Prazos Mestrado e Doutorado - Turma 2024/02
Prazos Mestrado e Doutorado - Turma 2024/01
Prazos Mestrado - Turma 2023/02
Prazos Mestrado - Turma 2023/01
Atenção: Ingressantes devem encaminhar plano de estudos até 30 dias após a matrícula para o e-mail Ver email, com cópia ao orientador(a).
Caso o plano de estudos não tenha sido cumprido ao longo do curso, o(a) aluno(a) deverá efetuar alteração de plano, conforme normas (Acesse as normas vigentes sobre alteração dos planos de estudo).
*Alteração de plano de estudos (pequena monta - até 6 créditos e/ou mudança de coorientador): Formulário eletrônico para pedido
*Alteração de plano de estudos (grande monta): preencher novo plano de estudos e orientador deve montar processo e submeter ao colegiado.
A aprovação na proficiência em inglês deverá ocorrer até a metade do curso, ou seja, 12 meses após matrícula e deverá seguir a Normativa 01/2020 da UDESC Oeste
O prazo para envio dos projetos segue o disposto na Normativa 03/2024 (último dia útil dos meses de maio ou novembro para os que completarem o segundo semestre do mestrado no primeiro ou segundo semestre do ano, respectivamente).
Os orientadores deverão abrir um processo via SGP-e para envio do projeto à coordenação do PPGZOO.
Normativa 03/2016 - Docência Orientada
Anexo 1 da normativa - Formulário eletrônico
Anexo 2 - Formulário de avaliação
A validação de disciplinas segue o disposto no Regimento Geral da pós-graduação da UDESC e na Resolução de funcionamento do PPGZOO
O limite máximo a ser validado é de 16 créditos, considerando disciplinas cursadas fora do PPGZOO e no próprio programa (§ 5o do Art. 51 do Regimento geral da pós-graduação).
O aluno deverá encaminhar requerimento (modelo) para o e-mail com PPGZOO com a solicitação de acordo do orientador.
Deverá ser aberto processo via SGP-e pelo professor orientador, com a inclusão de:
- Requerimento de validação - Modelo
- Planos de ensino das disciplinas cursadas
- Comprovantes contendo conceito obtido e período de curso
Recomendamos a leitura atenta da Normativa 02/2021/PPGZOO (Normas de formatação de projetos e dissertações), bem como das Normas para trabalhos acadêmicos da BU.
Disponibilizamos abaixo, modelos de dissertação em Word, nos dois formatos possíveis (fortemente recomendamos elaborar a dissertação seguindo-os):
Modelo de dissertação: formato de artigo
Modelo de dissertação: formato padrão
O orientador deverá realizar o agendamento até 30 dias antes da data da defesa, a partir do preenchimento do formulário eletrônico.
Importante: É responsabilidade do orientador e/ou aluno fazer o contato prévio com os membros da banca sobre o interesse e disponibilidade na data e horário indicados.
Envio da dissertação: Até 20 dias antes da data da defesa, enviar dissertação em arquivo pdf, para os endereços ppgzoo.ceo@udesc.br e secppgzoo.ceo@udesc.br, com cópia para o orientador para “de acordo".
Mais informações sobre agendamento de defesas: Normativa 02/2022/PPGZOO
Imediatamente após a defesa, enviar a ata em formato PDF para o e-mail: ppgzoo.ceo@udesc.br (a ata deve estar assinada por todos os membros - exigência da PROPPG para emissão do diploma).
Até 60 dias após a defesa: O aluno deverá enviar e-mail para ppgzoo.ceo@udesc.br e secppgzoo.ceo@udesc.br, com cópia ao orientador, contendo:
a. Declaração do orientador de entrega de versão final corrigida (modelo aqui).
b. Versão final da dissertação (com ficha catalográfica). Para a criação da ficha catalográfica acesse o link
c. Artigo em jornal ou revista técnica contemplando tema da dissertação, preferencialmente contendo dados produzidos durante a pesquisa, publicado durante o mestrado do acadêmico;
d. Artigo científico submetido ou publicado, em revista indexada no Web of Science, Scopus ou Scielo;
e. Comprovante de submissão ou aceite do artigo científico, caso ainda não esteja disponível online;
f. Termo que autorize a disponibilização da dissertação online na íntegra (modelo no link), excetuando-se os casos expostos no Art. 10º da Normativa 02/2022 PPGZOO).
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