Nicoli Maziero Mathias; Atriz, palhaça, professora e pesquisadora.
A investigação propõe um olhar para as práticas de ensino e aprendizagem em teatro, mais especificamente à abordagem do Drama, com foco no desenvolvimento de experimentações artísticas-teatrais com crianças, em sala de aula, de forma virtual e presencial. A escola é um espaço possível para a atuação de uma professora-palhaça? Quais os limites e possibilidades de uma professora- palhaça na escola? Pode uma professora ser palhaça? Estas perguntas permearam a pesquisa e fizeram parte da investigação.
Perpassam este trabalho olhares sobre a docência, possibilidades e limites de ser uma professora-artista no ensino regular e o que as crianças revelam de suas culturas infantis nas práticas teatrais.
Como o getis contribuiu para o trabalho?
"Ingressei no getis em 2018, ainda na Universidade Federal de Santa Maria, e encontrei no grupo um espaço onde podíamos estudar sobre as infâncias, compartilhar nossas pesquisas e relatar sobre nossas vivências como estudantes e professoras em formação. Todos os momentos de leitura em grupo, de escuta de relatos e de compartilhamentos foram fundamentais para a pesquisa e para pensar a prática e a atuação como professora em sala de aula. O getis é um grupo que acolhe, é onde podemos compartilhar nossas dúvidas, nossos momentos de incertezas e, também, nossas conquistas. Acredito que o getis é alimento e impulsiona nossas pesquisas e práticas."
Acesso a Dissertação através do Acervo Digital BU/UDESC:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.