“A MEMÓRIA PODE MORRER?”: (auto)biografia em processos de Drama em sala de aula
Giovanna Lemos Lopes, Professora de Teatro, Atriz, Produtora e Dubladora.
Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas para o curso de Mestrado. O estudo tem como tema a investigação da (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama na sala de aula. O objetivo é investigar a (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa-participante e essa foi desenvolvida em duas escolas municipais de Florianópolis, com uma turma de primeiro ano e duas de terceiros anos do Ensino Fundamental. Como aporte teórico para o conceito de (auto)biografia, os estudos de Passeggi, Delory-Momberger e Hartmann são fundamentais à pesquisa, alicerçada, ainda, por Girardello e o incentivo à escuta das histórias contadas por crianças.Junto a isso, relaciona a abordagem do Drama e pesquisadoras como Heathcote, Cabral e Pereira. O trabalho apresenta o contexto da (auto)biografia em Educação no Brasil e demonstra características de uma pesquisa (auto)biográfica com crianças, recurso que reconhece como mais uma possibilidade em processos de criação teatral em sala de aula. Defende, também, a apropriação de si como parte fundamental do desenvolvimento das experimentações teatrais com as crianças.
Como o getis contribuiu para o trabalho?
Os encontros com o grupo para a leitura do livro de Heathcote, foram importantes para pensar abordagens do Drama no âmbito educacional. Além disso, as contribuições de diferentes pensamentos do grupo (sobre diferentes infâncias, ser professor, troca de experiências, etc.) trouxeram novas reflexões para a pesquisa, tanto no quesito prático quanto teórico.
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