# Cursos de Extensão - Convênio UAB/CAPES
1. Educação Especial na Perspectiva Da Educação Inclusiva
O curso, oferecido pela UDESC/CEAD, é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC, que em parceria com a CAPES, organizaram o curso de Extensão que visa desenvolver a formação de professores/as da Educação Básica, com o intuito de enriquecer as práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva.
Na UDESC/CEAD o curso será realizado com apoio do sistema UAB, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e com o Governo do estado de Santa Catarina - Secretaria de Estado da Educação, na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, sob a organização pedagógica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ. O curso conta com a carga horária de 120 horas, distribuídas entre quatro módulos:
1 - Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva;
2 - Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva;
3 - Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas;
4 - Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Os eixos, os conteúdos pedagógicos propostos e a bibliografia abordados pelo curso estão em conformidade com os marcos legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, assim como com as pesquisas e os estudos científicos que orientam a inclusão do público da educação especial nos sistemas de ensino comum.
As inscrições iniciam a partir de 02 de dezembro, com oferta inicial de 5.000 vagas. No mês de dezembro haverá uma cerimônia de lançamento do curso, a ser realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, e as aulas terão início em março de 2025.
Seleção estudantes para o Curso Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
2. Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola
Ofertado pela UDESC/CEAD/FAED, o curso resulta da parceria da CAPES e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e tem o objetivo de fomentar o letramento racial de profissionais que atuam na educação básica e contribuir para a formação de professores/as e gestores/as de acordo com os marcos legais da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ), além de pesquisas e estudos científicos que orientam a inclusão desse público nos sistemas de ensino no Brasil. A formação também visa promover o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que valorizem tradições, culturas e línguas ancestrais ligadas à presença negra e quilombola.
Na UDESC/CEAD, o curso será realizado com apoio do sistema UAB, em parceria com a Federação Catarinense de Municípios - FECAM e com o Governo do estado de Santa Catarina - Secretaria de Estado da Educação, na modalidade a distância do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, sob a organização pedagógica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O início do Curso está previsto para março de 2025, dividido em 4 módulos:
1 - Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro
2 - Culturas e Territorialidades
3 - Educação Antirracista na Prática
4 - Gestão Democrática para a Diversidade
Durante a formação, além da discussão de sistemas de avaliação e criação de projetos políticos pedagógicos, será desenvolvida uma proposta educacional antirracista que inclui atividades pedagógicas que transformem o ambiente escolar e as relações entre professores/as, alunos/as e comunidade.
Seleção estudantes para o Curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.