Confira aqui a programação realizada de 27 de setembro a 01 de outubro:
O Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger (MCB) apresenta a série de entrevistas “Por trás da partitura”, um espaço para que compositores, pesquisadores e intérpretes compartilhem experiências, influências e processos que cercam o seu fazer musical.
Neste encontro recebemos os músicos Acácio Piedade e Leonardo Mueller. Acácio Piedade é bacharel em Composição pela Universidade Estadual de Campinas. Após sua formação em composição, pesquisou a música de povos indígenas e concluiu mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Antropologia. Realizou um estágio pós-doutoral em Musicologia Analítica na Universidade Paris Sorbonne, França, com apoio do CNPq, e um segundo pós-doutorado em Composição e Música Transcultural na Hochschule für Musik FRANZ LISZT Weimar, Alemanha, com apoio do DAAD. Compositor ativo e premiado, tem obras gravadas e executadas em concertos e festivais nacionais e internacionais. É professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina junto aos cursos de graduação e pós-graduação em música.
Leonardo Mueller iniciou seus estudos em violão clássico na Escola de Artes de Chapecó, o que o levou a ingressar no curso de bacharelado em violão da UDESC, em 2019. Realizou diversos concertos em Florianópolis promovidos pelo grupo Concertinho Floripa, no auditório do departamento de música e também no Jardim Botânico da capital. Além disso, participou da camerata de violões do professor Bruno Madeira, contemplados pelo Circuito SESC, fazendo uma pequena turnê por algumas cidades da região leste do estado.
Lourdes Saraiva é Doutora em Composição Musical pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsa da Fundação CAPES, sob orientação de Thomas Simaku. Completou os cursos de Bacharelado e Mestrado em Composição Musical na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre, sob a orientação de Celso Loureiro Chaves e de Antônio Borges Cunha. Foi indicada como melhor compositora ao Prêmio Açorianos de Música 2014, com a peça Retrato Metafísico de Porto Alegre, para violão solo, do CD ‘Porto Alegro’ gravado por Daniel Wolff. Suas obras incluem peças orquestrais e para conjunto de câmara, peças para voz, e solo para diversos instrumentos as quais têm sido tocadas e gravadas no Brasil, e também no âmbito internacional. Ministra disciplinas de Percepção Musical e Composição no Departamento de Música da UDESC.
Luiz Mantovani é violonista e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Florianópolis, desde 2003. Ele possui PhD em Musicologia pelo Royal College of Music em Londres, Mestrado e Artist Diploma pelo New England Conservatory of Music em Boston, e Bacharelado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Instrumentista com atuação internacional e especialista em música de câmara, integrou por 11 anos o Quarteto Brasileiro de Violões – com quem recebeu o Grammy Latino em 2011 – e atualmente integra o NOVA Guitar Duo.
Luigi Irlandini se dedica, além da composição, performance e ensino, à pesquisa investigativa de temporalidades musicais circulares e da presença de conteúdos antigos e não-europeus na composição musical do século XX e contemporânea. Participa de festivais e congressos internacionais como compositor, intérprete e palestrante, com destaque à Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro desde 1983 e ao International Shakuhachi Festival em Praga em 2021. Algumas de suas composições estão reunidas no CD Ākāṣa, lançado em 2019 em CD físico e em diversas plataformas digitais e produzido com apoio parcial da Fundação Catarinense de Cultura (Prêmio Elizabete Anderle de 2017). Irlandini colaborou com grupos de teatro experimental no Brasil e na Itália em diversas ocasiões. Em 1985, Egberto Gismonti produziu o LP Azul e Areia, pelo selo CARMO, de improvisações pianísticas de Irlandini. Estudou composição com Hans-Joachim Koellreutter, no Rio de Janeiro; Franco Donatoni na Itália; Stephen L. Mosko e Brian Ferneyhough na Califórnia. Estudou piano no Rio de Janeiro com Estela Caldi e Luiz Henrique Senise.
Lourdes Saraiva é Doutora em Composição Musical pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsa da Fundação CAPES, sob orientação de Thomas Simaku. Completou os cursos de Bacharelado e Mestrado em Composição Musical na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre, sob a orientação de Celso Loureiro Chaves e de Antônio Borges Cunha. Foi indicada como melhor compositora ao Prêmio Açorianos de Música 2014, com a peça Retrato Metafísico de Porto Alegre, para violão solo, do CD ‘Porto Alegre', gravado por Daniel Wolff. Suas obras incluem peças orquestrais e para conjunto de câmara, peças para voz, e solo para diversos instrumentos as quais têm sido tocadas e gravadas no Brasil, e também no âmbito internacional. Ministra disciplinas de Percepção Musical e Composição no Departamento de Música da UDESC.
Maria Bernadete Póvoas é doutora em Música pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS com residência na Universidade de Iowa (EUA). É Professora Associada do Departamento de Música do Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde atua nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música. Como pianista tem atuado como solista e camerista, participando de júris e curadorias de música. Como professora de Piano e Música de Câmera, vê seus alunos destacando-se no cenário brasileiro com premiações em concursos e turnês. Como pesquisadora participa de eventos científicos com apresentação e publicação de pesquisa interdisciplinar sobre repertório brasileiro solo e de câmera, desempenho, técnica e interpretação pianística com aportes em argumentos de áreas que tratam do movimento humano. Atualmente, é investigadora pós-doutoranda no INET-md / Universidade de Aveiro, sob a orientação de Helena Marinho, pesquisando sobre composições para piano de Frederico de Freitas (Coleção da Universidade de Aveiro) e estratégia técnico-pianística junto ao LabEAMUS e ESSUA (UA).
Considerado "a cara do novo violão brasileiro" (Revista Violão Mais 2016) e "um dos mais importantes violonistas brasileiros da nova geração" (Revista Guitar Player Brasil 2017), Felipe Coelho é representado internacionalmente pelos selos Hot Club Records e Tratore, tendo sete discos disponíveis nas principais plataformas e sua oitava obra autoral com produção em andamento. O músico possui mestrado em Música pela GSU (EUA), participou de mais de 40 festivais de música e realizou 12 turnês, atuando em cidades como Nova Iorque, Shanghai e Buenos Aires. Em seu trabalho como compositor, Felipe Coelho alia a música erudita camerística e orquestral com linguagens populares como o choro, o jazz e o flamenco.
Devaneio (acesse aqui)
Composição: Acácio Piedade
Interpretada por: Leo Mueller
Quatro poemas para violão (acesse aqui)
Composição: Lourder Saraiva
Interpretada por: Luiz Mantovani
Hoo-oo (acesse aqui)
Composição e interpretação por: Luigi Irlandini
De além das montanhas (acesse aqui)
Composição: Lourdes Saraiva
Interpretada por: Maria Bernadete Póvoas
Chorando baixinho (acesse aqui)
Composição: Felipe Coelho
Interpretação: Felipe Coelho e Orquestra Camerata Florianópolis (Regência: Jeferson Della Roca)
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