Nesta aba, você encontra informações sobre prazos a serem cumpridos, procedimentos de defesa, pós-defesa, planos de estudo, inscrição em Docência Orientada, submissão e normas de projetos de pesquisa e dissertações, proficiência em língua inglesa e validação de disicplinas. Para facilitar, incluímos junto aos procedimentos, os formulários correspondentes.
Principais prazos a serem cumpridos no PPGZOO
Agendamento de defesa e envio da dissertação para a banca
O orientador deve realizar o agendamento até 30 dias antes da data da defesa, a partir do preenchimento do formulário eletrônico:
Link para agendamento de defesa
Importante: É responsabilidade do orientador e/ou aluno fazer o contato prévio com os membros da banca sobre o interesse e disponibilidade na data e horário indicados.
Envio da dissertação: Até 20 dias antes da data da defesa, enviar dissertação em arquivo pdf, para os endereços ppgzoo.ceo@udesc.br e secppgzoo.ceo@udesc.br, com cópia para o orientador para “de acordo".
Mais informações sobre agendamento de defesas: Normativa 02/2022/PPGZOO - Procedimentos para agendamento, defesa e entrega da versão final da dissertação
Recomendamos a leitura atenta da Normativa 02/2021/PPGZOO - Normas de formatação de projetos e dissertações, bem como das Normas para trabalhos acadêmicos da BU.
Disponibilizamos abaixo, modelos de dissertação em Word, nos dois formatos possíveis (fortemente recomendamos elaborar a dissertação seguindo-os):
Modelo de dissertação: formato de artigo
Modelo de dissertação: formato padrão
Imediatamente após a defesa, enviar a ata por e-mail (PDF) para ppgzoo.ceo@udesc.br (Ata deve estar assinada por todos os membros - exigência da PROPPG para emissão do diploma).
Até 60 dias após a defesa: O aluno deverá enviar e-mail para ppgzoo.ceo@udesc.br e secppgzoo.ceo@udesc.br, com cópia ao orientador, contendo:
a. Declaração do orientador de entrega de versão final corrigida (modelo aqui).
b. Versão final da dissertação (com ficha catalográfica). Para criação da ficha catalográfica acesse o link
c. Artigo em jornal ou revista técnica contemplando tema da dissertação, preferencialmente contendo dados produzidos durante a pesquisa, publicado durante o mestrado do acadêmico;
d. Artigo científico submetido ou publicado, em revista indexada no Web of Science, Scopus ou Scielo;
e. Comprovante de submissão ou aceite do artigo científico, caso ainda não esteja disponível online;
f. Termo que autorize a disponibilização da dissertação online na íntegra (modelo no link), excetuando-se os casos expostos no Art. 10º da Normativa 02/2022 PPGZOO).
Plano de estudos
Atenção: Ingressantes devem entregar planos de estudo até 30 dias após a matrícula (envio por e-mail a Ver email, com cópia ao orientador(a)).
Link para acessar modelo de plano de estudos (atualizado em 17/10/2023).
Link para acessar o modelo de plano de estudos do Doutorado.
Caso o plano de estudos não tenha sido cumprido ao longo do curso, o(a) aluno(a) deverá efetuar alteração de plano, conforme normas (Acesse as normas vigentes sobre alteração dos planos de estudo).
*Alteração de plano de estudos (Pequena monta - até 6 créditos e/ou mudança de coorientador): Formulário eletrônico para pedido
*Alteração de plano de estudos (grande monta): preencher novo plano de estudos e orientador deve montar processo e submeter ao colegiado.
Projetos de pesquisa
O prazo para envio dos projetos segue disposto na Normativa 02/2018 (último dia útil dos meses de maio ou novembro para os que completarem o segundo semestre do mestrado no primeiro ou segundo semestre do ano, respectivamente).
Os orientadores devem abrir processo SGPE para envio do projeto à coordenação do PPGZOO.
Docência Orientada
Alunos aptos a realizarem matrícula em Docência orientada em 2024/2
Informativo Programa Docência Orientada 2024/2
Informativo sobre alunos aptos a realizarem matrícula em Docência orientada em 2024/1
Informativo Programa Docência Orientada 2024/1
Acesse a nomativa sobre docência orientada
Link para envio do Anexo 1 da normativa - Formulário eletrônico
Link para baixar o Anexo 2 (Formulário de avaliação)
Proficiência em linguas
A aprovação na proficiência em inglês deve ocorrer até a metade do curso (até 12 meses após matrícula)
Deve seguir normativa da UDESC Oeste: Acesse a IN 01/2020
Validação de disciplinas
A validação de disciplinas segue o disposto no Regimento Geral da pós-graduação da UDESC (link) e na Resolução de funcionamento do PPGZOO (link).
O limite máximo a ser validado é de 16 créditos, considerando disciplinas cursadas fora do PPGZOO e no próprio programa (§ 5o do Art. 51 do Regimento geral da pós-graduação).
Para validação de disciplinas cursadas no PPGZOO
O aluno deverá encaminhar requerimento (modelo) para o e-mail com PPGZOO com solicitação de acordo do orientador.
Validação de disciplinas cursadas fora do PPGZOO
Deve ser aberto processo SGPE pelo professor orientador, com a inclusão de:
- Requerimento de validação - Modelo
- Planos de ensino das disciplinas cursadas
- Comprovantes contendo conceito obtido e período de curso
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.