Entrevistas
Na conversa, Cláudio discorre sobre Técnica pianística. Após vinte anos de carreira como pianista, Cláudio Richerme, nascido em São João da Boa Vista, SP, passou a pertencer ao corpo docente do Instituto de Artes da UNESP, de 1986 a 2013, onde se dedicou à didática e à pesquisa. Publicou em 1998 sua Tese de Doutoramento intitulada A Técnica Pianística: uma abordagem científica. Publicou posteriormente artigos sobre técnica e interpretação pianística em revistas especializadas, e dois livros sobre Estética. Como pianista, iniciou sua carreira internacional no American Conservatory of Music de Chicago, a convite dos Partners of the Americas, onde iniciou uma série de recitais, masterclasses e conferências em universidades norte-americanas, concentrando em obras de compositores brasileiros, especialmente Villa-Lobos. Seu debut no Carnegie Hall de New York, em março de 1978, recebeu calorosos elogios da crítica especializada. Na Europa, teve seu debut no Musikverein de Viena a convite da United Nations Women’s Guild. No Brasil, foi duas vezes premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como Melhor Recitalista do Ano. Apresentou-se muitas vezes como solista de orquestra, sob a regência dos maestros Ronaldo Bologna, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Roberto Farias, João Maurício Galindo, Michael Holian, Benito Juarez, Isaac Karabtchevsky, Steven Larsen, Jamil Maluf, Geraldo Menucci, John Neschling, Diogo Pacheco, Abel Rocha, Lutero Rodrigues, Rogério Santos, Laurence Siegel, Roberto Tibiriçá, Carlos Veiga, José Viegas Neto e Mário Záccaro. Apresentou em primeira audição mundial obras para piano dos compositores Almeida Prado, Edmundo Villani Côrtes, Ciro Pereira, Edson Zampronha, Theodoro Nogueira e de sua própria autoria
Na conversa, Carina e Sergio discorrem sobre Saúde do Músico. Carina Joly é graduada em Música pela Unicamp, mestre e doutora em Performance e Pedagogia do Piano pelas universidades Estadual da Pennsylvania e de Oklahoma (EUA), além de ter se especializado em nível avançado em Fisiologia do Músico pela Universidade das Artes de Zurique (Suíça) e em Neuropsicologia pelo Centro Neuropsicológico de São Paulo. Desde 2011 ministra palestras, cursos e workshops para músicos, professores e alunos de música sobre prevenção e saúde do músico em instituições de fomento do estudo e da prática musical (escolas, universidades e orquestras) e em conferências na Europa, Oriente Médio, e nas Américas do Norte e do Sul. Atualmente é profa substituta de piano e de piano em grupo da Universidade Federal de São João Del Rei, é bastante atuante como pianista e, como chefe do comitê da Saúde e do Bem Estar do Músico da ISME (International Society os Music Education) desde 2018, vem promovendo eventos e oficinas informativas sobre a prevenção de problemas de saúde em músicos. Website: www.carinajoly.com Sergio de Figueiredo Rocha possui Graduação em Educação Física (1988), Medicina (1995) e Música (2002), todas concluídas na UFMG; Especialização em Música Brasileira pela UEMG (2001), Mestrado em Música pela UFMG (2005) e Doutorado em Medicina/Psiquiatria pela USP (2012). No âmbito da música, desde 1990 tem participações em variadas formações musicais, entre as quais se destacam a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral de Trombones & Tubas da UFMG e da UFSJ, o Grupo TROMBOMINAS e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Como docente, atuou na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), onde implantou os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Trombone em 2006. Nesse mesmo ano, através de concurso público, passou a atuar no curso de música da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Nesta instituição coordena o Projeto Coral de Trombones & Tubas da UFSJ desde 2006 e atua no Programa de Pós-Graduação (Música) – PPGMUS/UFSJ desde sua criação participando na linha de pesquisa "Dimensões e Práticas da Performance Musical" nos eixos da performance/educação instrumental e saúde do músico. Em São João del Rei/MG, coordenou os Festivais Brasileiros de Trombonistas de 2008 e 2014, promovidos pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT). Nessa associação é membro e criador da Comissão Científica e atualmente é o editor chefe do “Brazilian Trombone Association Journal” (Revista Científica da ABT). E-mail: sergiorocha@ufsj.edu.br
Na conversa, Aline discorre sobre Psicologia do esporte aplicada à música.
Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em seu estilo. Em 2013 lançou seu primeiro trabalho solo intitulado “Pianismo” com composições próprias e arranjos que trazem fotografias panorâmicas do piano brasileiro e em 2018 lançou seu segundo álbum: “No tempo da Chiquinha” em comemoração aos 170 anos de nascimento da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga. E em 2020 lança o álbum “Tia Amélia para Sempre” em homenagem à Amélia Brandão Nery, a Tia Amélia, uma das gigantes do piano no brasileiro.
Na conversa, André conta como teve contato com a técnica de Claudio Arrau, como ela se fundamenta e suas similaridades com outras técnicas difundidas, como a de Dorothy Taubman. Pianista André Rangel é do Rio de Janeiro. Iniciou os estudos de piano aos 6, quando já deu seu primeiro recital, e dois anos mais tarde, seu primeiro concerto com a Orquestra Sinfônica Nacional. Concluiu o Bacharelado em piano com Medalha de Ouro pela UFRJ e formou-se pelo New England Conservatory of Music, em Boston, com o título de “Master of Music in Piano Performance” com bolsa de estudos Fulbright/ITT. Foi premiado com bolsa de estudos Capes/MEC diplomando-se com o título de “Doctor of Musical Arts in Piano Performance”, na The Catholic University of America, em Washington, onde também pertenceu ao corpo docente de 1988 a 1994. No Brasil estudou com Myrian Dauelsberg, Gilberto Tinetti, Arnaldo Estrella e Antonio Guedes Barbosa, e em New York com Germán Diez, assistente de Claudio Arrau. Fez conferências ilustradas e recitais em diversos locais nos EUA, como Terrace Theater e no Eisenhower Theater, e ambas salas no Kennedy Center for the Performing Arts em Washington e Atuou com as melhores orquestras brasileiras, alem da Nevada Symphony e McLean Symphony, nos Estados Unidos. Foi vencedor do Concurso Sul Americano do Recife; Prêmio Beethoven; recebeu Medalha Schubert do governo Austríaco e ganhou primeiro premio no Concurso Chopin, Paraná, Brasil. Em 1994 integrou o corpo docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), na capital.
Profa. Thais Nicolau e Prof. Luiz Mantovani entrevistam André Meneguello. Na conversa, André discute estratégias para acelerar e impulsionar a carreira musical. André Meneghello iniciou os estudos de violino na Escola de música da Ospa. É bacharel em violino pela UNIRIO na classe do professor Paulo Bosiso. Também foi aluno do professor Fredi Gerling e Ljerko Spiller , na Argentina. É coach de carreira e palestrante com formações em psicologia positiva e marketing. Criador do programa Aceleração Carreira Musical. Tem realizado palestras em festivais de música, universidades, Portugal, inclusive no Último Festival de Música de Campos do Jordão. Tocou em várias orquestras, tanto violino como viola. OSB, Orquestra de Câmara da Ulbra. Foi spalla da Orquestra SESI Fundarte, Orquestra do Teatro São Pedro e Orquestra Sinfônica da UCS.
Thais Nicolau entrevista Sonia Ray para falar de ansiedade na performance, sua presença nas pesquisas publicadas no Brasil e como seus resultados têm influenciados o ensino de música no país. Além disso, a conversa aborda dicas de gestão de ansiedade desde de como se preparar melhor até como a alimentação pode ter um impacto positivo na apresentação Sonia Ray é professora Titular da Universidade Federal de Goiás em Goiânia, onde leciona Contrabaixo, Música de Câmara e Metodologia de Pesquisa. Possui graduação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp (SP, 1993), Mestrado (1996) e Doutorado (1998) em Performance e Pedagogia do Contrabaixo, ambos na University of Iowa, EUA. Concluiu 2 estágios de Pós-doutoramento sendo um na University of North Texas (2008) e outro na Universitè Paris VIII / CNSMDP, França (2016-2017).
A conversa aborda Técnica pianística de Isabelle Vengerova e Dorothy Taubman. Maurícy Martin, professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Diretor do Backa Palanka Internacional Piano Festival ( Sérvia)se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Itália, Sérvia, Hungria, Argentina e Paraguai. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini, Cinthia Alireti e Lutero Rodrigues. Maurícy Martin traz consigo respeitada reputação nacional e internacional como professor e julgador em concursos. Como artista convidado já ministrou Master Classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College.
Profa. Dra. Thais Nicolau do Departamento de Música da Udesc entrevista a fisioterapeuta Ynara Lopes Nicolau. A conversa aborda metodologia de alternar exercícios e alongamentos com tempo de estudo no decorrer do dia para otimização de concentração e resultados de performance. Além disso, Ynara fala sobre como o exercício físico está diretamente ligado à preparação do músico, como pode auxiliar em obter melhores resultados na performance e como pode auxiliar na prevenção de lesões e esgotamento dos músculos. Ynara Lopes Nicolau, 34 anos. Fisioterapeuta, graduada pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos e pós graduada em Acupuntura Sistêmica, pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Acupuntura. Atualmente é proprietária da Clínica NeoVita Fisioterapia e Pilates em Bauru/SP. Atende como Fisioterapeuta e Acupunturista e utiliza o método Pilates para a reabilitação de pacientes com patologias ortopédicas ou problemas posturais e pacientes que procuram por uma atividade física para prevenção de lesões.
Profa. Dra. Thais Nicolau do Departamento de Música da Udesc entrevista a Profa. Dayse Gomes Mendes. A conversa aborda estratégias para diminuir a ansiedade do músico. Dayse Gomes é doutoranda em Educação Musical pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestra em Educação Musical pela UFPB. Possui graduação como Bacharel em piano pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e graduação em Licenciatura em Música pela UFPE (2006), Atualmente é professora de piano das seguintes instituições: Escola Técnica de Criatividade Musical (ETECM), Centro de educação musical de Olinda (CEMO) e Faculdade Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (FSTBNB). Tem experiência na área de Música, com ênfase em Instrumento-piano, atuando principalmente nas áreas de ensino, música de câmara e educação musical. É autora do livro Medo de Palco: Estratégias para diminuir a ansiedade do músico
Artigo de referência para a entrevista: clique para acessar
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