Práticas criativas em educação musical: interfaces teóricas e metodológicas
Coordenação: Profa. Dra. Viviane Beineke
Projeto financiado pelo CNPq - Produtividade em Pesquisa
Atualmente vivemos um período de grandes debates em torno na inclusão da música na escola, em debate que perpassa temáticas sobre as funções da educação musical na escola, a formação de professores, a elaboração de propostas curriculares e materiais didáticos, e discussões sobre concepções e práticas de educação musical, uma questão recorrente refere-se aos objetivos da educação musical na escola e, consequentemente, à construção de referenciais teórico-metodológicos para o ensino e para a aprendizagem musical. As pesquisas sobre a aprendizagem criativa, que focalizam o desenvolvimento criativo de crianças e jovens em situação de aprendizagem, vêm ao encontro dessa questão, buscando contribuir com referenciais teóricos que ofereçam suporte à prática educativa no contexto escolar. Apesar do reconhecimento da importância das práticas criativas no ensino de música, estas ainda são, de modo geral, trabalhadas de forma pouco sistemática, tanto no contexto da escola básica como em outros contextos. Uma questão recorrente para fortalecer este campo, é a necessidade de construir referenciais que articulem os estudos teóricos às práticas educativas. Nessa perspectiva, o objetivo central deste projeto é investigar as dimensões e articulações teórico-metodológicas implicadas nos processos de ensino criativo e de aprendizagem musical criativa, a partir do acompanhamento de ações criativo-musicais nos campos de pesquisa. O estudo é de natureza qualitativa e caracteriza-se como pesquisa participante, realizada colaborativamente com professores de música da rede pública de educação básica de Florianópolis/SC. O desenho de pesquisa articula três fases de produção de dados. A primeira prevê a revisão teórica e metodológica de projetos criativo-musicais para a escola básica. A segunda fase consiste no delineamento de ações criativo-musicais, quando serão produzidos registros a partir do acompanhamento de projetos criativo-musicais nos campos de pesquisa. Tais registros incluem gravações de áudio e/ou vídeo, relatórios de observação e/ou portfólios produzidos pelos/as professoras/as participantes da pesquisa. A terceira fase consiste na análise do conjunto de dados gerados na fase anterior. Dessa forma, a pesquisa volta-se também à formação de professores (formação inicial e formação em serviço), investigando ações pedagógico-musicais que permitam refletir de forma contextualizada sobre a relação do estudante com a música e a função do professor na aprendizagem criativa. Acredita-se que os resultados deste trabalho possam contribuir na elaboração de fundamentos teóricos e princípios metodológicos para a educação musical que favoreçam o desenvolvimento musical criativo e fortaleçam a educação musical no país.
Palavras-chave: educação musical; práticas musicais criativas; metodologia e didática da música; escola básica; oficina de música.
Data de início: agosto de 2016
Participantes pesquisadoras/es
Ana Paula R. Cardoso Malotti
Euridiana Silva Souza
José Leandro Silva Martins Rocha
Mariana Roncale Martins
Eloisa Costa Gonzaga
Estudantes
Giulliana Audrá | Doutorado
Gabriela Flor Visnadi e Silva | Doutorado
Lia Viégas Pelizzon | Doutorado
Rafael Dias de Oliveira | Doutorado
Ana Carolina Manhães | Mestrado
Bárbara Ogleari | Mestrado
Mayra Gandra | Mestrado
Lucas Fontalva | Iniciação Científica
Matheus Agostini Ribeiro | Iniciação Científica
Vivian Silva Fiori | Iniciação Científica
Professores da escola básica
Álefe Júnior Sutil da Trindade
Bárbara Funke Haas
Cecília Marcon Pinheiro Machado
Cláudia Roberta Yumiko Tristão
Consuelo Paulino Bylaardt
Jaqueline Rosa
Lucas Mata da Silva (2020)
Marcos Geroldo Appel (2020)
Júlio Cesar Damaceno (2020)
Assistente administrativo
Thiago Bratti Schmidt
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.