Educação Musical Superior, decolonialismo e fronteiras: dos currículos às práticas musicais na América Latina
Coordenação: Profa. Dra. Euridiana Silva Souza
Viviane Beineke (supervisora)
Pós-doutorado voluntário no PPGMUS UDESC
A América Latina carrega em si muitas fronteiras, geográficas e sócio-políticas em diferentes proporções, que abrangem desde limites territoriais e barreiras linguísticas às microesferas sociais de classificação econômica. Definir fronteiras musicais aqui deve considerar não somente as diferenças entre a América hispano hablante, a portuguesa a e francesa, mas considerar a profusão de línguas oficiais de povos tradicionais, a existência de línguas de sinais, dialetos sociais geracionais, e a construção dos múltiplos conceitos de “música popular” em oposição à música de concerto. O campo deste projeto será construído nas Instituições de ensino superior faz faixas de fronteira latino-americanas, que, devido ao maior trânsito migratório me permitem supor uma convivência maior de diferentes culturas nestas faixas. E, partindo destas suposições, parto das seguintes questões: (1) Como se constituem as estruturas curriculares da Educação Musical em IES de fronteira? Considerando conteúdo programático, currículo oficial, políticas de formação das Instituições. (2) Tais políticas curriculares contemplam a possibilidade de convivência intercultural? Considerando disciplinas em grades curriculares, programas de ações culturais, programas de extensão universitária. (3) Quais as possibilidades decoloniais dentro destes currículos? Supondo a convivência de diferentes epistemologias musicais nas fronteiras socioculturais. Tais questões, primeiramente, pretendem ser refletidas como estudo teórico e documental, não excluindo, contudo, necessidades futuras de estudos etnográficos dos cursos, com vistas a compreensão do currículo posto em prática, e na ação discente-docente como lugar do pensamento/ação decolonial.Palavras-chave: educação musical; práticas musicais criativas; metodologia e didática da música; escola básica; oficina de música.
Data de início: março de 2020
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