A UDESC disponibiliza para a comunidade acadêmica um sistema de votação eletrônica chamado Hélios Voting. Em síntese um usuário cria uma eleição, confecciona as cédulas virtuais, dispara mensagens de aviso e de votação, finaliza a eleição e realiza a apuração. Nesta página você encontra os procedimentos para solicitar e realizar uma eleição no âmbito do CEFID/UDESC.
O primeiro passo para realizar uma eleição no sistema Helios Voting da UDESC é acessar o link https://wiki.udesc.br/doku.php?id=user:heliosvoting e ler TODAS as etapas de uma eleição. A página de auxílio mostra todo o fluxo da eleição, a responsabilidade de cada um e as capturas de tela, passo a passo, desde a criação da eleição até a apuração.
Em síntese, no CEFID, você precisa:
O usuário deverá realizar um primeiro login (tanto no ambiente de homologação quanto no ambiente de produção) e posteriormente abrir um chamado em https://chamados.udesc.br solicitando acesso de administrador ao sistema Helios Voting.
Paralelmanete a isso o criador de eleição deverá solicitar no setor competente a listagem de eleitores (por exemplo: Secretaria de Ensino de Graduação, Secretaria de Pós ou RH). Deverá alinhar com estes setores os limites para a definição do colégio eleitoral (data em que o aluno tenha matrícula ativa, se servidores afastados para tratamento de saúde votam ou não, etc). Nesta listagem, o mais importante é contar o CPF do eleitor e ser fornecida em TXT, PLANILHA ou CSV.
Após estar de posse dos arquivos, abrirá outro chamado na informática solicitando a conversão dos mesmos para o formato Hélios Voting, anexando os arquivos no chamado. Será realizada a conversão dos arquivos e os arquivos de eleitores, já pronto para o Sistema Helios, será anexado ao mesmo chamado e ele será encerrado. Essa solicitação pode levar até dois dias úteis para ser atendida - programe-se!
Deste ponto para frente a eleição é realizada totalmente pelo usuário solicitante. Caso tenha alguma dúvida APÓS a leitura do da página de auxílio, deve dirigir-se a informática para orientações.
ATENÇÃO:
Apenas o usuário criador da eleição consegue finalizar a mesma e realizar a apuração. Nem a Coordenação de Informática tem acesso para interferir no processo, por isso deve-se ter em mente a disponibilidade do usuário que receber essa responsabilidade.
Mesmo no sistema de homologação o procedimento de envio de e-mail é totalmente funcional, então quando estiver realizando testes, tenha em mente que se acionado o envio de mensagens, elas serão de fato enviadas.
O envio antecipado do link de votação NÃO significa que a eleição estará aberta. Ela só aceitará votos durante o período estipulado na criação.
Durante o período de votação o usuário pode votar tantas vezes quanto quiser, será computada apenas a última resposta. Esse procedimento é proposital. Em uma sistuação hipotética de assédio, o eleitor pode votar em uma opção na frente de alguma pessoa e posteriormente retornar ao sistema e realizar seu voto sem constrangimento.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.