As Funções Executivas (FE) também são chamadas de controle executivo ou controle cognitivo - alvo deste projeto - podem ser compreendidas como habilidades que tornam um indivíduo apto à resolução de problemas em que é preciso tomar decisões, decidir estratégias e adequar comportamentos. De acordo com Cosenza e Guerra (2011, p.88), "as funções executivas estão presentes no nosso cotidiano, em decisões e tarefas corriqueiras, e também nos planejamentos de longo prazo, como decidir a carreira pessoal, a viagem de férias do próximo ano ou o que fazer depois da aposentadoria. As pessoas normalmente são capazes de projetar, executar e monitorar seu comportamento até atingir um objetivo que tenham em mente, seja ele de curto ou de longo prazo". Saiba mais sobre funções executivas.
Matemática Financeira:
Uma observação comum em muitas salas de aula do Ensino Médio é que a Matemática não insere o aluno em um diálogo político, cultural e social de como esses conhecimentos estão presentes em sua vida e são importantes para tomada de decisões; sendo a disciplina trabalhada de forma "fria", isto é, ligada a fórmulas e a manipulações algébricas sem significado para o contexto do aluno e, também, sem promover o desenvolvimento das habilidades cognitivas associadas ao pensamento matemático. Propomos o trabalho com a Matemática Financeira como um caminho para superar tal cenário, estimulando sua abordagem em sala de aula não apenas para instrumentalizar o aluno, mas para apresentarmos aos estudantes o efeito desses saberes ao longo de suas vidas. Saiba mais sobre Matemática Financeira.
Previdência Social:
Em novembro de 2019 foi promulgada a Emenda Constitucional nº 103 que, entre outras providências, determina novas regras para que o contribuinte do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) possa se aposentar. Mudaram o período mínimo de contribuição, a idade mínima para se aposentar e a forma de calcular o valor do benefício da aposentadoria. Tais regras já estão em vigor e se aplicam, em sua totalidade, para aqueles que se inscreverem no sistema previdenciário após a data de sua promulgação. Para aqueles que atualmente já são contribuintes, cinco regras de transição foram previstas e podem ser escolhidas pelo trabalhador de acordo com a qual lhe trará maior vantagem. Já para aqueles já estão aposentados, ou que cumpriram todas as regras do sistema anterior, nada muda - seus direitos estão garantidos. Saiba mais sobre Previdência Social.
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200 Zona Industrial Norte, Joinville / SC CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.