Vozes Mbya-Guarani na educação musical escolar é dirigido a educadores(as) musicais, pesquisadores(as), professores(as) que atuam na educação básica e demais interessados(as) pelo tema, tendo em vista o objetivo de fortalecer o trabalho com culturas indígenas em escolas não indígenas. O livro apresenta componentes da cultura indígena Mbya-Guarani e foi desenvolvido em diálogo com
a comunidade da Escola Indígena Itaty e do grupo de canto e dança Tape Mirim, da Terra Indígena Morro dos Cavalos (Palhoça, SC).
O material apresenta fundamentação teórico-metodológica e cinco projetos criativo-musicais voltados aos anos iniciais do ensino fundamental. Cada projeto integra um ou mais elementos da cultura Mbya: o tekoa e a opy; os grafismos; as esculturas guarani de bichinhos de madeira; o mbaraka mirim; a escola indígena e palavras em guarani. Com esses eixos temáticos, os projetos introduzem perspectivas das culturas indígenas na educação musical, por meio de canções, histórias, narrativas, práticas musicais criativas, construção de instrumentos e artesanias.
Link para os materiais complementares do livro: clique aqui
Página dos materiais complementares do livro: clique aqui
Hucitec Editora, São Paulo, 2023, 68 p.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.