O livro convida a pensar sobre processos de educação musical em movimento, com referenciais que encorajam diferentes modos de compreender e interagir criativamente com uma diversidade de expressões culturais, mobilizando múltiplas criatividades no planejamento em música. Os projetos abrem possibilidades para o diálogo músico-cultural numa diversidade de saberes, explorando criativamente as musicalidades dos folguedos de boi; brincando e celebrando as culturas populares no cacuriá maranhense; interagindo com os fazeres musicais inventivos de Hermeto Pascoal; improvisando narrativas inspiradas em esculturas sonoras; discutindo temáticas de cunho social no rap, por uma educação musical problematizadora.
Educação musical em parceria com professoras e professores, compondo pedagogias no diálogo entre teorias e práticas pedagógicas, em processo comprometido com a educação musical como experiência humana que emerge da diversidade e da pluralidade. Desejamos que cada planejamento ganhe vida pelas mãos de professoras, crianças e jovens, que estão convidadas(os) a participar do processo de criação de projetos criativo-musicais.
Educação musical em projeto é dirigido a educadoras(es) musicais, pesquisadoras(es), professoras(es) que atuam na educação básica e demais interessadas(os) no tema.
Hucitec Editora, São Paulo, 2023, 142 p.
SUMÁRIO
Prefácio
Leda de Albuquerque Maffioletti
Criatividades musicais em projeto | Musical Creativities in Project [english]
Viviane Beineke
Bumba, bumbá, marinho e mamão
Lia Viégas M. O. Pelizzon, Mayara Araujo do Amaral, Gabriela Flor Visnadi e Viviane Beineke
Vem cá, curiá! É o cacuriá!
Gabriela Flor Visnadi e Viviane Beineke
Sinhô e suas invencionices
Cecília M. Pinheiro Machado, Isabella A. de Castro e Viviane Beineke
Música aos quatro ventos
Bárbara Ogleari, Lucas Fontalva Oliveira, Vívian Fiori e Viviane Beineke
Rap das mina
Rafael Dias de Oliveira, Consuelo P. Bylaardt e Viviane Beineke
Educação musical em...
Viviane Beineke
Referências
Autorias
Este livro é uma produção coletiva do Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa Educação Musical, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC. O trabalho veicula alguns dos projetos criativo-musicais e referenciais teórico-metodológicos que vêm sendo desenvolvidos como etapas do processo investigativo de dois projetos desenvolvidos na UDESC desde 2016, financiados com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq: “Práticas criativas em educação musical: interfaces teóricas e metodológicas (2019-2022) e “Criatividades musicais na escola de educação básica: teorizando práticas, praticando teorias”, em andamento. Sendo assim, o livro apresenta algumas frentes do processo de pesquisa, construído na interlocução com práticas pedagógicas e extensionistas articuladas com a educação básica. Como líder e coordenadora desses projetos, assumo a autoria do conjunto da obra, que conta com a participação de autoras e autores colaboradoras(es) em seus capítulos.
Viviane Beineke
Mestra e doutora em Música pela UFRGS. Professora no Curso de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC. Pesquisadora com bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq. Realizou Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), Alemanha. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa Educação Musical.
Ilustrações | Diego de los Campos
Design | Miguel Vassali
Materiais complementares
Partitura Jabuti (tradicional maranhense)
Partitura Jacaré Poiô (tradicional maranhense)
Partitura O vento (Dorival Caymmi)
Ars (Carlos Walter Alves Soares)
Interpretação: Octeto de Flautas Doces da Escola Superior de Teologia (EST), sob coordenação da professora Luciane Cuervo. 2005.
Partitura Redemoinhos (Vívian Silva Fiori)
Miniatura VIII - Ívêtu-Yepîvu (Fernando Mattos)
Da série de Miniaturas Variações Ocoeólicas. Interpretação: Octeto de Flautas Doces da Escola Superior de Teologia (EST), sob coordenação da professora Luciane Cuervo. 2005.
Página dos materiais complementares do livro: clique aqui
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.