Criatividades musicais na escola de educação básica: teorizando práticas, praticando teorias
Coordenação: Profa. Dra. Viviane Beineke
A presente pesquisa está situada nos estudos sobre a aprendizagem musical criativa e as múltiplas criatividades musicais na e da escola de educação básica brasileira. Focalizando os processos de ensino e de aprendizagem de crianças e jovens em aulas de música, entende-se que a aprendizagem musical criativa é acionada quando os estudantes participam das aulas como compositores, intérpretes e audiência crítica. Nesse processo, suas ideias de música são transmitidas, produzidas e avaliadas, gerando revisão, atualização e ampliação dessas ideias na comunidade em sala de aula. As pesquisas sobre as múltiplas criatividades, por outro lado, abordam a diversidade de práticas musicais produzidas a partir de sistemas sociais e culturais específicos, ampliando a ideia de que a criatividade musical é única. Buscando aprofundar esses estudos, pode-se questionar: como mobilizar diferentes criatividades musicais no planejamento em música? Como as múltiplas criatividades se manifestam na aprendizagem musical criativa? Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é investigar como as múltiplas criatividades musicais se articulam às dimensões da aprendizagem musical criativa no planejamento de projetos criativo-musicais, incluindo a elaboração e a realização em aulas de música em escolas de educação básica. Serão realizados estudos de caso múltiplos, de natureza qualitativa, colaborativamente com professoras/es de música atuantes em escolas de educação básica, assumindo características de pesquisa participante. O desenho articula duas fases de produção de dados: a primeira refere-se aos processos de elaboração de projetos criativo-musicais para a escola e, a segunda, à realização dos projetos em sala de aula. Ambas fases incluem a produção de registros audiovisuais e de relatórios e/ou portfólios pelos/as professores/as participantes da pesquisa e/ou outros membros da equipe. Construindo um movimento da teoria para a prática e da prática para a teoria, a pesquisa relaciona processos de teorização da prática e de teorias que se transformam em práticas. Com esta pesquisa será possível avançar na construção de conhecimentos sobre como as múltiplas criatividades musicais podem ser mobilizadas no planejamento de projetos criativo-musicais; como diferentes criatividades musicais se manifestam nas práticas musicais de crianças e jovens na educação musical escolar; e como elementos criativos, formas e modalidades de invenção que diferenciam as criatividades musicais em diferentes contextos socioculturais mobilizam a aprendizagem musical criativa. As teorizações serão produzidas a partir de contextos reais de sala de aula, aproximando teorias e práticas pedagógicas e contribuindo também com a formação de professores. Com os resultados da pesquisa pretende-se fortalecer a educação musical na escola, contribuindo com referenciais teórico-metodológicos inovadores que possam fundamentar a elaboração de propostas pedagógicas pelos/as professores/as, como também de propostas curriculares ou diretrizes para o ensino de música em diferentes etapas da educação básica nas escolas brasileiras.
Palavras-chave: educação musical, criatividade musical, escola básica, formação de professores.
Data de início: março de 2022
Participantes pesquisadoras/es
Helena Lopes da Silva
Estudantes
Cecília Marcon Pinheiro Machado | Doutorado
Gabriela Flor Visnadi e Silva | Doutorado
Lia Viégas Pelizzon | Doutorado
Rafael Dias de Oliveira | Doutorado
Mayara Araújo do Amaral | Doutorado
Isabella Andrade de Castro | Mestrado
Lucas Fontalva | Iniciação Científica
Professores da escola básica
Bárbara Funke Haas
Cláudia Roberta Yumiko Tristão
Consuelo Paulino Bylaardt
Assistente administrativo
Thiago Bratti Schmidt
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