A aquisição de softwares na UDESC é regulamentada pela IN 002/2008. Desta forma para adquirir um software o interessado deve instrutir um documento digital no SGPe de acordo com as orientações abaixo.
O primeiro passo é protocolar um documento digital no SGPe utilizando o Assunto "1447 - Aquisições é contratações - tecnologia" e Classe "152 - Processo sobre Aquisição de Bens e Contratação de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação"
Marque "Meu Setor" para os campos "Setor de origem" e "Setor de competência". Preencha sua matrícula no campo "Interessado"
No Detalhamento do assunto informe que se trata da aquisição de softwares, na forma de compra ou de licenciamento, coloque o fornecedor a para que se destina o software.
O documento digital deverá ser instruíido com os seguintes documentos:
1 - Quando se tratar de software adquirido especificando desenvolvedor/fabricante (ex. Adobe, Microsoft, Corel, Autocad, NVIVO, etc) o solicitante deve adicionar um documento respondendo as seguintes questões:
a) Objetivo da aquisição
b) Justificativa para aquisição
c) Descrição detalhada do aplicativo
d) Período de atualização do software (tempo mínimo dois anos)
e) Quantidade e tipo de mídia
f) Nome do Desenvolvedor do Software
g) Informa se possui licenciamento educacional para este produto
h) Apresentar orçamentos conforme previsto na IN 008/2011
i) Preço médio (mediana) e preço unitário em R$
j) Local de instalação e de entrega
k) Justificativa para a aquisição pela marca
l) Se existe Software livre compatível (sim/não)
m) Justificava da não opção de software livre (justificar tecnicamente)
2 - Documento de Oficialização de demanda (modelo aqui), após o devido preenchimento e inclusão no documento, solicitar a assintura do Diretor Administrativo
3 - Termo de Referência: uso o modelo disponível neste link para compor um Termo de Referência. Este documento é o detalhamento das características e funcionalidades esperadas do software a ser adquirido. Quando se trata de aquisição direta por marca o documento deve descrever o software, quando o software participará de processo licitatório onde existem mais de um fornecedor, o documento servirá de base para determinar quais software se enquandram na necessidade do solicitante. Quanto mais detalhado e preciso for o ducumento, maiores serão as chances do documento ser aprovado pela SEA.
4 - Orçamentos: instrutir o documento digital com o máximo possível de orçamentos, em moeda nacional, com revendedores ou fornecedores brasileiros. Quando não for possível, adicionar documento que justifique e colocar tabela de conversão dos valores para a moeda nacional e a data de conversão destes valores.
5 - Carta de exclusividade: quando se aplicar, instrutir o processo com documento que comprove a exclusividade de determinado fornecedor para a comercialização do software. ATENÇÃO: Não são aceitas cartas de exclusividade emitida pelo próprio fornecedor
Depois de corretamente instruído o processo, encaminhar o documento difital para UDESC/CEFID/CHCOL para revisão e posterior encaminhamento para CINF para que façamos o parecer.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.