Confira aqui a programação realizada de 13 a 17 de setembro:
Ciclo de Palestras Ernesto Nazareth, com Maria Teresa Madeira
O registro da obra Integral de Ernesto Nazareth - o projeto, o preparo, o processo de gravação e a elaboração do produto físico (clique aqui para acessar)
Ernesto Nazareth é um divisor de águas na música brasileira, não só pela contribuição composicional em si, mas pela sua dedicação ao piano e consequentemente a contextualização dos ritmos da música de salão adaptadas a uma escrita elaborada, refinada e muito pianística. Suas 216 obras abrangem diferentes gêneros musicais. Sua composição se desenvolve, amadurece e contempla desafios técnicos e interpretativos à medida que o tempo passa. Nesta palestra vamos observar seu estilo composicional, suas influências e sua atuação profissional. Exemplos musicais serão compartilhados para maior compreensão de sua contribuição na música brasileira.
Compositoras brasileiras: um panorama de suas composições de 1950 até o presente, com Eliana Monteiro (clique aqui para acessar)
Esta fala pretende jogar luz sobre a produção musical das mulheres no Brasil, onde ainda persiste uma forte assimetria na divulgação e na valorização de peças compostas e interpretadas por mulheres.
A live pretende abordar os principais elementos, linguagens e características estéticas da música brasileira na atualidade.
Considerado "A cara do novo violão brasileiro" (Revista Violão Mais 2016) e "um dos mais importantes violonistas brasileiros da nova geração" (Revista Guitar Player Brasil 2017), Felipe Coelho é representado internacionalmente pelos selos Hot Club Records e Tratore, tendo sete discos disponíveis nas principais plataformas e sua oitava obra autoral com produção em andamento.
Mesa redonda/painel sobre gêneros populares urbanos - Amilton Godoy e Antonio Adolfo (clique aqui para acessar)
No catálogo de Almeida Prado da Academia Brasileira de Música são listados 345 títulos na categoria obras para piano solo, uma produção nunca antes alcançada por um compositor brasileiro neste gênero. Nesta listagem, a variedade está presente em diversos aspectos: abrange desde peças avulsas até séries monumentais; exprime humor, espirituosidade e poesia; passa por experimentações vanguardistas ao lado de alusões à música do passado; traz inspirações pictóricas programáticas assim como formas tradicionais sem pretensões descritivas. Em paralelo, originalidade e sofisticação tanto estrutural quanto sonora confere unidade ao conjunto. Este é o enfoque da palestra, com exemplificações de elementos semelhantes em obras de diferentes dimensões e temáticas.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.