ATIVIDADES DIVERSAS
Escultura ao ar livre (Residência Artística)
Sinopse: A escultora argentina Vilma Villaverde convida a todos para uma residência artística de 10 dias, onde ela irá criar uma escultura de cerâmica que será instalada na Udesc. No seu processo criativo, Vilma mescla peças de sanitários aos corpos de suas esculturas.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 4 a 13 de fevereiro.
Horário: 14h às 17h.
Local: Sala de Cerâmica do DAV (Ceart)
Ministrante(s): Vilma Villaverde.
Vestes: Livro-objeto documental sobre moda e diversidade (Atividade de Moda)
Sinopse: Este livro-objeto é resultado do Projeto de Conclusão do curso de Design da UFSC e se trata da documentação de pessoas e suas respectivas relações com moda, construindo uma corrente afetiva utilizando da escolha de uma pessoa próxima que inspire através de seu estilo. A fruição do espectador a essas relações são apresentadas na forma de um livro-objeto que deve ser vestido para possibilitar a leitura. Além das fotografias impressas em tecido conta com cheiros, texturas, áudios, pinturas de objetos afetivos e objetos dados pelos participantes durante a coleta de conteúdo.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 8 a 12 de fevereiro.
Horário: 8h às 20h.
Local: Hall do DAV (Ceart)
Ministrante(s): Gustavo Eger Sawada.
Arte urbana: mural coletivo (Pintura coletiva)
Sinopse: Oficina de pintura mural na parede externa do Departamento de Música, acompanhando o processo de aprendizagem com uma intervenção conjunta. Nele, os participantes passarão por todas as etapas necessárias para executar esta técnica e, por sua vez, colocarão uma forte ênfase na natureza coletiva e participativa da proposta. Neste workshop, diferentes problemas serão discutidos com os participantes em relação a:
- Arte urbana/arte pública.
- A escala de um design em um formato de acordo com a parede.
- Técnicas de grafite e pintura de parede, materiais.
- Meios de elevação.
- e outras preocupações que possam surgir no momento do diálogo com as partes interessadas.
Classificação indicativa: 18 anos.
Data: 8 a 12 de fevereiro.
Horário: Dia 8: 11h às 19h | Dia 9 a 12: 11h às 19h.
Local: Dia 8: Sala Básica 4 do BAM (Ceart) | Dia 9 a 12: Parede externa do DMU.
Ministrante(s): Mediteraneas (Analí Chanquía e Vanesa Galdeano).
Agora é o inverno do descontentamento (Encontro de Pesquisa-Criação)
Sinopse: Encontro de Pesquisa-Criação sobre a obra Royal Winter Music. Proposição de práticas abertas ao público, palestras e mostra de processo no último dia do FIK.
Classificação indicativa: 17 anos.
Data: 8 a 12 de fevereiro.
Horário: 15h às 19h30.
Local: Sala de Dança 1 do DAC (Ceart)
Ficha técnica:
Direção: Milton de Andrade
Provocação Cênica: Stephan Baumgartel
Performance e proposições de Improvisação: Bianca Scliar e Vinicius Pereira
Violão Solo e concepção instrumental: Ricardo Camponogara de Mello (UFBA)
Figurino e Cenário: Telumi Helen Yamanaka (SP)
Biografia: Bianca Scliar e Milton de Andrade trabalharam juntos na encenação A Sagração da Primavera, obra também inspirada em peça musical de Stravinski mas que já tinha um lastro de encenações, desde sua estreia e coreografia de Nijinski. Aqui, os artistas e professores do Centro de Artes lançam-se no desafio de recompor o percurso elaborado por Henze, transformando sua complexa obra musical em encenação, a partir da pesquisa sobre os personagens viscerais escolhidos pelo artista alemão no final da década de 70.
Ricardo Camponogara é Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahía, onde dirige a Orquestra de vilões. Doutor em música pela University of Arizona, especializou-se na música de Villa Lobos para violão. Em seus
Roda de Sensações (Proposta inovadora)
Sinopse: Num primeiro momento o participante é convidado a aguçar os sentidos em uma Roda de Sensações, deixando emergir percepções, lembranças, contos e personagens de cada próprio universo marítimo naufragado. Com o girar da Roda, estes elementos, até então à deriva, poderão se desenvolver em movimentos e gestos, encontros e desencontros, vindo a compor narrativas e pequenas cenas.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 8 de fevereiro.
Horário: 14h às 16h.
Local: Laboratório 2 do DAC (Ceart)
Ministrante(s): Grupo Nau da Liberdade (Atuadores: Maria de Fátima Bueno Fischer, Ronaldo Souza Martins, Marlon Bastos Farias, Vinicius Charqueiro Bürgel, Eduardo dos Santos Schmidt, Ketti Maria Cardozo da Rosa, Sandra Mara Lopes da Silva, Diogo Rafael da Silva dos Santos, Maria Albers, Solange Gonçalves Luciano).
Biografia: Nau da Liberdade é um grupo de teatro autônomo composto por artistas usuários, estudantes, profissionais, residentes e trabalhadores de saúde mental. Criado em 2013, tem seu trabalho centrado na articulação entre a arte e saúde mental e o teatro como dispositivo de produção de vida e subjetividade. O trabalho visa incrementar a desinstitucionalização através do potencial da arte de enfrentar a estigmatização, a discriminação e produzir junto a sociedade uma outra relação com a loucura.
Da economia à ecologia das atenções (Residência Artística)
Sinopse: Residência artística realizada em quatro dias de atividades, envolvendo leitura de textos, discussões e estudos em grupo, além de práticas em pesquisa-criação. O enfoque temático central está associado à verificação das implicações do capitalismo neoliberal, especialmente quanto às relações produzidas na ecologia das atenções, a partir do estudo sobre a noção de Escultura Social e finanças, na obra de Joseph Beuys, Bordeleau e Feitosa.
Classificação indicativa: 16 anos.
Data: 9 a 12 de fevereiro.
Horário: 9h às 13h.
Local: Dia 9: Jardim Botânico (Rod. Admar Gonzaga, 742-782 - Itacorubi) | Dias 10 a 12: Sala Cassandra do MESC (Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro)
Ministrante(s): Érik Bordeleau e Charles Feitosa. Produção: Grupo de Pesquisa Inter-textos.
Lançamento Revista Hallceart #6 + Mostra de vídeos Hallceart Audiovisual
Sinopse: Lançamento da 6ª edição da Revista Hallceart, publicação voltada à divulgação das atividades desenvolvidas no Centro de Artes da Udesc. Por meio de entrevistas, artigos, matérias e imagens, a Hallceart aborda a produção realizada nos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Design, Moda e Música.
+
Mostra de vídeos Hallceart Audiovisual: Mostra de 6 minidocumentários produzidos pelo Núcleo de Comunicação do Ceart seguida de debate com os produtores. #1 - Música na infância / #2 - Modateca e teciteca / #3 - Arte cerâmica / #4 - A vida no teatro animado / #5 - Teatro nas Prisões / #6 - Marca, Branding e Identidade Visual.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 09 de fevereiro.
Horário: 15h às 16h.
Local: Auditório do BAM (Ceart).
Transfigurando a memória e criando outras: experiências com livros de artista na constituição da memória gráfica urbana (Atividade de design)
Sinopse: Esta proposta consiste na realização de uma palestra que articula as pesquisas "Urbano Ornamento: um inventário de grades ornamentais e outras belezas" e "Déco Popular: patrimônio gráfico da cidade ao papel". Ambas resultaram em inventários de detalhes da arquitetura de Belo Horizonte e promovem - lançando mão de uma forte dimensão experimental, inseparável do suporte livresco - singulares interações entre o arquitetural e a sua imagem gráfica.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 10h às 12h.
Local: Auditório do DMU (Ceart).
Ministrante(s): Fernanda Guimarães Goulart.
Encontro da Rede de Educadores em Museus – REM/SC
Sinopse: A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC) convida a todos/as para participar do II Encontro da REM-SC. Se você conduziu grupos a um museu catarinense ou atua no campo da educação museal e quer partilhar essa experiência conosco, participe de nossa programação e venha apresentar seu relato de experiência!
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 e 11 de fevereiro.
Programação:
10 de fevereiro
14h: Apresentação da Rede de Educadores em Museus (REM/SC)
14h30: Oficina “Política Nacional de Educação Museal”
15h: Palestra com Mila Chiovatto, coordenadora da Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca/SP, após, roda de perguntas.
11 de fevereiro
8h30 às 12h: Relatos de experiência da Rede de Educadores em Museus (REM/SC)
14h às 17h30: Relatos de experiência da Rede de Educadores em Museus (REM/SC)
Local: Auditório do BAM (Ceart)
Oficina de revitalização das hortas verticais de J. L. Kinceler no Ceart
Sinopse: A Oficina se propõe a apresentar a pesquisa desenvolvida por José Luiz Kinceler e o Coletivo Geodésica Cultural Itinerante entre 2006 e 2015, e assim revitalizar de forma colaborativa os conjuntos de hortas verticais presentes no entorno da Geodésica no Ceart. As hortas são construídas com materiais e equipamentos acessíveis, fáceis de serem replicadas, tem baixo custo, manutenção e permitem um melhor uso da água. Estimulam a produção de especiarias, ervas, flores e vegetais em comunidades urbanas densamente povoadas, já que muitas vezes carecem de amplo espaço físico para implementação de hortas tradicionais. Uma parte das hortas será destinada ao plantio de ervas medicinais e outra como suporte a um paisagismo, requalificando o espaço.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 a 11 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Jardim da Geodésica (DAV - Ceart)
Ministrante(s): Isabela Mendes Sielski e Coletivo Geodésica Cultural Itinerante.
Biografia: Isabela Mendes Sielski (Florianópolis/SC), artista visual e professora. Licenciada em Educação Artística - Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1985) e Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós Graduação “La Escultura como Práctica y Límite da Universidade” do País Vasco, Bilbao (2004).
Fotografia criativa para smartphones
Sinopse: A oficina tem duração de 4h, sendo distribuída em cada uma das 4 atividades programadas, divididas em práticas e teorias fotográficas com dinâmicas lúdicas e experimentais para treinar o olhar dos participantes e uso criativo da câmera do celular. As técnicas abordadas serão principalmente composição e iluminação fotográfica, cercada de experimentos como filtros coloridos, fundos falsos para fotografia de objetos, ilusão de ótica, fotografia de movimento e entre outras práticas que trará ao participante mais domínio sobre suas fotos e um novo olhar sobre a fotografia com smartphone.
Classificação indicativa: 16 anos.
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 13h às 17h.
Local: Sala Básica 4 do BAM (Ceart)
Ministrante(s): Sharlene Araújo.
Kanimambo: cor, arte e cultura (Desfile de Moda + Roda de Conversa)
Sinopse: Um desfile primavera-verão exclusivo com as principais peças Kanimambo, produzidas por capulanas originárias de Senegal e com um conceito que dialoga com a arte brasileira e africana. O desfile contaria com 20 peças da coleção Kanimambo sendo vestidas por pessoas que passariam por uma chamada pública, realizada pela proponente. Após o desfile, a proponente fará uma breve conversa sobre o conceito Kanimambo e o quanto o conceito impacta e interliga tema entre moda, arte e sociedade.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 19h às 20h.
Local: Tenda Ecofashion (Ceart)
Ministrante(s): Ediane Barbosa Oliveira.
Nhemboe Mborayu (Proposta inovadora)
Sinopse: As rodas de conversa com uso do Petyngua são tradicionais para o povo Guarani, pretendemos oportunizar a comunidade acadêmica um momento de aproximação entre culturas com esse ritual ancestral e exposição e venda do artesanato Guarani.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 13h30 às 14h30.
Local: Estacionamento entre Ceart e Faed (próximo ao bambuzal)
Ministrante(s): Tribo Pachorra Teatro Livre (Daniela Antunes, Guilherme Freitas, Rafael Coelho, Rafaela Herran, Tainá Orsi). Representando a comunidade Guarani Yynn Moroti Wherá: Daniel Kuaray Timoteo Martins e Marli Antunes.
Roda de contação de história: "O Espírito das Águas" (Cultura popular)
Sinopse:
Classificação indicativa: Livre.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 15h às 16h.
Local: Laboratório 3 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Polo Cabrera, Raphael Duarte, Lucas Kinceler, José Fuentes, Elenice do Nascimento, Ana Losekan, Sophia Constancio.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.