Beatriz Cripaldi de Souza, Atriz, arte-educadora e pesquisadora.
A pesquisa de mestrado reflete sobre possíveis relações entre o Teatro e a Educação Infantil para e com a primeira infância, onde se encontram os bebês. Ao considerar as crianças como seres sociais de direitos, que têm saberes e autonomia, questiona-se como construir um espaço onde exista escuta participativa, diálogo e parceria entre adultos e crianças. Para investigar tais olhares, considera-se os pesquisadores Loris Malaguzzi, Emmi Pikler e Paulo Fochi como interlocutores da pesquisa dentro de uma perspectiva europeia e brasileira, respectivamente.
A pesquisa apresenta os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva.
A pesquisa apresenta os três interlocutores e suas possíveis aproximações com a primeira infância. Através da abordagem de Reggio Emilia, a pesquisa faz um recorte para: o atelier, a documentação pedagógica e o poema “As cem linguagens” como pontos de convergência para direcionar diálogos entre o Teatro e a Educação Infantil, espaço onde se encontram os bebês, de forma coletiva. Para relacionar suas vivências práticas com o espaço cotidiano dos bebês, além das conexões com os interlocutores elucidados encontra-se a materialidade, a escuta e a documentação pedagógica, como possíveis pistas para uma relação teatral no âmbito artístico e pedagógico.
A dissertação identifica que o trabalho realizado pelos pesquisadores, grupos teatrais e o espaço da Educação Infantil contribuem para a desconstrução das visões adultocêntricas, reconhecendo a autonomia da primeira infância como ponto de partida para descobertas e experiências.
Como o getis contribuiu para o trabalho?
Participei do Getis durante o primeiro ano do mestrado e encontrei no grupo um espaço para discutir referências bibliográficas sobre as infâncias e entender perspectivas que se aproximavam da minha pesquisa no mestrado. Além dos textos estudados, o grupo cria um espaço que acolhe e que nos impulsiona a estar em constante questionamento e reflexão sobre o teatro e as infâncias.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.