O uso de mensagens eletrônicas não é diferente de uma carta ou diálogo e os cuidados quando se redige uma mensagem também não. A Internet é geralmente bastante mais permissiva ou tolerante do que os meios convencionais de comunicação, mas não é por isso que você deixará de tomar os cuidados essenciais para ser entendido.
Quando escrevemos uma mensagem pessoal direcionada para um amigo e que seu conteúdo não é algo de grande relevância podemos nos permitir deixar de lado algumas formalidades como pronomes formais de tratamento ou uma assinatura mais formal. Por outro lado, sempre que tratarmos de assuntos profissionais ou de relativa importância devemos nos expressar de forma clara e concisa.
Não precisamos chegar ao ponto de redigir uma mensagem como se fosse um telegrama, mas não devemos ser prolixos ou escrevermos de forma rebuscada e confusa.
Os cuidados essenciais são:
Assunto: Coloque neste campo uma frase objetiva sobre o que trata a mensagem. Dessa forma o destinatário poderá rapidamente julgar se deve ou não ler a mensagem naquele momento. Se a mensagem for longa (às vezes não há como evitar) indique isso no assunto. Apesar da grande maioria das pessoas não mais usar linhas discadas (e lentas) para se conectar à Internet existe um grande número de pessoas que o fazem a partir de dispositivos móveis, aonde a leitura de textos muito longos pode ser cansativa e muito pouco prática. Exemplos: "Reunião Sexta", "Encontro no Domingo", "Fotos do Evento Tal" ou "Relatório de Viagem - Mensagem Longa".
Arquivos Anexados: Envie arquivos anexados apenas quando for de interesse direto e explícito do destinatário. Não faça isso apenas por "achar" que ele deseja. É mais educado enviar uma mensagem curta primeiro, informando que você tem o arquivo e se dispõe a enviá-lo. Não faça uso de arquivos que podem conter pragas como por exemplo: .exe, .com, .bat, .src, etc.
Parágrafos: Organize seu texto em blocos de parágrafos. Facilita muito a leitura principalmente para mensagens longas.
Respostas: Procure responder a todos que enviam mensagens. A falta de resposta pode indicar ou sugerir que você não recebeu a mensagem, fazendo com que ela seja reenviada. Quando responder, caso o programa já não faça isso por você, não esqueça de preceder o assunto com "Re:". Preferencialmente não deixe todo o texto da mensagem original junto com a resposta. Parta do princípio que quem lhe enviou a mensagem sabe o que você está respondendo.
Mais de um destinatário: Sempre que enviar a mensagem para mais de uma pessoa, não esqueça de colocar os múltiplos destinatários no campo CCO (Cópia oculta), desta forma o endereço de cada um deles não aparecerá para os outros. Isso preserva a privacidade de seus contatos além de evitar que uma resposta de um deles seja também replicada a todos.
Assinaturas: Ao configurar sua assinatura em seu programa de e-mail não escreva seu currículo, coloque apenas os dados necessários para identificação (ex. Nome, Endereço, Telefone, Cargo e Empresa). Evite frases, mensagens ou piadas.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.