Confira aqui a programação realizada entre 17 e 20 de maio:
Violão na música brasileira - ineditismo, estreias e pesquisa, com Marcelo Brombilla (clique aqui para acessar)
Produção científica musicológica e composições inéditas para o violão. O gesto musical na música indígena brasileira e em três composições nacionais para violão: Cyclus de Lourdes Saraiva, Nutai Onapa de Acácio Piedade e a Sonata para Violão 2020 de Ernesto Hartmann.
Tradição Oral na Música de Concerto Brasileira, com Valéria Bittar, Climério de Oliveira Santos e José de Camargo (clique aqui para acessar)
Com base na sua própria experiência e em autores-trabalhos dos campos da etnomusicologia, da musicologia, da antropologia e disciplinas correlatas, o pesquisador Climério de Oliveira Santos pretende contribuir, no referido Encontro, compartilhando e expondo à discussão diversas ocorrências de problemas e resoluções relacionados à utilização das mencionadas “músicas de tradição oral”. Conhecer as preocupações, posicionamentos e propostas desses autores abordados – os quais também são músicos – poderá proporcionar e/ou melhorar a compreensão da ética e da legislação e seus limites, o que poderá evitar muitos problemas para aqueles que trabalham com música, seja no campo da pesquisa, da composição ou da performance.
Estreia das obras Cyclus de Lourdes Saraiva e Nutai Onapa de Acácio Piedade interpretadas por Marcelo Brombilla. (clique aqui para acessar)
Desde 2020, comentários e trabalhos acadêmicos sobre as peculiaridades de minha música revelam e me fazem acreditar que o meio ambiente e o entorno cultural de minha infância e pré-adolescência - no meio rural, convivendo e sentindo a natureza - compõem as principais referências sonoras e expressivas que estão registradas na minha memória. Meio ambiente e entorno são complementares, significando o conjunto de condições naturais e de todos os elementos que afetam e influenciam nossa existência, nosso desenvolvimento, nossos sentimentos e afetos. As condições naturais incluem elementos como ar, água, plantas, animais, espaços geográficos, estações do ano.
70 Anos do Concerto para Violão e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos, com Teresinha Prada (clique aqui para acessar)
O Concerto para Violão e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos completa 70 anos; para homenagear o Concerto que homenageia o violão, vamos abordar esta obra que se tornou uma referência do instrumento, refletindo as idiossincrasias de seu genial compositor.
Entrevista sobre Música Indígena e Nutai Onapa, com Thais Nicolau e Acácio Piedade (clique aqui para acessar)
Acácio Piedade estudou composição com Almeida Prado na UNICAMP, onde se graduou como bacharel em Composição. Doutor em Antropologia pela UFSC, pesquisou a música em rituais indígenas (Noroeste Amazônico e Alto Xingu). Pós-doutorado em Musicologia Analítica pela Universidade Paris Sorbonne. Pós-doutorado em Música e Composição Transcultural, Franz Liszt University of Music - Weimar, Alemanha. Atualmente é professor associado do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis (SC, Brasil), onde leciona Composição e Análise.
A perspectiva do violão no processo criativo da canção brasileira, com Chico Saraiva (clique aqui para acessar)
Chico Saraiva lançou seu 1º CD em 1999, o instrumental “Água” (MCD), gravado ao lado de Edu Ribeiro e Zé Nigro. É membro fundador e integrante do grupo “A Barca”. Em 2013, concluiu seu processo de mestrado do curso de música da ECA/USP, em projeto baseado em entrevistas com grandes mestres, intitulado “Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular brasileira”, publicado como livro em julho de 2018 a partir da indicação recebida pela banca composta pelo maestro Gil Jardim (orientador), Ivan Vilela e José Wisnik. Atualmente, está na fase final de seu Doutorado com o projeto intitulado provisoriamente "Transcriações de J.S. Bach em canções populares brasileiras nas perspectivas do violão e da viola-machete”, sob orientação do violeiro e Dr. Ivan Vilela.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.