É pesquisa. É experiência-exercício. É educação. É insurgência. É educação musical. É trabalho de professoras e professores.
Este livro é pautado em diálogos com temáticas emergentes, contemporâneas à educação musical e mais do que necessárias para movimentar outras ideias e trazê-las ao contexto de nossas discussões e práticas profissionais.
As escritas são de autoras e autores que trazem de si o que pulsa no professorar. Professoras e professores tratam aqui das diversidades e diferenças, das criatividades, das infâncias, das negritudes e branquitudes, dos capacitismos e anticapacitismos.
São ensaios que testemunham o fazer reflexivo e profundo, de cada uma e cada um, e que declaram seu amor pela vida, pela educação, pela educação musical, pelo mundo. São produções desacomodadas que nos desestabilizam. Reenfatizo: é trabalho de professoras e professores que têm na música sua conexão com o mundo, com as educações e seus enfrentamentos para a construção humana.
Eis o sentido da insurgência: forma de potencializar a construção de utopias.
Capítulo 2: Entre consciência negra/indígena e privilégio branco: por uma educação musical antirracista que começa em nós, Flavia Candusso & Valnei Souza Santos
Capítulo 3: Educação musical anticapacitista: perspectivas humanizadoras e emancipatórias na escola, Regina Finck Schambeck
Capítulo 4: Gênero e interseccionalidade: práticas músico-pedagógicas como vetores sociais de subjetivação, Vânia Beatriz Müller
Capítulo 5: O coco de roda na Paraíba e a educação musical antirracista, Eurides de Souza Santos & Katiusca Lamara dos Santos Barbosa
Capítulo 7: Crianças fazendo música: ampliar escutas docentes com a Sociologia da Infância, Sandra Mara da Cunha
Capítulo 8: “É tipo assim, música não só se ouve, se sente”: escutando criativamente na escola, Helena Lopes da Silva
Capítulo 9: Escola e educação musical: o que é ou o que pode ser?, Teresa Mateiro
Capítulo 10: O ensino de música na educação básica: legislação educacional, conquistas e desafios para uma educação musical democraticamente acessível na escola brasileira, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
Capítulo 11: Currículos criativos e inovadores em música: proposições decoloniais, Luis Ricardo Silva Queiroz
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