PALESTRAS E RODAS DE CONVERSA
Conversadeiras: pondo os pingos nos iis – Roda de Vivência e Leituras (Roda de conversa)
Sinopse: "Maria Lacerda de Moura diz que as Mulheres cruas são aquelas cuja emancipação se resume em conversar colocando os pontos nos iiis. Desta forma, convocamos a todxs para um encontro a respeito dos aspectos profundos e sutis que envolvem arte, pesquisa e maternidade. Objetivando a construção de outras possibilidades de vida na universidade por meio da ação discursiva, as conversadeiras falam, leem, debatem e compartilham sentimentos coletivos em um espaço acolhedor para adultos e crianças, onde a imaginação e os afetos alimentam os saberes. A proposição visa discutir algumas concepções presentes na vida de mulheres artistas." As (os) participantes são convidadxs a compartilharem textos, pensamentos, leituras, ações em uma produção coletiva.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 8 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Jardim da Geodésica – DAV (Ceart).
Ministrante(s): Priscila Costa Oliveira.
Música para crianças (Roda de conversa)
Sinopse: A proposta desta Roda de Conversa é abrir um espaço de diálogos e troca de experiências sobre a produção de música para crianças na cidade de Florianópolis e região.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 8 de fevereiro.
Horário: 15h às 18h.
Local: Sala de Desenho 1 do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Nirah Pomar e Silvio Mansani.
A Arte Moderna já nasceu Antiga (Roda de conversa)
Sinopse: As populações indígenas influenciaram a arte brasileira mas nunca protagonizaram a história da arte, como artistas indígenas estão ocupando lugares e recontando a história do Brasil através de produções que podemos considerar um novo caminhar de representatividade e uma nova antropofagia da arte unindo conhecimentos ancestrais como os grafismos e o tempo circular com técnicas artísticas e tecnologias digitais.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 10h às 12h.
Local: Sala de Escultura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Denilson Baniwa.
Espetáculo Arapuca (Roda de conversa)
Sinopse: Roda de conversa sobre performance de gênero no teatro, como isso afeta os corpos em Laboratório e processo de criação da espetáculo solo ARAPUCA.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 17h30 às 18h.
Local: Laboratório 1 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Caê Beck.
Jazz no Brasil: breve panorama histórico sobre o jazz no Paraná e Santa Catarina (Palestra)
Sinopse: A palestra tem como objetivo, apresentar aos ouvintes os indícios das primeiras relações entre os pioneiros do Jazz do Brasil e os músicos pioneiros vindos da América do Norte e da Europa, os grupos, músicos, artistas, produtores, orquestras, companhias de revista e jazz bands. Apresentando autores com trabalhos na pesquisa do jazz brasileiro. Em um segundo momento, destacando um breve panorama histórico sobre o jazz no Paraná e Santa Catarina.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 e 11 de fevereiro.
Horário: 13h às 17h.
Local: Sala Básica 5 (Ceart).
Ministrante(s): Nicolau Clarindo e participação de Marilia Giller.
As vanguardas artísticas e o ensino na Rússia nos anos 20 (Palestra)
Sinopse: Seminário de duas aulas abertas ministradas pelo Prof. Dr. Luis Carlos Llamas, sobre a sua tese de doutoramento, na qual abordou as vanguardas artísticas e o ensino na Rússia, após a Revolução de 1917. Além de escrever sobre o contexto da época, que influenciou as várias reorganizações sociais, o professor Luis deteve-se em investigar o grande centro de formação artística, o chamado Vkhutemas (Ateliês Superiores Artísticos-Estatais). Essa instituição, que durou de 1918 a 1930, foi um lugar que abrigou artistas da época com diferentes concepções artísticas. Naquele lugar foram feitas inúmeras experimentações e importantes elaborações que reverberam não somente no ensino das artes, mas também nos campos do design, vestuário e da arquitetura.
Classificação indicativa: 16 anos.
Data: 10 e 11 de fevereiro.
Horário: 13h às 17h.
Local: Plenarinho da Reitoria (Udesc).
Ministrante(s): Prof. Dr. Luis Carlos Llamas (Colômbia).
Mesa redonda, gorda e pesada (Roda de conversa)
Sinopse: A proposta apresentada aqui de reunir artistas-pesquisadoras gordas estudantes dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Teatro na Udesc para falar sobre suas experiências como mulheres gordas. Desde 2017 o tema da gordura tem ocupado o Ceart através das práticas artísticas que tem se desdobrado em pesquisas acadêmicas. Seja pela construção e fortalecimento da resistência gorda como propõem Gaia Colzani, pela conversa com o público sobre as possibilidades do corpo da mulher gorda com Jussara Belchior, pela relação entre riso, gordura e comédia com Thaís Putti ou pelo teatro como caminho de desconstrução de estigmas com Bruna Puntel as pesquisadoras têm fundado espaços de visibilidade para essa temática.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 14h às 16h30.
Local: Auditório do BAM(Ceart).
Ministrante(s): Bruna Puntel, Gaia Colzani, Jussara Belchior e Thaís Putti.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.