Bem-vindo, caro(a) professor(a) de Matemática em formação inicial! Os materiais que você irá encontrar nessa área irão auxiliá-lo no desenvolvimento das atividades propostas no Produto Educacional "Sequência didática para a formação inicial docente na perspectiva das Funções Executivas, Matemática Financeira e Previdência Social". Destaca-se que essa sequência didática se origina a partir dos estudos realizados na dissertação "Funções Executivas, Matemática Financeira e Previdência Social: sequência didática para formação inicial docente", a qual você poderá consultar, a partir de Julho/2020, na página https://www.udesc.br/cct/ppgecmt.
AS COMPONENTES DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
Memória de trabalho (MT): de caráter transitório, “envolve manter as informações em mente e mentalmente trabalhar com elas [...]. MT é crucial para entender qualquer coisa que se desenrole ao longo do tempo, pois isso sempre requer ter em mente o que aconteceu antes e relacioná-lo ao que vem depois. [...] Fazer qualquer matemática de cabeça requer MT, assim como reordenar itens mentalmente (como reorganizar uma lista de tarefas), traduzir instruções em planos de ação, incorporar novas informações em planos de pensamento ou ação (atualização), considerar alternativas e relacionar mentalmente informação para derivar um princípio geral ou para ver relações entre itens ou ideias. Raciocínio não seria possível sem MT. MT é fundamental para a nossa capacidade de ver conexões entre coisas aparentemente não relacionadas e para separar elementos de um todo integrado e, portanto, a criatividade, porque a criatividade envolve desmontar e recombinar elementos de novas maneiras” (DIAMOND, 2013, p. 143, tradução nossa);
Controle inibitório (CI): esta componente corresponde a “capacidade de uma pessoa controlar a atenção, o comportamento, os pensamentos e/ou emoções para evitar uma forte predisposição interna ou distração externa e, em vez disso, fazer o que é mais apropriado ou necessário. [...] Assim, o controle inibitório torna possível para nós mudar e escolher como reagimos e comportamos ao invés de sermos criaturas de hábitos não pensados” (DIAMOND, 2013, p. 137, tradução nossa);
Flexibilidade cognitiva (FC): por fim, “um aspecto da flexibilidade cognitiva é ser capaz de mudar as perspectivas espacialmente (por exemplo, ‘o que isso pareceria se eu a visse de uma direção diferente?’) ou interpessoalmente (por exemplo, ‘deixe-me ver se consigo ver isso a partir do seu ponto de vista’). Para mudar as perspectivas, precisamos inibir (ou desativar) nossa perspectiva anterior e carregar na MT (ou ativar) uma perspectiva diferente. [...] Outro aspecto da flexibilidade cognitiva envolve mudar a forma como pensamos sobre algo (pensando fora da caixa). [...] Flexibilidade cognitiva também envolve ser suficiente flexível para se ajustar à mudança de demandas ou prioridades, admitir estar errado e aproveitar oportunidades inesperadas” (DIAMOND, 2013, p. 149, tradução nossa).
Referência: DIAMOND, A. Executive Functions. Annual Review of Psychology, Ames, v. 63, p. 135-168, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2ZFfwpd. Acesso em: 31 jan. 2019.
EXEMPLOS DE PLANOS DE AULA - MATEMÁTICA FINANCEIRA
BLOCO 1
Atividade 3 - Análise do texto "Previdência Social e Matemática Financeira: saberes para o docente da sala de aula do Ensino Médio". Acesse o material aqui.
Atividade 4: Metodologia de Ensino - como ponto de partida de sua pesquisa sobre a metodologia de ensino que irá adotar na elaboração de sua atividade, sugere-se a leitura
BLOCO 2
Atividade 1 - Análise do texto "Características Principais da Previdência Social”. Acesse o material aqui.
Atividade 3 - Análise do texto “Características dos Principais Tipos de Investimento para Aposentadoria”. Acesse o material aqui.
Atividade 4: Ferramentas para planejamento da aposentadoria - em seu planejamento financeiro para a aposentadoria, reflita sobre os seguintes pontos:
Lembre-se: as estratégias de investimento se diferenciam entre si em diversos pontos, principalmente em relação ao seu grau de risco, taxa de juros (que gera sua remuneração) e taxa administrativa. Além disso, mantenha sempre um olho na inflação. Em alguns casos, ela pode comprometer seus ganhos caso seja mais alta do que a taxa de juros do seu investimento.
E mais importante: qualquer que seja sua estratégia de investimento, você deverá sempre revisá-la, garantindo o aumento do seu patrimônio e, se necessário, trocando por alguma outra alternativa que lhe seja mais vantajosa. Estude sempre!
Dicas de Ferramentas:
Para realizar o calculo do valor mensal que você deve destinar à sua aposentadoria, utilize a guia "Simulação Aposentadoria".
Para consultas sobre opções de investimentos e índice de inflação, consulte:
BLOCO 3
Atividade 2 - para o desenvolvimento de sua atividade de ensino, você e seu grupo devem considerar os seguintes pontos:
Para a elaboração do plano de ensino, sugere-se o modelo disponível aqui.
BLOCO 4
Atividade 1 - para a apresentação do material que você e seu grupo produziram, lembrem-se de falar sobre os seguintes pontos:
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.