Prazos Mestrado e Doutorado - Turma 2025/01
Prazos Mestrado e Doutorado - Turma 2024/02
Prazos Mestrado e Doutorado - Turma 2024/01
Prazos Mestrado - Turma 2023/02
Prazos Mestrado - Turma 2023/01
Atenção: Ingressantes devem encaminhar plano de estudos até 90 dias após a matrícula para o e-mail Ver email, com cópia ao orientador(a).
Caso o plano de estudos não tenha sido cumprido ao longo do curso, o(a) aluno(a) deverá efetuar alteração de plano, conforme normas (Normativa que rege sobre plano de estudos).
*Alteração de pequena monta, via formulário eletrônico: se a reformulação do plano de estudos se der exclusivamente pela alteração das disciplinas cursadas ou a serem cursadas, em no máximo 50% dos créditos previstos no plano de curso aprovado. A alteração de pequena monta poderá ser realizada apenas uma vez pelo estudante.
*Alteração de grande monta: se a reformulação do plano de estudos se der pela alteração de disciplinas cursadas ou a serem cursadas, em mais de 50% dos créditos e/ou for solicitada a alteração do comitê de orientação (inclusão ou alteração de coorientadores). A solicitação de reformulação do plano deverá ser realizada pelo orientador, mediante envio de processo ao colegiado do PPGZOO.
A aprovação na proficiência em inglês deverá ocorrer até a metade do curso, ou seja, 12 meses após matrícula e deverá seguir a Normativa 01/2020 da UDESC Oeste
O prazo para envio dos projetos segue o disposto na Normativa 03/2024 (último dia útil dos meses de maio ou novembro para os que completarem o segundo semestre do mestrado no primeiro ou segundo semestre do ano, respectivamente).
Os orientadores deverão abrir um processo via SGP-e para envio do projeto à coordenação do PPGZOO.
Normativa 06/2024 - Docência Orientada
Acesso ao formulário eletrônico
Anexo 1 - IN 06/2024 Formulário de solicitação de matrícula
Anexo 2 - IN 06/2024 Formulário para avaliação
A validação de disciplinas segue o disposto no Regimento Geral da pós-graduação da UDESC, Resolução de funcionamento do PPGZOO e Normativa que rege sobre plano de estudos.
O limite máximo a ser validado é de 16 créditos, considerando disciplinas cursadas fora do PPGZOO e no próprio programa (§ 5o do Art. 51 do Regimento geral da pós-graduação).
O aluno deverá incluir as disciplinas em seu plano de estudo, quando for submeter seu primeiro plano ou solicitar alteração de plano de estudo.
Deverá ser aberto processo via SGP-e pelo professor orientador, com a inclusão de:
- Requerimento de validação - Modelo
- Planos de ensino das disciplinas cursadas
- Comprovantes contendo conceito obtido e período de curso
Recomendamos a leitura atenta da Normativa 02/2021/PPGZOO (Normas de formatação de projetos e dissertações), bem como das Normas para trabalhos acadêmicos da BU.
Disponibilizamos abaixo, modelos de dissertação em Word, nos dois formatos possíveis (fortemente recomendamos elaborar a dissertação seguindo-os):
Modelo de dissertação: formato de artigo
Modelo de dissertação: formato padrão
O orientador deverá realizar o agendamento até 30 dias antes da data da defesa, a partir do preenchimento do formulário eletrônico.
Importante: É responsabilidade do orientador e/ou aluno fazer o contato prévio com os membros da banca sobre o interesse e disponibilidade na data e horário indicados.
Envio da dissertação: Até 20 dias antes da data da defesa, enviar dissertação em arquivo pdf, para os endereços ppgzoo.ceo@udesc.br e secppgzoo.ceo@udesc.br, com cópia para o orientador para “de acordo".
Mais informações sobre agendamento de defesas: Normativa 02/2022/PPGZOO
Imediatamente após a defesa, enviar a ata em formato PDF para o e-mail: ppgzoo.ceo@udesc.br (a ata deve estar assinada por todos os membros - exigência da PROPPG para emissão do diploma).
Até 60 dias após a defesa: O aluno deverá enviar e-mail para ppgzoo.ceo@udesc.br e secppgzoo.ceo@udesc.br, com cópia ao orientador, contendo:
a. Declaração do orientador de entrega de versão final corrigida (modelo aqui).
b. Versão final da dissertação (com ficha catalográfica). Para a criação da ficha catalográfica acesse o link
c. Artigo em jornal ou revista técnica contemplando tema da dissertação, preferencialmente contendo dados produzidos durante a pesquisa, publicado durante o mestrado do acadêmico;
d. Artigo científico submetido ou publicado, em revista indexada no Web of Science, Scopus ou Scielo;
e. Comprovante de submissão ou aceite do artigo científico, caso ainda não esteja disponível online;
f. Termo que autorize a disponibilização da dissertação online na íntegra (modelo no link), excetuando-se os casos expostos no Art. 10º da Normativa 02/2022 PPGZOO).
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