Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/07/2024-15h30

Programa da Udesc Cead combate o racismo e promove a diversidade em SC

Memorial Antonieta de Barros atua como braço extensionista do Neab pelo Estado - Fotos: Div.
Há mais de 20 anos a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolve iniciativas voltadas para o combate ao racismo e ao preconceito, a promoção da igualdade e da diversidade dentro e fora da instituição.

Dentre elas está o Memorial Antonieta de Barros, um dos programas de extensão permanentes do Centro de Educação a Distância (Cead) - a faixa especial de ação extensionista foi instituída pela universidade para apoiar a consolidação de suas ações com melhor avaliação.

Implantado em 2003, o programa é o braço extensionista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc, órgão institucional que tem, entre seus objetivos, a produção e a disseminação do conhecimento, o desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, a promoção de igualdade e a valorização das populações de origem africana e indígena. 

Tanto o Neab quanto o programa Memorial Antonieta de Barros são coordenados pela técnica universitária Maria Helena Tomaz, que soma quase duas décadas de atuação pela Udesc Cead.  

Referência

"O Memorial Antonieta de Barros se configura como um fórum e espaço de referência na proposição de ações de extensão, articuladas ao ensino e à pesquisa, que fomentem a afirmação de direitos, a crítica epistemológica do pensamento único, a visibilidade de produções ancestrais e contemporâneas, o combate a segregação e preconceito nos espaços sociais e educativos, a luta antirracista e as intolerâncias de todas as ordens", explica Maria Helena.

Suas ações extensionistas auxiliam na implementação de duas leis federais relacionadas às Diretrizes Nacionais de Educação, nº 10.639/03 e nº 11.645/08, voltadas às relações étnico-raciais, a história e a cultura afro-brasileira e africana, a história, a cultura e a educação índígena; e também da Política de Ações Afirmativas pela Udesc.

Ações e abrangência

O programa desenvolve atualmente cinco projetos (veja ao final do texto). As atividades incluem cursos, palestras, oficinas e rodas de conversa online e presenciais, seminários itinerantes, grupos de estudos, publicações, produção de conteúdos e participações em eventos, além de ações de acolhimento, dentre outros.

Além da sede do Neab, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, as ações ocorrem nos locais onde o programa mantém parcerias. A Udesc Cead, onde a coordenadora do Neab atua, está presente em polos de apoio presencial em todas as regiões catarinenses.

Neste ano, o núcleo comemora a consolidação de extensões na Udesc Joinville e na Udesc Balneário Camboriú, e os projetos para criar extensões na Udesc Laguna e Udesc Alto Vale, em Ibirama, ampliando seu alcance presencial.

"Considerando que a universidade estadual é formada por um sistema multicampi com 13 unidades distribuídas em dez cidades catarinenses, além de mais de 30 polos de apoio presencial para o EAD, o escopo de possibilidades de desenvolvimento de ações do programa estende-se para diversas regiões, de forma presencial ou a distância", afirma Maria Helena.

Ensino e pesquisa

A coordenadora destaca que as ações do Memorial Antonieta de Barros são articuladas à pesquisa, ao ensino e à formação permanente, envolvendo o desenvolvimento de políticas "de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas, com vistas a garantir os direitos de negros e negras, indígenas, quilombolas, dentre outros grupos histórica e socialmente subalternizados de forma interseccional no âmbito educacional".

"O programa é um espaço para exercício de prática docente e de pesquisa de estudantes de graduação e pós-graduação, dá suporte para o desenvolvimento de atividades de ensino para diferentes cursos da Udesc e, ainda, fornece informações a pesquisadores, por meio da organização de acervos documentais e bibliográficos", conta.

"É um programa que vem ao encontro do que é proposto pelo Plano Nacional de Extensão universitária, especificamente no que se refere a duas questões: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; e, a relação dialógica com a sociedade."

Articulação

A técnica também ressalta a articulação com instituições governamentais federais, estaduais e municipais, com movimentos sociais e organizações do terceiro setor, além de grupos comunitários.

"O programa busca o diálogo, a interação e o desenvolvimento de ações efetivas da universidade com o seu entorno e a sociedade, interligados com suas demandas", afirma.

"Além do combate ao racismo e ao preconceito, da promoção da igualdade e da diversidade como elemento fundante da constituição dos seres humanos, nossa atuação busca o fortalecimento de identidades que auxiliem a coletivizar conhecimentos e experiências voltadas às relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, cultura afro-brasileira, afro-catarinense, quilombola e indígena, gênero, sexualidade e classe", complementa.

Parceiros na Udesc

O trabalho é feito com diversas parcerias na universidade. Na Udesc Cead, tem apoio dos laboratórios de Direitos Humanos (LabDH), de Educação e Sexualidade (LabEduSex) e Centro de Estudos Aplicados ao Desenvolvimento Regional (CDR)

Também são parceiros o Núcleo Extensionista Rondon (NER), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex); a Biblioteca Universitária (BU); o Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais AYA, da Udesc Faed; e o Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), da Udesc Ceart.

Parcerias externas

Entre os parceiros externos, estão a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs), núcleos de estudos de outras três instituições de ensino superior (Uniplac, Unesc e Faculdade Municipal de Palhoça) e internacionais, como a Escola Superior Pedagógica do Bengo, em Angola, na África, a Cátedra Unesco Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina na Argentina, a Rede Esial e a Universidade Nacional de Três de Fevereiro (Untref), na Argentina, e a Instituição Universitária Politécnica Grancolombiana, na Colômbia.

"Com o aporte de recursos tecnológicos, de mídia e das redes sociais gerenciadas pelo Neab, pela Udesc e seus centros, laboratórios, núcleos e coletivos parceiros, as ações do programa superam fronteiras", destaca Maria Helena.

Conheça os projetos

  • Caminhando com Antonieta de Barros - narrativas de resistências e ancestralidades: reúne atividades que recuperam o protagonismo, os modos de resistência, a participação política e social, as vivências de religiosidades e as produções literárias de mulheres negras afro-brasileiras e indígenas no seu processo de afirmação como sujeito político e sócio histórico na constituição da história de SC e do Brasil;
  • Observatório de Educação das Relações Étnico-raciais em Santa Catarina (Oberer): é um espaço de produção e disseminação de estudos sobre as experiências históricas e educacionais das populações afrodescendentes e indígenas em SC, contribuindo para a construção e o enriquecimento de práticas pedagógicas voltadas à valorização da diversidade étnico-racial;
  • Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (Oppas): tem atividades relacionadas ao Programa de Ações Afirmativas da Udesc, instrumento de promoção da inclusão social e étnico-racial para efetivar a diversidade cultural e contribuir para a erradicação das desigualdades.
  • Biblioteca de Referência Neab Udesc - disseminando a história e a cultura das populações de origem africana e indígena: atua a partir de um rico acervo de pesquisas e produções bibliográficas impressas e digitais referentes à temática diversidade, relações étnico-raciais, populações de origem africana e indígena e ações afirmativas, envolvendo aspectos históricos, culturais, socioeconômicos e educacionais, construído pelo núcleo ao longo de mais de 20 anos de atuação.
  • Curso de extensão online “Educação das Relações Étnico Raciais, Diversidades e Direitos Humanos”. Com carga horária de 100h e três módulos, será ofertado em 2025 para profissionais da educação pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle.

Mais informações podem ser obtidas nos sites do programa e do Neab, pelo e-mail maria.tomaz@udesc.br, no YouTube, no Facebook e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Memorial Antonieta de Barros atua como braço extensionista do Neab pelo Estado
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h