Nesta palestra foram abordados elementos fundamentais que constituem o processo de gravação, tanto no aspecto teórico quanto em questões práticas. Durante o processo, os participantes puderam refletir sobre as ações e as limitações de cada uma das etapas do processo de gravação.
Complementando a palestra realizada anteriormente, neste workshop a interação entre os participantes e o professor criou uma fundamentação teórica para as experiências práticas de gravação autônoma. Sendo assim, as experiências apresentadas foram analisadas e comentadas, para que novas gravações possam vir à tona com um maior potencial de qualidade.
Thiago Abdalla é violonista, professor de música e produtor. Integra o Quaternaglia Guitar Quartet desde 2010, com o qual gravou os discos Jequibau, Xangô e, recentemente, Four. Com o Duo Abdalla – junto com Júlia Abdalla – trabalha com arranjos para flauta doce e violão. Com a equipe da GuitarCoop, participa da produção de conteúdo em alta definição de som e imagem. Leciona música na EMESP Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo, na Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, e como professor no módulo de produção de áudio no curso de pós-graduação em violão da Faculdade Santa Marcelina. Bacharel e mestre em música pela USP, sob orientação do prof. Edelton Gloeden. Participou de diversos festivais de música no Brasil, EUA e Espanha. Possui um vasto repertório de violão solo, música de câmara e concertos com orquestra. Colaborou com as orientações curriculares e formação da equipe de arte da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com a matriz curricular de música em São José dos Campos e com a publicação dos livros didáticos do Projeto Guri. É membro fundador da Associação Orff-Schulwerk do Brasil.
Renata Gomes é Publicitária, mestre em Comunicação, Cultura e Mídia e atua há mais de uma década como docente universitária e gestora de comunicação e marketing, desenvolvendo estratégias para marcas, startups e artistas do segmento musical. Atualmente integra o time de Marketing, Comunicação da multinacional Ingrooves (distribuidora digital musical). É conselheira e curadora de eventos de inovação, música e cultura (São Paulo Tech Week, Startup Weekend Music & Arts, SIM São Paulo), colunista do site Mundo da Música e faz parte do board da ong Women in Music Brasil ( que se dedica a apoiar e empoderar mulheres da indústria da música e entretenimento) e de 2018 a 2020 colaborou como pesquisadora e analista de dados no DATASIM (núcleo de pesquisas da SIM São Paulo).
Neste workshop, Raphael Almeida discorreu sobre a aplicação da gestão financeira na carreira artística.
Raphael Almeida é graduado em Economia pela UFSC e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo com foco em Inovação e Mapeamento de Mercado, atualmente pós-graduando em um MBA de Controladoria e Finanças Corporativas. Atuou no setor financeiro, com mais de 5 anos de experiência em gestão financeira pessoal e de empresas. No setor público já trabalhou com orçamento e finanças do poder judiciário e com métodos de análise de investimento na UFES. Atualmente desenvolve em paralelo dois trabalhos de gestão financeira: para uma startup de impacto social, com foco em análise tributária e relacionamento com investidores, e para uma produtora cultural com foco em sustentabilidade financeira de projetos. Também atua como consultor financeiro pessoal como freelancer.
Nesta mesa redonda, Fábio Sabetta e Carolina Caldeira debateram sobre carreira musical.
Fábio Sabetta Morales é músico, curador e produtor de shows, turnês e festivais. Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing e Mestre em Empreendedorismo e Inovação, ambos pela Universidade de São Paulo. Empreendedor serial, já foi sócio de casas de música ao vivo, editora, gravadora e agências de representação e gestão de carreiras artísticas. Atualmente tem participação no escritório Estação Criativa, através do qual trabalha como consultor em gestão estratégica para o design e inovação de modelos de negócio das organizações culturais e criativas, e em orientação empreendedora e artist management para artistas e gestores de carreira. Especialmente nas indústrias da música, desenvolve e promove seminários, feiras e congressos, ministra cursos, treinamentos e palestras e atua como mentor e conselheiro de negócios inovadores. É pesquisador das indústrias culturais e criativas vinculado ao Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da Universidade de São Paulo, coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Carreiras Artísticas e professor de empreendedorismo e music business da Faculdade de Música Souza Lima de São Paulo/SP.
Carolina Caldeira é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas. Atuou em Recursos Humanos de empresas de diversos seguimentos e tamanhos com a grande missão de conectar as pessoas ao business e assim fazê-las atingir seus resultados. Empreendeu grandes projetos, como implementação de cultura, gestão por competência e programas de entry level. Sentia que faltava algo que complementasse sua escuta ativa, seu olhar atendo às pessoas, a vontade genuína de que fossem, acima de tudo, felizes em seus trabalhos. Assim formou-se Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – Personal Professional e Executive Coaching e pôde ao longo dos anos ajudar seus clientes internos e coachees a saberem como acessar suas habilidades e competências plenamente e identificar como alocar sua energia e esforço na direção correta. Sempre levando em consideração suas crenças, valores e sonhos. Otimista por essência e sonhadora de natureza, acredita na transformação das pessoas pela educação e no mundo melhor para essa e futuras gerações.
O workshop tratou do Marketing com foco na carreira do músico, apresentando conceitos do novo marketing e trazendo exemplos práticos de como aumentar seus resultados profissionais e financeiros através de uma boa comunicação. Você aprenderá a identificar que produtos ou serviços pode oferecer, como definir o seu nicho de atuação e como escolher a estratégia de marketing mais adequada para o seu objetivo.
André Meneghello é criador do programa Aceleração Carreira Musical, palestrante, pós-graduando em Psicologia Positiva (PUC-RS), Coach Vocacional e Mastercoach de carreira pelo Instituto MS (SP), coautor do livro Construa o seu caminho! Você está construindo o seu?, publicado pela Editora Conquista. É Bacharel em Violino pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, sob orientação do professor Paulo Bosísio. Participou de diversas orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Studio Spiller em Buenos Aires, Orquestra de Câmara da Ulbra e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro de Porto Alegre. Foi professor de diversos festivais de música, entre eles, Festival Internacional de Música Colonial de Juiz de Fora (MG), Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas (MG), Festival Internacional SESC de Música em Pelotas e Festival de Música de Caxias do Sul (RS). Através do programa Aceleração Carreira Musical ou individualmente vem atendendo músicos profissionais e estudantes de música tanto de forma presencial quanto online. Tem realizado palestras e workshops sobre desenvolvimento de carreira para músicos tanto no Brasil como em Portugal: Festival de Música de Campos do Jordão, Instituto Bacarelli (São Paulo), Casa da Música (Porto Alegre), XIX Encontro de Violoncelos de Porto Alegre, Terceiro Encontro Nacional de Violistas de Curitiba, Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo da Cidade do Porto, entre outras.
Nesta mesa-redonda, os convidados abordaram os seguintes tópicos:
Hiperdigitalização na música
Redes sociais e a relação com o público
Estratégias de carreira
Comportamento empreendedor e gestão do negócio criativo
Fontes de receita, captação de recursos e apoio para projetos
Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria e ex-Diretora de Pesquisa do DATA SIM. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, pesquisadora do CPF – SESC SP, e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de music business no Music Rio Academy, OnStage Lab e FESP SP, e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.
José Carlos Aronchi é fundador e CEO da 2Ci Conteúdo Capacitação Inovação na Economia Criativa. Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Jornalista e radialista, especialista em Uso do Vídeo na Educação pela University of London – Goldsmiths College, Reino Unido. Consultor de Tecnologia e Inovação na Economia Criativa. Foi gestor da Rede de Empreendedores da Mídia – audiovisual, games e mercado editorial, no Centro Nacional de Referência em Economia Criativa do Sebrae, professor da UFRN, Metodista, Unisantos, Uninove e UMC, onde também atuou como diretor da TV universitária e coordenou os estúdios de RTV. Mentor de startups de tecnologia e conteúdo. Trabalhou nas TVs Globo e Cultura/SP. Membro do conselho deliberativo da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. Professor de Tendências, Inovação e Economia Criativa na UniFacCamp/SP, e das disciplinas Startups, Empreendedorismo e Gestão dos cursos de pós-graduação da Fundação Cásper Líbero. Recebeu os prêmios de Melhor Inovação-Interatividade para TV digital, da SET pelo aplicativo www.rodadosgenerostv.com.br, e Prêmio LikeABoss de Gestor de Startups, do Sebrae. Autor de Gêneros e Formatos na Televisão Brasileira (Summus, 2015). Conferencista convidado pelo British Council para a Creative Economy Network Conference, na Queen Mary University, UK, 2018. Curte muito: trilhas na mata, pedaladas urbanas, capoeira, tênis de mesa e natação. Na cozinha, sua especialidade é spaghetti carbonara.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.