As estruturas dos cursos (Doutorado e Mestrado Acadêmico) são flexíveis, sendo que as disciplinas serão escolhidas de acordo com o professor orientador e as necessidades específicas de cada aluno. Veja mais informações abaixo:
O ingresso como aluno regular nos cursos do PPGEEL será mediante aprovação em processo seletivo. Clique aqui.
Há possibilidade, também, de cursar disciplinas do programa como aluno especial. Para mais informações, clique aqui.
Os cursos de mestrados deverão ser concluídos no prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. O curso de doutorado deverá ser concluído no prazo 24 meses e máximo de 48 meses.
O aluno de Mestrado deverá integralizar, no mínimo, 20 créditos em disciplinas eletivas, sendo que destes serão permitidos até 4 créditos em estudos dirigidos.
No curso de Doutorado, o aluno deverá integralizar, no mínimo: 16 créditos em disciplinas eletivas, sendo que destes serão permitidos até 8 créditos em estudos dirigidos; Acrescentar 12 créditos em atividades de doutorado ou disciplinas adicionais.
O aluno de Mestrado deve realizar um Relatório de Desempenho, constando da descrição dos seguintes itens: Atividades Realizadas, Resultados Alcançados, Produção Acadêmica. Este relatório deve ser entregue na secretaria do Programa até o 15º mês de ingresso do aluno no curso. O Relatório de Desempenho substitui o Exame de Qualificação.
O aluno de doutorado deverá solicitar apresentação do Exame de Qualificação em um prazo máximo de 30 meses após o ingresso no curso. O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez e, persistindo a reprovação, o aluno será desligado do curso.
Requisito obrigatório para o curso de Mestrado Acadêmico e o curso de Doutorado;
Para o curso de Mestrado Acadêmico, o aluno deve comprovar o aceite de um artigo em congresso internacional ou nacional, com chancela de uma sociedade científica relacionada às áreas de atuação do programa, ou ainda o envio para periódico, sob sua autoria, com coautoria de algum membro docente do PPGEEL, de um artigo relacionado ao tema da dissertação.
Para o curso de Doutorado, o aluno deve comprovar o aceite final ou a publicação de um artigo de sua autoria, com coautoria de algum membro docente do PPGEEL, relacionado ao tema da tese, em um periódico com classificação em um nos estratos superiores definidos no Documento da Área de Avaliação de Engenharias IV CAPES em vigência.
O Exame de Proficiência tem que ser realizado até a metade do curso, ou seja, em até 12 meses para o curso de Mestrado.
O Exame de Proficiência tem que ser realizado até a metade do curso, ou seja, em até 24 meses para o curso de Doutorado.
Resolução Nº 013/2014 – CONSEPE: Art. 46. Para obtenção dos títulos de mestre e doutor os estudantes devem demonstrar proficiência em língua estrangeira no máximo até a metade do prazo regimental do curso.
No curso de Mestrado Acadêmico, o aluno bolsista deve validar 1 (um) semestre de Estágio de Docência antes da solicitação de defesa de dissertação de mestrado;
No curso de Doutorado, o aluno bolsista deve validar 2 (dois) semestres de Estágio de Docência antes da solicitação de defesa de tese de doutorado.
Para ter direito à defesa de dissertação ou tese, o aluno deverá ter vencido os requisitos definidos no Regimento Geral da Pós-Graduação stricto sensu da UDESC, os requisitos definidos na Resolução Nº 01/2022 do PPGEEL e ter conceito médio B no Curso;
Considera-se para o cálculo da média: "A" equivalendo a 3 (A=3), B=2 e C=1, sendo os valores ponderados pelo número de créditos de cada disciplina e excluindo-se as disciplinas que tenham recebido conceito D.
Após ter sua dissertação, ou tese, apresentada oralmente e aprovada por uma banca, o estudante recebe o título de MESTRE ou DOUTOR, respectivamente. Este título é conferido pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, com os direitos e atribuições que lhe são cabíveis.
Será desligado do Curso o aluno que, além do explicitado no Regimento Geral da Pós-Graduação stricto sensu da UDESC:
- extrapolar o período de duração máxima do curso (considerando trancamentos e prorrogações regulamentados pelo Regimento Geral da Pós-Graduação stricto sensu da UDESC);
- possuir dois conceitos D em uma ou distintas disciplinas;
- possuir duas reprovações por frequência em uma ou distintas disciplinas;
- não possuir professor orientador aprovado pelo Colegiado do Curso;
- não for aprovado no Exame de Qualificação dentro do prazo estipulado pelo Regimento Geral da Pós-Graduação stricto sensu da UDESC;
- não apresentar a documentação exigida para a matrícula ou qualquer outra exigência do Curso ou da Coordenação do Programa dentro dos prazos ou datas, estipulados neste regimento.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.