O PPGEEL conta com diversos laboratórios equipados e destinados para pesquisa, tanto em nível de graduação (Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico) como de pós-graduação. Esses laboratórios estão relacionados a seguir:
Criado em Março de 2012, este laboratório está voltado para pesquisas relacionadas com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Iniciação Científica na área de microrredes de energia, processamento de energia de fontes renováveis e alternativas tais como: energia solar fotovoltaica, energia eólica, células a combustível. Possui como característica principal ser multiusuário entre grupos de pesquisa e busca a implementação de estudos de sistemas multidisciplinares.
Inaugurado em 2012, o LAMAN ocupa uma área de aproximadamente 100 m² e é constituído basicamente de robôs industriais e de um sistema flexível de manufatura formado por uma esteira transportadora com quatro estações de trabalho: estação de torneamento e usinagem, estação automática de montagem, estação de inspeção e controle de qualidade, e estação automática de armazenagem. Todas as estações são compostas por robôs manipuladores industriais. Além da utilização para fins didáticos nas disciplinas de graduação e pós-graduação, o laboratório fornece os meios para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com a Indústria 4.0.
O LEM desenvolve atividades de ensino e pesquisa em eletromagnetismo aplicado, também desenvolve medidores de campo, sistemas eletrônicos para eletropermeabilização biológica e rádio frequência, caracterização de materiais dielétricos e magnéticos, etc.
Tem por objetivo desenvolver pesquisas de cunho tecnológico e científico, em nível de Iniciação Científica e de Pós-Graduação, na área de controle de acionamentos elétricos, mais especificamente, controle de máquinas elétricas.
Tem por objetivo desenvolver pesquisas de cunho tecnológico e científico, em nível de Iniciação Científica e de Pós-Graduação, na área de sistemas e controle. Dentre as principais linhas de pesquisa atendidas pelo laboratório destaca-se a de modelagem e controle de sistemas a eventos discretos e de sistemas híbridos.
Criado em Março de 2008, o LAPESC (Laboratório de Pesquisa em Controle) destina-se à realização de pesquisas de cunho tecnológico e científico, em nível de iniciação científica e de mestrado, na área de controle de sistemas dinâmicos.
Tem por objetivo desenvolver pesquisas de cunho tecnológico e científico, em nível de Iniciação Científica e de Pós-Graduação, na área de Eletrônica Industrial.
Este laboratório conta com aproximadamente 60 m2 e está exclusivamente voltado para pesquisas relacionadas com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Esse Laboratório destina-se ao estudo de sensores, condicionamento de sinais, aquisição de dados e processamento digital de sinais.
Este laboratório está voltado para pesquisas relacionadas com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e iniciação científica. Tem por objetivo realizar pesquisas na área de instrumentação e processamento digital de sinais com foco em instrumentação optoeletrônica.
Este laboratório foi criado através de um convênio entre a UDESC e a empresa SUPPLIER, com apoio financeiro da FAPESC e INCT. O objetivo do laboratório é disponibilizar uma infraestrutura para ensino e pesquisa na área de nanorredes, microrredes de energia e redes inteligentes, incluindo fontes renováveis de Geração Distribuída (GD), sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS), sistema de armazenamento em supercapacitores, conversores estáticos para o processamento de energia, sistemas de comunicação digital e sistemas supervisórios.
Trata-se de um laboratório de ensino e pesquisa multiusuários na área de mobilidade elétrica, com foco nas principais tecnologias utilizadas em veículos elétricos. Para tanto foi prevista a aquisição de equipamentos para monitoramento, emulação e diagnóstico de carregamento veicular, kits para eletrificação, estações de carga e veículo. O laboratório possui uma integração com o Laboratório de Nanorredes (nGRID), que possui sistemas de geração fotovoltaica e armazenamento de energia.
No eMOVES são desenvolvidas pesquisas relacionadas ao entendimento do comportamento de baterias, desenvolvimento de carregadores, BMS, sistemas de equalização, métodos de carga, regeneração de energia (KERS), entre outros temas.
O Mobi é o Laboratório de Sistemas Autônomos e Robótica Móvel da UDESC, um espaço dedicado à inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que conectam o futuro da robótica com as necessidades do presente.
O Power Electronics Learning Experience - PELE e a abordagem pedagógica empregada buscam combinar infraestrutura de módulos educacionais de nível superior com estratégias de aprendizado interativo para reforçar os conceitos básicos e aplicados de várias disciplinas do curso de engenharia elétrica da UDESC em especial as vinculadas à eletrônica de potência, acionamentos elétricos, fontes renováveis e alternativas de energia elétrica.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.