Mateus J. Fazzioni; Artista, professor e pesquisador.
O estudo investiga as infâncias das crianças em dissidência, suas brincadeiras proibidas e vivências com Teatro na Educação a partir de lembranças da infância do autor e de outros (as) professores (as) de teatro LGBTQIAPN+. O objetivo do estudo é problematizar as construções sociais de gênero e sexualidade na infância; a designação compulsória do sistema sexo-gênero; a (in) visibilidade e o apagamento das crianças em dissidência; o brincar como como ação social das crianças nas culturas de pares e as brincadeiras proibidas como patrimonios queer das infâncias dissidentes. Desse modo, investiga-se o Drama, como uma abordagem metodológica que possibilita tanto o ensino e a experimentação do teatro, quanto a instauração de espaços potenciais de escuta e acolhimento das crianças em dissidência na escola, assim como, de discussões de temáticas queer que tencionem padrões e estereótipos ligados às brincadeiras.
Como o getis contribuiu para o trabalho?
"Faço parte do Getis desde 2017, quando cursava Licenciatura em Teatro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e iniciava minha trajetória como Artista-Professor-Pesquisador. Por meio dos encontros de pesquisa, entrei em contato com estudos a respeito das diferentes Infâncias e práticas teatrais desenvolvidas com e para crianças, as quais me provocaram a repensar o modo como me relacionava com as crianças e com a minha própria infância."
"Por meio de discussões, referências e espaços de conversa e escuta, fui instigado a tecer meus próprios caminhos de pesquisa e criação, os quais transitam entre o ensino do teatro, os estudos da infâncias e os estudos queer relacionados as vivências das crianças em dissidência."
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.