Segundo o site do MEC, entende-se por ações afirmativas o conjunto de medidas especiais voltadas a grupos discriminados e vitimados pela exclusão social ocorridos no passado ou no presente.
O objetivo das ações afirmativas é eliminar as desigualdades e segregações, de forma que não se mantenham grupos elitizados e grupos marginalizados na sociedade, ou seja, busca-se uma composição diversificada onde não haja o predomínio de raças, etnias, religiões, gênero, etc.
Na Udesc existe o Programa de Ações Afirmativas, instituído em 2011 pelo Conselho Universitário. Desde então a universidade tem reservado vagas no vestibular destinadas à candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino (20%) e para candidatos negros (10%).
Atualmente, foi criada a Comissão de Ações Afirmativas e Diversidade da UDESC, por Ato do Reitor 238/2019 que irá redescutir e atualizar as normativas vigentes sobre o tema, além de propor atividades, cur/sos e oficinas na área das ações afirmativas.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.