OFICINAS
Atenção: Inscrições para oficinas ocorrem no dia e local da atividade, a partir de 1h antes do início. Preenchimento das vagas por ordem de chegada
Um jardim de percepções
Sinopse: Trata-se de uma oficina de percepção da natureza, com desenho, movimento do corpo, expressão com cor e escrita e trocas entre os participantes. Como parte de minha pesquisa de doutorado, em processos artísticos contemporâneos, é uma proposta de conversa com a natureza em que os participantes constroem um jardim, feito de desenhos, cor, escrita e conversa.
Classificação indicativa: 16 anos.
Data: 8 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala de Desenho do DAV (Ceart)
Ministrante(s): Daniela Vicentini.
Biografia: Graduada em Superior de Pintura, pela EMBAP (Curitiba, 1992-1995). Mestre em História Social da Cultura, pela PUC-Rio (1998-2000). Doutoranda em Artes Visuais, pela UDESC, Florianopolis, 2019. Realizou as individuais Mar, no Centro Cultural Badesc, Florianópolis, em 2014, e Vai vem ver, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, em 2015. Publicou Tríptico para Iberê, Cosac e Naify, 2010; Arte Brasileira nos Acervos de Curitiba, Segesta editora, 2010 e Presença de Alice. Curitiba: edição do autor Gerson Carvalho, 2016. Em 2019, realizou o evento Como sou natureza, junto com Manika Bebhinn Ramsay, com metodologia semelhante à da oficina/proposição artística feita para "Um jardim de percepções".
Danças Mandingas do oeste africano
Sinopse: A oficina de Danças Mandingas do Oeste Africano pretende promover uma vivência com ritmos e danças tradicionais e contemporâneas da África do Oeste que permitam experienciar a musicalidade e a gestualidade das práticas cotidianas e ritualisticas que fazem parte da cultura dos países dessa região do Antigo Império Mali (Guiné, Mali, Senegal, Costa do Marfim, Burkina Faso, Serra Leoa).
Classificação indicativa: Livre.
Data: 8 e 09 de fevereiro.
Horário: 08 de fevereiro (13h30 às 16h30), 09 de fevereiro (14h30 às 17h30).
Local: Entrada da Faed (Udesc)
Ministrante(s): Gabriella Souza, com participação de Addia Furtado, Maina Souza, Eliza Makray, Maria Rosa, Santiago Caceres e Diogo Costa.
Biografia: Gabriella Souza é dançarina, percussionista e professora de danças do oeste africano e afrobrasileiras. Mestra em Antropologia Social e pesquisadora na área de Diásporas Africanas, já fez diversas viagens de estudos imersivos e estágios avançados em danças e música do oeste africano, realizados no Senegal e em Guiné, participando de estágios avançados, aulas junto ao Balés Profissionais e vivência com a a cultura tradicional das aldeias.
Foto-grafia: interartes e potência ficcional
Sinopse: A oficina acontecerá em 3 aulas, uma com ênfase em leitura de fotografias, outra em leitura literária, sempre dialogando ambas, e, finalmente, uma aula para prática fotográfica e literária, que ocorrerá dentro do ambiente de trabalho e também ao ar livre. O tema central é o diálogo entre artes, fotografia e literatura, e o desvendamento de aspectos comuns relacionados à ficcionalidade de ambas. Para isso, haverá uma seleção prévia de fotografias e fragmentos de obras literárias (prosa e poema) para exercício prático de análise e comparação.
Classificação indicativa: 18 anos.
Data: 8 a 10 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala Básica 3 do BAM (Ceart)
Ministrante(s): Ana Carla Vieira Bellon.
Biografia: Formada em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestre em literatura pela Universidade Federal do Paraná e doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com pesquisa voltada para o diálogo intermidiático entre literatura e fotografia.
Vivência de música circular
Sinopse: Dinâmicas de música circular, explorando corpo e voz através de jogos de improvisação e composição coletiva. A vivência potencializa a criação por meio do fazer musical aberto, horizontal, afetivo, capaz de acolher pessoas independente de sua experiência musical, estimulando a conexão, a intuição, a colaboração, expressão, percepção sonora, coordenação motora, a memória musical e a cooperação brincante.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 10h às 12h.
Local: Laboratório 3 - DAC (Ceart).
Ministrante(s): Grupo Orienawá.
Construção coletiva de um paraíso a partir da Divina Comédia
Sinopse: A oficina "Construção coletiva de um paraíso à partir da Divina Comédia” abordará conceitos e símbolos presentes no clássico literário “A Divina Comédia” de Dante Alighieri que servirão de base para a pintura coletiva de um painel. O painel ficará em exposição durante o FIK 2020 para visitação do público.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 13h às 17h.
Local: Jardim da Geodásica do DAV(Ceart).
Ministrante(s): Elisa Vieira Queiroz.
Técnica de flowerpounding em tecido: estamparia natural feita com plantas e flores
Sinopse: Atividade prática de estamparia manual com a técnica de flowerpounding. Técnica de transferência natural com plantas, em que folhas e flores são impressas manualmente no tecido através de marteladas localizadas e suaves. É indicado para uso decorativo em tecidos naturais que não precisam ser lavados. Tais como: base para bordado, ilustração, encadernação manual, quadro, cartão, embalagem, design gráfico, arteterapia, artes plásticas etc.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 a 12 de fevereiro.
Horário: dias 9 e 12: 13h30 às 15h30 | dia 10: 15h às 17h.
Local: Sala 76 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Gabriela de Laurentis.
Biografia: Apaixonada pelo universo manual, Gabriela tem uma marca de aventais naturais para ofícios e dá oficinas de estamparia, como forma de estimular mais as práticas manuais e disseminar os saberes têxteis.
Game Design no museu de arte
Sinopse: Nesta oficina, os participantes são convidados a conhecer, jogar e dialogar sobre jogos digitais (games) criados em museus de arte, a partir de obras do acervo. Enfoca-se jogos voltados ao público juvenil dos museus Boijmans/Holanda, Tate/Inglaterra e Thyssen-Bornemisza/Espanha, com destaque para ações recentes do EducaThyssen nas quais jovens do próprio público e de instituições parceiras vêm conduzindo os processos de game design e desenvolvimento desses jogos. Serão discutidos fundamentos e metodologias adotadas nesse processo, trazendo contribuições acadêmicas de educação em museus (Hooper-Greenhill, 1998), mediação cultural (Martin-Barbero, 2000; Martins e Picosque, 2012) e game studies (Manovich, 2006; Flanagan, 2009; 2014).
Classificação indicativa: 18 anos.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 14h às 17h.
Local: Laboratório de Informática 2 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Ana Beatriz Bahia.
Introdução ao Triângulo de Goethe: entre colagens e arte educação
Sinopse: Estudo teórico-prático do Triangulo de Goethe como teoria sobre cores através de análise de composição e decomposição de estrutura piramidal montada a partir de recortes de papel colorido. Será proposto agrupamento que convidam a um estudo das relações no interior de grupos e também entre eles e comparações entre si.
Classificação indicativa: 18 anos.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 14h às 17h.
Local: Ateliê de Gravura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): José Carlos da Rocha e Pedro Henrique Cavallari.
Artistas brasileiras contemporâneas
Sinopse: A partir da produção artística de mulheres brasileiras contemporâneas, a oficina divide-se em duas partes. A primeira apresentando conjunto de obras e artistas selecionadas, tal como uma breve contextualização de cada artista e da produção de mulheres artistas no Brasil do século XXI e um diálogo sobre a feitura e recepção dessas obras. Em um segundo momento, participantes serão convidades a pensar e produzir textos/desenhos/sensações a partir dos atravessamentos sugeridos pelas obras lidas.
Classificação indicativa: 18 anos.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala de Desenho 1 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Lorena Galery Batista.
Biografia: Lorena Galery é mestranda em Artes Visuais pela UDESC, com pesquisa em processos artísticos sobre mulheres artistas brasileiras contemporâneas.
Grafismos indígenas
Sinopse: As populações indígenas mantiveram por séculos suas tradições de pinturas corporais e decorativas usando pigmentos encontrados na natureza, os desenhos gráficos e as narrativas a partir deles contribuem para que a cultura mantenha-se viva ao longo dos tempos. Entender os simbolismos e o momento da criação dos grafismos é importante para que possamos compreender o modo indígena de ver o mundo.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala de Escultura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Denilson Baniwa.
Biografia: Denilson Baniwa, nasceu em Mariuá, no Rio Negro, Amazonas. Sua trajetória como artista inicia-se a partir das referências culturais de seu povo já na infância. Na juventude, o artista inicia a sua trajetória na luta pelos direitos dos povos indígenas e transita pelo universo não-indígena apreendendo referenciais que fortaleceriam o palco dessa resistência. Denilson Baniwa é um artista antropófago, pois apropria-se de linguagens ocidentais para descolonizá-las em sua obra. O artista em sua trajetória contemporânea consolida-se como referência, rompendo paradigmas e abrindo caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional.
Com que roupa de artista eu vou?
Sinopse: Essa oficina busca trabalhar questões sobre o vestir e a relação com o corpo e o espaço, e as diferenciações que deles recorrem, através das artes visuais, inspirada pelas experimentações de Flávio de Carvalho (1899 – 1973) um dos grandes nomes das artes brasileira da década de 50.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 a 11 de fevereiro.
Horário: 9h às 13h.
Local: Sala de Desenho do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Bruna Biscaia Fernandes.
Biografia: Bruna Fernandes é de Curitiba (PR), onde estudou Artes Visuais na Universidade Federal do Paraná e produz seus trabalhos. Sua produção artística envolve diferentes linguagens, mas parte sempre do pensar sobre as transformações do indivíduo e da natureza que o cerca. Suas obras refletem sentimentos, às vezes como um espelho interno e outras como reflexos do outro, trazendo o contato com a natureza e suas relações com o corpo como elemento primordial de suas pesquisas, investigando seu processo histórico, de identidade, sociedade e matéria. Atualmente, Bruna é Arte-Educadora e atua como autora de materiais didáticos na área.
A magia e a ciência do Theremin
Sinopse: O Theremin é um instrumento musical que se toca sem tocar. O som é produzido apenas com o balançar das mãos no ar perto das suas duas antenas. Seria mágica? Não! É apenas ciência! Venha conhecer, tocar, explorar e até compôr para esse instrumento que desde 1919 encanta e fascina todas as plateias que tiveram o privilégio
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 a 11 de fevereiro.
Horário: 14h às 16h.
Local: Auditório do DMU (Ceart).
Ministrante(s): Christian de Sá Quimelli.
Biografia: Graduado em Licenciatura em Música pela UEPG, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música pela FACEL e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR com o mesmo projeto desta oficina. Também é diretor musical da Orquestra Eletroacústica de Ponta Grossa (2015, 2016 e 2019), oficineiro no 9º e 11º Festivais de Música de Ponta Grossa (2017 e 2019), músico no 8º e 11º Festivais de Música de Ponta Grossa (2016 e 2019), além de ser professor de musicalização infantil no Centro Educacional Marista Santa Mônica (2017 – 2019) e no Positivo Master (2019 – atual). Recebeu variados prêmios em Festivais como FUC (UEPG) e FEMUCIC, entre eles, 1ª Colocação Regional e 1º Colocação Nacional e Júri Popular.
Laboratório de performance de gênero
Sinopse: Um convite a reflexão sobre o conceito de gênero e como ele afeta os corpos presentes, baseado no processo de construção de “ARAPUCA”.
Classificação indicativa: 16 anos.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 13h às 15h.
Local: Laboratório 1 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Caê Beck.
Antotipia: entre imagens transitórias
Sinopse: Estudo teórico e prático sobre Antotipia. Tal técnica é um processo fotográfico histórico alternativo em que se utiliza de sucos extraídos de plantas (flores, frutos, raízes e folhas) como elemento fotossensível para a construção de imagens.
Classificação indicativa: 12 anos.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 14h às 17h.
Local: Ateliê de Gravura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Tharciana Goulart.
Objeto Epistêmico: uma proposta de criação a partir de objetos cotidianos
Sinopse: Esta micro prática contempla a vivência do processo criativo com objetos cotidianos e a construção de um pensar crítico e reflexivo que se relaciona diretamente com um ser/estar/sentir do indivíduo no mundo onde habita. A proposição será voltada às construções tridimensionais de objetos, compreendendo a linguagem do objeto arte, utilizando diversos materiais. A proposta ancora-se na experiência pautada pelo filósofo John Dewey, de articulação entre teoria e prática artística, e a construção poética do espaço da casa e seus objetos, do filósofo francês Gaton Bachelard. Será apenas um encontro, concentrado em quatro horas, direcionado ao público interessado em vivenciar a experiência no percurso da construção de objetos poéticos a partir do cotidiano. O encontro proporcionará, em um primeiro momento, a apresentação da proposta com exemplos de artistas que trabalham com temas de mobiliários em uma linguagem poética; e no segundo momento a proposição da construção tridimensional de um objeto mobiliário da casa, em pequenas proporções.
Classificação indicativa: 16 anos.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Ateliê de Pintura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Marta Lucia Cargnin Facco.
Comunicação, conexão e criatividade
Sinopse: Sabe aquelas conversas onde muito se fala mas nada se escuta? Conversas que cansam, reuniões que não resolvem nada, e no geral, palavras jogadas ao léu que nos atingem com o peso de um tijolo? Não precisa ser assim. Isso acontece porque estamos vestidos de medo, raiva e desconfiança, se entendermos como nos comunicarmos de maneira mais leve, mais solta e mais tranquila, certamente conseguiremos passar adiante as mensagens que queremos! Experimente se despir dessas armaduras, e como uma criança brincando, se comunicar com verdade.
Classificação indicativa: 10 anos.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala de Dança 2 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Letícia Schuelter de Lima.
O futuro da Moda
Sinopse: Oficina O futuro da Moda com a argentina Laura Novik, tem como objetivo apresentar as ferramentas para o design a partir da construção de cenários futuros aplicados na indústria da moda.
Durante a oficina, para apresentar estratégias de design em perspectiva e cenários futuros, Laura abordará gatilhos como: Podemos fazer uma empresa com poucos recursos? Quais são as implicações da era pós-consumidor? Que oportunidades proporcionam o impacto de novas tecnologias e personalização de moda para empresas latino-americanas? Como você está imaginando futuros desejáveis para a moda hoje?
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 e 11 de fevereiro.
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h.
Local: Sala Básica 2 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Laura Novik.
Guerra cultural em recortes
Sinopse: A colagem entra na história das artes, através do Cubismo, representando um ponto de inflexão do artista quando rompe com as tradicionais superfícies da pintura. Através da fragmentação de fotografias, desenhos e palavras, a colagem é uma apropriação para a criação de uma imagem através da junção de diversos fragmentos. No Dadaísmo a colagem questiona a existência intrínseca da arte, da poesia e da literatura. Foi uma provocação contra uma sociedade que considerada responsável pelos estragos da 1ª Guerra Mundial.
A oficina propõe provocar o participante para entrar em guerra com os paradoxos em que a cultura vem sendo questionada e transpor imagens libertadoras.
Classificação indicativa: 13 anos.
Data: 10 e 11 de fevereiro.
Horário: 13h às 18h.
Local: Sala Teatro Educação do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Patrícia Peccin Carvalho.
Biografia: Nascida no Rio Grande do Sul em 1975 e radicada em Santa Catarina, Patrícia Peccin Carvalho é formada em Publicidade & Propaganda pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (1997), além de ser Mestre em Ilustração Artística pelo Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC (2014), em Lisboa, Portugal. Trabalhou em São Paulo com produção comercial e artística no âmbito da cenografia, direção e produção de arte em audiovisual entre os anos de 1999 e 2012.
O som do barro
Sinopse: A oficina de cerâmica titulada de O som do barro tem o objetivo de oferecer ensinamentos sobre confecção da Ocarina, um instrumento musical muito antigo pertencente à família das flautas. Feita geralmente de argila a ocarina pode ter diferentes formatos, desde que a forma oval em seu interior seja respeitada, pois é preciso que o vento assoprado entre e circule sem barreiras, resultando em sons limpos e peculiares.
Classificação indicativa: 12 anos.
Data: 10 e 11 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Ateliê de Cerâmica do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Aionara Preis Gabriel.
Descobrindo o corpo-marionete do Maruhon através dos études da biomecânica de Meyerhold
Sinopse: A Oficina “Descobrindo o corpo-marionete do Maruhon através dos études da biomecânica de Meyerhold” tem como base filosofica o caminho (Dô) Zen Budista no desenvolvimento do trabalho do ator até chegar hana (a verdadeira flor da arte do ator como descreve Zeami Motokiyo). Na filosofia do caminho do aprendizado (Dô), o processo é mais importante do que o resultado, porque o autoconhecimento é expandido quando o seu tempo é respeitado. Através desse caminho do aprendizado (Dô) o participante conhecerá a prática corporal do Maruhon do teatro japonês Kabuki inspirado no teatro de marionetes do Bunraku.
Classificação indicativa: 12 anos.
Data: 10 a 12 de fevereiro.
Horário: Dias 10 e 11: 9h às 13h | Dia 12: 8h30 às 12h30.
Local: Laboratório 2 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Scarlett Siqueira do Valle.
Biografia: Formada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), Scarlett também possui Mestrado Profissional em Artes da Cena e especialização em Direção Teatral. Em 2018, dirigiu e coordenou o Grupo do Mestrado Profissional de Artes da Cena da ESCH "A Máscara e o Corpo" que trabalha com o corpo de marionetes e bonecos, como por exemplo o estilo Maruhon do Teatro Kabuki inspirado no Teatro Bunraku. No ano passado realizou o monólogo “Sobre Meyerhold” com o ator Patrick Villela, com temporada no mês de Junho no Viga Espaço Cênico.
Estado de Brincar! – Oficina de palhaçaria
Sinopse: O estudo da linguagem da Palhaçaria é o estudo do ridículo, que passa fundamentalmente pelo estado de brincar, no meio disso tudo o que realmente nos interessa é afetar e ser afetado, a relação. A proposta deste trabalho não é a formação de palhaças e palhaços, nem tão pouco, fazer um estudo teórico profundo sobre a dramaturgia de espetáculos e gags de Palhaçaria. Antes de tudo a proposta deste encontro é despertar no participante um corpo disponível e um estado de brincadeira onde ele possa ir identificando e criando mecanismos para acessar sua disponibilidade para a relação, para ver e ser visto e, a partir de então, entrar em estado de jogo, de brincar, de afetação.
Classificação indicativa: 18 anos.
Data: 10 a 12 de fevereiro.
Horário: 9h às 13h.
Local: Sala de Dança 1 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Bia Alvarez.
Biografia: Beatriz Costa Alvarez – Bia Alvarez (Palhaça Everline Flore), tem 42 anos e é natural de Nova Iguaçu/RJ, mas reside em Joinville/SC desde 1991. É integrante fundadora do grupo MeroAcidente! Palhaçaria (Joinville/SC) e membro integrante da Diretoria da Associação Joinvilense de Teatro – AJOTE.
Artes visuais e feminismos: gerações e geografias
Sinopse: A proposta do curso é apresentar um panorama historiográfico da teoria e da crítica de arte feministas, de modo entrelaçado às estratégias utilizadas nas práticas artísticas dos anos de 1970, 1980, 1990 e dos anos 2000, a fim de pluralizar o conceito de feminismo e a destacar suas complexidades internas. Em um ambiente de rodas de conversas, que serão estimuladas por imagens e vídeos, pretende-se tecer junto com as alunas e os alunos aproximações não usuais entre artistas visuais brasileiras e estrangeiras, de modo a problematizar mitos e clichês que engessam o entendimento da história da arte ou dos feminismos nas artes visuais. Assim, em cada aula, buscaremos a comparação dos cenários brasileiros com dos demais países latino-americanos, bem como com os contextos norte-americanos e europeus, propondo formas para falar de arte feminista à brasileira.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 a 13 de fevereiro.
Horário: 9h30 às 12h30.
Local: Sala Básica 4 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Roberta Barros.
Biografia: Roberta Barros é artista visual, pesquisadora e professora, autora do livro Elogio ao toque: ou como falar de arte feminista à brasileira (2016), fruto de pesquisa vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Teses (2015).
A prática do caminhar como proposição poética e pedagógica
Sinopse: A proposição tem o intuito de suscitar reflexões acerca dos nossos deslocamentos enquanto prática artística pedagógica e também de investigar diferentes modos de produção gráficas a partir desses percursos. A atividade prevê dois momentos, o primeiro será a caminhada pela cidade afim de coletar materiais e/ou registros (desenhos, pintura, escrita, fotografia, vídeo, etc) e o segundo será a produção de materiais poéticos em sala.
Classificação indicativa: 18 anos (ou menores acompanhados com um responsável).
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 9h às 18h.
Local: Sala Básica 3 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Shayda Cazaubon Peres.
Figurino de cinema e teatro
Sinopse: Essa oficina visa proporcionar o conhecimento básico acerca do figurino de cinema e teatro. Assim, poderemos pensar em formas de desenvolver o figurino a partir do enredo da trama, pensando em questões práticas e estéticas para a composição de uma cena.
Classificação indicativa: 14 anos.
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 14h às 17h.
Local: Sala Básica 6 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Mariana Luísa Schaeffer Brilhante.
Retrato e Autorretrato: micro-práticas e processos pictóricos em monotipia
Sinopse: A presente proposta de oficina (micro-prática) tem como objetivo desenvolver investigações prático-teóricas acerca do tema retrato e autorretrato através da linguagem pictórica. A partir da técnica de monotipia serão desenvolvidos exercícios de dimensões estéticas e conceituais sobre o tema, tendo como foco a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem em pintura.
Classificação indicativa: 18 anos.
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Ateliê de Gravura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): William da Silva.
O poder do círculo, uma comunicação profunda
Sinopse: Conversas mais humanas, conectadas, seguras e divertidas estão mais próximas de nós do que pensamos. Seres humanos são seres orientados à conexão, tudo que precisamos fazer é abrir espaço para permitir que esse amor nos habite, para que assim, possamos ter uma conversa profunda, de comunicação real, de onde saímos revitalizados, plenos e com um sorriso no rosto.
Classificação indicativa: 12 anos.
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala de Dança 2 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Letícia Schuelter de Lima.
Biografia: Letícia é curiosa por natureza e costuma ser avistada em eventos de colaboração, rodas de conversa, projetos de extensão ou voluntariando por aí. Adora os animais e pisar descalço na grama. É apaixonada por comunicação, estudando temas como World Café, Peer Circle, Comunicação Não Violenta, dinâmicas corporais voltadas para a compaixão e o desenvolvimento pessoal e na Udesc estuda Design Gráfico. Pensa que as imagens contam histórias e as histórias podem mudar o mundo.
Trabalho Existencial: Laboratório de Performance
Sinopse: A proposta do Laboratório de Performance, é oferecer uma vivência prática a partir do corpo em relação ao tempo, o espaço e a energia. Partiremos de exercícios de sensibilização e de ampliação da presença, do reconhecimento de si mesmo e do outro, para investigarmos as possibilidades estéticas e ecológicas emergentes no âmbito coletivo. Experimentaremos ações e rituais aqui/agora de expansão da consciência e mergulho nas camadas subjetivas e inconscientes, no sentido de editar a noção de duração, estabelecida pelas instituições, e deslocar a materialidade para o testemunho do efêmero, a potencia de dar forma e dissolve-la no momento mesmo.
Classificação indicativa: 14 anos.
Data: 11 e 12 de fevereiro.
Horário: 13h às 16h30.
Local: Laboratório 2 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Silmar p RioMar.
A canção e o imaginário infantil
Sinopse: A infância é a fase em que os sentidos humanos estão em seu momento mais aguçado. Movidas pela curiosidade, as crianças se engajam com facilidade nas mais diferentes propostas estéticas, pelo simples prazer de vivenciar experiências sensoriais que lhe provoquem o intelecto. Essa oficina é um convite aos interessados na composição de canções para que livrem dos preconceitos e se aventurem no espaço privilegiado para a experimentação poética oferecida pelo maginário infantil.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 11 e 12 de fevereiro.
Horário: 13h às 18h.
Local: Sala 12 do DMU (Ceart).
Ministrante(s): Silvio Mansani e Nirah Pomar.
Biografia: Silvio Mansani é cantor e compositor de canções com vários discos lançados, entre eles “Outras pessoas” (2017), com o Quinteto de Cordas Catarinense e “No dorso do rinoceronte”, com Emílio Pagotto, voltado ao público infantil. Atualmente aluno do programa de pós-graduação em música da UDESC e bolsista CAPES.
O desenho lavado de Rodrigo Linhares: pensar e fazer arte
Sinopse: A oficina visa apresentar o trabalho plástico do artista Rodrigo Linhares, bem como proporcionar uma experimentação da técnica utilizada pelo artista em desenho/pintura, o chamado desenho lavado, buscando conhecer outros modos de desenhar e ampliar o repertório artístico dos/as participantes.
Classificação indicativa: 12 anos.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Ateliê de Printura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Luciana Finco Mendonça.
Montagens: possibilidades de reflexão sobre a imagem na Arte e Cultura Visual
Sinopse: A oficina tem como objetivo principal explorar os recursos da montagem de imagens, em um âmbito teórico-prático, com o intuito de criar-se diálogos a cerca da produção, uso e consumo de imagens na contemporaneidade. A linguagem pictórica será apresentada como possibilidade de materialização das montagens realizadas, com o propósito de desenvolver-se reflexões estéticas e conceituais sobre processo criativo e cultura visual.
Classificação indicativa: 12 anos.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 9h às 13h.
Local: Ateliê de Gravura do DAV (Ceart).
Ministrante(s): Miguel Vassali e William da Silva.
A tradição de coletivos de arte na Rússia e URSS
Sinopse: O trabalho coletivo em arte no contexto russo é tradição que remonta à produção de ícones. Mas a história da arte russa
registra uma série de iniciativas de cooperativas e coletivos de artistas: a artel (cooperativa) do grupo dos Itinerantes; o
grupo Unovis, ligado ao Suprematismo de Kazimir Malevich; as produções da Agência Telegráfica Russa (Rosta) durante
a Guerra Civil; o grupo dos construtivistas russos Obhmoku.
Classificação indicativa: 13 anos.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 13h às 17h.
Local: Sala Básica 4 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Luana Maribele Wedekin.
Moda inclusiva: como pensar o vestuário para pessoas com deficiência
Sinopse: Quando pensamos em moda, pensamos na moda que vemos na mídia. Aquela que mostra corpos magros, altos e sem nenhuma dificuldade de locomoção. No entanto, existem vários outros corpos que não se enquadram nesse padrão social e comercial. A moda inclusiva surge como uma manifestação para quebrar esse padrão. Pessoas com deficiência também devem ser pensadas no mundo da moda. O workshop será sobre moda inclusiva, trazendo o conceito da palavra inclusão e pensando em adaptações simples para pessoas com deficiência. A moda inclusiva é uma manifestação para quebrar o padrão social e comercial da moda.
Classificação indicativa: 14 anos.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 14h às 16h30.
Local: Sala Básica 2 do BAM (Ceart).
Ministrante(s): Mariana Luísa Schaeffer Brilhante.
Pratique de Comunicação Não Violenta brincando!
Sinopse: Você já ouviu falar de comunicação não violenta? Que tal experimentar e aprender a se comunicar de uma maneira mais gentil, firme e eficiente suas necessidades e assim, também, entender melhor os outros ao seu redor? E se fizéssemos isso jogando? É essa a proposta, com o baralho Grok é possível mapear, nomear sentimentos e necessidades, para assim expandir nosso vocabulário e aprender de maneira mais simples a praticar comunicação não violenta!
Classificação indicativa: 10 anos.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala de Dança 2 do DAC (Ceart).
Ministrante(s): Letícia Schuelter de Lima.
Biografia: Letícia é curiosa por natureza e costuma ser avistada em eventos de colaboração, rodas de conversa, projetos de extensão ou voluntariando por aí. Adora os animais e pisar descalço na grama. É apaixonada por comunicação, estudando temas como World Café, Peer Circle, Comunicação Não Violenta, dinâmicas corporais voltadas para a compaixão e o desenvolvimento pessoal e na Udesc estuda Design Gráfico. Pensa que as imagens contam histórias e as histórias podem mudar o mundo.
Projeto Anecóica + oficina de escrita e escuta
Sinopse: Parte 1 - Proposta de sessão de escuta e conversa sobre o projeto Anecoica, com distribuição da publicação (2017 e 2018). O projeto da publicação-audioteca Anecoica propõe investigar usos heterogêneos do som e do texto, experiências de silêncio/ruído, espaços sonoros, modos e modulações de escuta articulados em proposições artísticas.
Parte 2 - Proposta de uma oficina de escrita e escuta (3h): desenvolvimento de exercícios de escrita, de leituras em voz alta e experimentações textuais/sonoras a partir de sessões de escuta de proposições sonoras.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 15h às 19h.
Local: Sala de leitura e Sala de escuta + salas 24 e 29 do DAV (Ceart).
Coordenação: Raquel Stolf.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.