APRESENTAÇÕES MUSICAIS
Sonata Op. 9, n. 1 de João Domingos Bomtempo (Recital de piano)
Sinopse: Pouco conhecido no Brasil, João Domingos Bomtempo foi um compositor português, contemporâneo de Beethoven. Sua sonata Op.9, n.1 é a primeira de um conjunto de três grandes sonatas compostas em Londres e dedicadas a seu amigo e editor Muzio Clementi. Esta composição revela um compositor competente, com grande domínio técnico do instrumento, ao estilo brilhante característico dos virtuoses do séc. XIX.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 8 de fevereiro.
Horário: 15h às 16h.
Local: Auditório do DMU (Ceart).
Intérprete(s): Guilherme Sauerbronn.
Luigi Antonio Irlandini - Shakuhachi
Sinopse: A apresentação será um recital monográfico, com obras do compositor Luigi Antonio Irlandini, professor de Música na Udesc, em que interpretará obras que constam no seu CD Akasha (as peças Agnistoma I e Akasha), assim como outras peças que não constam no CD.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 14h30 às 15h30.
Local: Auditório do DMU (Ceart).
Intérprete(s): Luigi Irlandini.
Guitarra flamenca (Recital)
Sinopse: Recital de Guitarra Flamenca deseja proporcionar uma alternativa musical de características exóticas com qualidade profissional. No repertório o proponente apresentará tanto obras populares clássicas do gênero citado como composiçōes próprias ou ainda arranjos de temas da música universal. A participação dos convidados - em particular da excepcional dançarina - agregam um atrativo especial à função, dotando-a de grande capacidade de comunicação com o público.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 16h20 às 17h.
Local: Auditório do BAM (Ceart).
Intérprete(s): Rafael Mar (Guitarra Flamenca)
Participação Especial
Lela Martorano (Dança)
Rodrigo Campos (Cajón)
Orquidália ao vivo (Show)
Sinopse: Nessa série de shows, a banda floripenha Orquidália traz o repertório do seu primeiro álbum de estúdio, o Alma Vira Mar, em fase de masterização e com previsão de lançamento para abril de 2020. Músicas combativas mas também dançantes e enérgicas, procurando levantar várias reflexões sobre a conjuntura brasileira atual, nossos problemas sociais, mas também cantando sobre o amor e sobre a força de quem não desiste mesmo diante das adversidades.
Classificação indicativa: 14 anos.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 19h15 às 20h.
Local: Palco (Ceart).
Intérprete(s): Banda Orquidália
Maitê Fontalva (guitarra e voz)
Ana Medeiros (teclas, percussões e voz)
Olga Laforet (guitarra, percussões e voz)
Lucas Fontalva (baixo e voz)
Simón Aftalión (bateria e voz)
Poeira (Show)
Sinopse: O repertório do show conta com duas composições de Elô Gonzaga, além de sambas de compositoras negras que são referência na sua trajetória artística.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 18h15 às 19h.
Local: Palco (Ceart).
Intérprete(s): Elô Gonzaga.
RASGACABEZA (Show)
Sinopse: Ruptura. Essa é a melhor maneira de definir o novo disco da francisco, el hombre. RASGACABEZA não é de meios termos, nem de meias palavras. Ora soa freak, ora soa punk, ora soa do jeito que tem que soar – fora da caixinha de definições pré-estabelecidas – para fazer reverberar a proposta da banda de expurgar vivências, urgências e o que mais estiver entalado por meio de canções.
Classificação indicativa: 14 anos.
Data: 9 de fevereiro.
Horário: 20h30 às 22h.
Local: Palco (Ceart).
Intérprete(s): Banda Francisco, El Hombre (Juliana Strassacapa, Mateo Piracés-Ugarte, Sebastián Piracés-Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes)
Grillo e os Mosquitos (Jam Session)
Sinopse: O grupo Grillo e os Mosquitos propõe como atração uma apresentação musical na configuração de Jam Session. A banda fica como anfitriã, iniciando a apresentação e então abre o palco para os músicos presentes tocarem. Essa dinâmica cria um ambiente de troca de conhecimentos e contatos, pontos muito necessários para os artistas hoje. Por ser uma apresentação musical diferenciada e cheia de improvisos, torna-se interessante ao público em geral, sendo que o mesmo também pode participar. Qualquer pessoa, musico ou não, pode participar da Jam caso tenha interesse.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 14h15 às 15h30.
Local: Palco (Ceart).
Intérprete(s): Banda Grillo e os Mosquitos:
Gustavo de Azevedo Grillo - Bateria
João Victor de Souza Peters - Contrabaixo
Pedro Germer Rolim de Moura - Guitarra
O Exótico Quark Encanto (Show)
Sinopse: Banda de rock experimental que busca inspiração para suas letras nos limites da compreensão humana, do infinito do espaço ao infinitésimo da mecânica quântica, para reflexões filosóficas sobre o nosso cotidiano. Música que - assim como a vida, que é construída de pequenos universos, de divisões ínfimas – busca novas possibilidades sonoras através do uso de ¼ de tom e diferentes subdivisões de pulsos regulares, na qual rotineiro e extraordinário coexistem.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 10 de fevereiro.
Horário: 16h às 17h.
Local: Palco (Ceart).
Intérprete(s): Banda O Exótico Quark Encanto:
Arthur Boscato (guitarra e voz)
Jefferson Nefferkturu (baixo)
Carlos Schmidt (trombone)
Filipe Maliska (bateria)
Duo Tomé-Brandão: Obras para dois violões de Mario Castelnuovo-Tedesc (Concerto)
Sinopse: Programa de concerto para duo de violões apresentado por Igor Tomé e Luigi Brandão, no qual serão interpretados 5 prelúdios e fugas de Mario Castelnuovo-Tedesco, compositor italiano que viveu durante o século XX e escreveu muitas obras para violão; a música de Castelnuovo-Tedesco apresenta por um lado uma harmonia variada e surpreendente, enquanto por outro se relaciona de maneira íntima com o tratamento contrapontístico dos materiais musicais; procedimentos como inversão, aumentação e diminuição são empregados diversas vezes ao longo dos prelúdios e fugas apresentados neste programa.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 11h às 11h30.
Local: Auditório do DMU (Ceart).
Intérprete(s): Luigi Brandão e Igor Tomé.
Amores ilícitos, batalhas e belezas: canções da renascença francesa (Apresentação musical)
Sinopse: O grupo Cantus Firmus apresenta o concerto Amores Ilícitos, Batalhas e Belezas. A apresentação é toda composta por 'chansons francesas' do séc. XVI. As ‘chansons’ (canções) francesas do Renascimento são caracterizadas pela escrita rebuscada e pelas temáticas de caráter popular. No alto renascimento francês, a canção alcançou um nível extraordinário de requinte poético, graças a compositores como Claudin de Sermisy (1490-1562) e Josquin des Prez (1450-1521).
Classificação indicativa: 12 anos.
Data: 11 de fevereiro.
Horário: 12h40 às 13h50.
Local: Hall do DMU (Ceart).
Intérprete(s): Grupo Cantus Firmus:
Eduardo Serafin (tenor)
Marcelo Aguiar (baixo)
Jefferson Bittencourt (contratenor/alaude)
Gustavo Fernandes (tenor)
Cristian Gonçalves (barítono)
Giselle Kincheski e Marcilênio Arruda (Produção e contra-regragem)
Les Guitares Bien Tempérées: seleção de prelúdios e fugas do Op.199 de Mario Castelnuovo-Tedesco (Concerto)
Sinopse: Programa de concerto para duo de violões apresentado por Igor Tomé, Jari Rosa e Luigi Brandão, os quais interpretam uma seleção de 4 prelúdios e fugas de Mario Castelnuovo-Tedesco, compositor italiano que viveu durante o século XX e escreveu muitas obras para violão; a música de Castelnuovo-Tedesco apresenta por um lado uma harmonia variada e surpreendente, enquanto por outro se relaciona de maneira íntima com o tratamento contrapontístico dos materiais musicais; procedimentos como inversão, aumentação e diminuição são empregados diversas vezes ao longo dos prelúdios e fugas apresentados neste programa.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 13h30 às 14h.
Local: Auditório do DMU (Ceart).
Intérprete(s): Igor Tomé, Jari Rosa e Luigi Brandão
O Som da Palavra (Show)
Sinopse: O poeta e cantautor Marcoliva traz ao FIK 2020 o espetáculo O Som da Palavra, uma brincadeira muito séria entre a música e a poesia que nasceu a partir do seu projeto "Paralelepípedo Poema, uma via para a poesia", e que tem como estrelas o som e a palavra. Neste espetáculo, o público é convidado a deixar o papel de espectador e integrar o espetáculo compondo poesia com os dados de argila com palavras inscritas em seus lados, lançados a sorte e combinados nos seus sons e significados. O espetáculo é embalado pelo elenco de musicistas e amigos do cantautor, apresentando composições escritas em parcerias com diferentes músicos e em estilos diversos como a bossa-nova, o samba, o jazz, etc, resultando em um caldeirão antropofágico musical que não se limita às fronteiras entre a música e a poesia.
Classificação indicativa: Livre.
Data: 12 de fevereiro.
Horário: 15h30 às 16h30.
Local: Palco (Ceart).
Intérprete(s): Marcoliva.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.