência, na FAED, de grupos historicamente subalternizados. Ações voltadas para a responsabilidade ambiental. Conheça as nossas propostas:
INFRAESTRUTURA ACESSÍVEL: No bojo de um Programa de Acessibilidade na FAED, garantir condições (apoio técnico e financeiro) para tornar a infraestrutura acessível, tanto no que se refere à adaptação de espaços físicos como à adaptação ergonômica do site institucional, considerada a necessidade de adequação da infraestrutura física, da comunicação em Braille, da comunicação em LIBRAS e de outras que possam ser identificadas. No que se refere especificamente aos espaços físicos, promover a adaptação de todos os espaços da FAED (salas de aula, laboratórios, salas de estudos, salas das direções, das coordenações e dos setores administrativos, banheiros, auditório, cantina, sala de ) e reivindicar, junto à Reitoria, que seja promovida a adaptação em outros espaços da universidade (Biblioteca Central, restaurante universitário e outros espaços comuns), para garantir acessibilidade a qualquer pessoa com deficiência. No que se refere ao site institucional, incluir comunicação em LIBRAS e estrutura adequada para leitores de tela utilizados por pessoas cegas ou com baixa visão em todas as páginas do site da FAED (dos cursos, das coordenações, das direções, dos setores administrativos, dos laboratórios etc.).
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: Como outra faceta do Programa de Acessibilidade, atuar junto à Coordenação de Informática para o fornecimento de tecnologias assistivas (softwares de leitura de tela, amplificadores de voz, tablets com reconhecimento de fala) para alunos(as) com deficiência visual, auditiva ou com dificuldades motoras.
SUPORTE À EQUIPE ESPECIALIZADA EM ACESSIBILIDADE: Em interação com o NUAPE, apoiar e fortalecer a equipe especializada em acessibilidade, de modo a oferecer suporte técnico e pedagógico contínuo a alunos(as) com deficiências, incluindo intérpretes de Libras, transcrição de materiais para Braille e apoio psicológico para transtornos mentais.
FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS INCLUSIVAS: Ainda como uma das dimensões do Programa de Acessibilidade, promover oportunidades formativas (cursos, palestras), para docentes, referentes a práticas inclusivas, como a adaptação de avaliações e o uso de metodologias pedagógicas adequadas para cada tipo de deficiência ou transtorno.
COMBATE ÀS DIFERENTES FORMAS DE VIOLÊNCIA: Em diálogo com o NUAPE, dar continuidade às campanhas contra as diferentes formas de violência presentes no âmbito acadêmico (racismo, capacitismo, machismo etc.).
AÇÕES AFIRMATIVAS: Estimular a ampliação das ações afirmativas na FAED, bem como acompanhar a implementação, o desenvolvimento, os problemas e os resultados verificados em relação a tais ações, reunindo e disponibilizando, de forma sistemática, informações a esse respeito.
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: Elaborar, junto à comunidade acadêmica, campanhas de conscientização sobre a crise climática e organizar, coletivamente, propostas e medidas de responsabilidade ambiental que possam ser realizadas, antes de tudo, na própria FAED.
FLORESTA CULTURAL: Implementar o projeto interdisciplinar Floresta Cultural, com o objetivo de integrar ecologia e cultura por meio da restauração etno-botânica do bosque e da área úmida da FAED, com espécies nativas e/ou exóticas de importância cultural que representem a identidade local na paisagem. Ao adotar uma abordagem holística para a restauração ambiental, a "Floresta Cultural" também celebra a identidade e a memória coletivas.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: Debater com a comunidade acadêmica e tornar mais participativas as decisões que afetam o Centro como um todo e que podem ter grande interferência na vegetação e na paisagem cultural da FAED e entorno, com especial atenção para a área de reserva ambiental.
RECONFIGURAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Agilizar e aperfeiçoar os procedimentos de informação e comunicação da FAED, em todas as Direções e na Assessoria de Comunicação, de modo que haja tempo hábil para a adequada realização de tarefas nos prazos especificados (pareceres, relatórios, preenchimento de formulários, planilhas etc.), assim como conhecimento e possibilidade de debate acerca de propostas e projetos em andamento, não sendo realizado meramente o registro e a difusão de decisões já tomadas. Igualmente, divulgar de forma sistemática pareceres e projetos aprovados nos conselhos superiores da universidade que atinjam mais diretamente as atividades no Centro. Além disso, transformar a Assessoria de Comunicação em uma instância de sistematização de informações sobre a FAED, inclusive com tratamento estatístico, informações essas a serem disponibilizadas no site institucional.
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