Sandra Regina Coelho; Artista, psicóloga e pesquisadora.
A dissertação busca investigar e discutir o conceito de Protagonismo Infantil a partir das obras teatrais para a primeira infância (crianças de 0 a 6 anos), práticas e processos criativos do Eranos Círculo de Arte. Também busca traçar algumas pistas da história do Teatro para Bebês e Primeira Infância no Brasil, conexões com artistas de outros países, bem como situar a história do grupo nesse contexto. Ainda apresenta um breve panorama de instituições, associações e projetos no Brasil e no mundo, que tem como foco de interesse crianças na primeira infância. A Cartografia Teatral de Jorge Dubatti serve de metodologia de pesquisa, visando a valorização do pensamento e da práxis teatral, enquanto ponte e fonte para a produção de conhecimento científico e, portanto, as intersecções são feitas entre vivências da atriz-pesquisadora e teoria. A pesquisa estabelece um diálogo epistemológico com a perspectiva da Pedagogia Reggio Emília e com os pressupostos dos autores Alejandro Cussiánovich e Manfred Liebel sobre Protagonismo Infantil e objetiva provocar um pensamento crítico sobre esse conceito em obras teatrais para e com crianças na primeira infância. O trajeto percorrido durante a escrita, em articulação constante com a vivência do fazer teatral, moveu-se para um lugar de entendimento sobre o conceito de Protagonismo Infantil como um objetivo a ser alcançado, diretamente relacionado a aspectos sociais, políticos e humanitários, que parte de uma postura de escuta e proximidade com crianças. A partir dessa ideia, propõe-se pensar algumas práticas do teatro, como estratégias para o exercício do Protagonismo Infantil, conectadas e em profundo diálogo com aspectos psíquicos, cognitivos, simbólicos e sociais das crianças, que criem rizomas, visando e contribuindo para a mobilização de mudanças estruturais na sociedade.
Como o getis contribuiu para o trabalho?
“Participei do Getis no primeiro semestre do Mestrado e foi importante esse espaço para discutir questões da atualidade sobre o Teatro para as Infâncias. Também a bibliografia disponibilizada para os encontros contribuiu muito para a escrita da dissertação.”
Acesso a Dissertação através do Acervo Digital BU/UDESC:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.