Neab Udesc conta com extensões em Joinville e
Balneário Camboriú - Foto: Ascom Udesc Joinville
O
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem ampliando sua presença e atividades em diversas cidades catarinenses com a implantação e a consolidação de suas extensões em centros de ensino localizados fora da Capital, onde está situada a sede do núcleo.
Criado em 2003, inicialmente localizado no
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e atualmente vinculado à Reitoria, o Neab visa auxiliar a produção e a disseminação do conhecimento e o desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana e indígena.
O núcleo é coordenado pela técnica
Maria Helena Tomaz, do
Centro de Educação a Distância (Cead), que também coordena o programa de extensão permanente
Memorial Antonieta de Barros, braço extensionista do Neab.
Expansão
As atividades vinculadas ao Neab e ao programa Memorial Antonieta de Barros são coordenadas, provisoriamente, a partir da sede da Udesc Cead, no Campus I, em Florianópolis.
Contam com extensões do núcleo, atualmente, dois centros da Udesc localizados em outras cidades: o de
Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville; o de
Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú.
Outras duas unidades tem projetos de extensão do Neab em planejamento: o
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna; e o
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama.
Conforme a Maria Helena, as extensões contemplam, além de servidores e acadêmicos da universidade, pesquisadores dos temas abordados, profissionais da educação, estudantes das três esferas dos sistemas de ensino (municipal, estadual e federal), educadores comunitários, gestores públicos e a comunidade em geral.
Compromisso
“As extensões do Neab nos centros consolidam o compromisso com a institucionalização do núcleo na Udesc e o fortalecimento da produção e da disseminação de conhecimentos, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, sobre a África, a diáspora africana, afro-brasileiros e indígenas, além de manter diálogos permanentes com as cátedras das Américas, África e outros continentes”, destaca a coordenadora.
Uma das iniciativas realizadas em parceria neste mês foi o 2º Encontro Étnico-Racial: Memórias e Narrativas que nos Transformam, que ocorreu na Udesc Joinville, em 10 de junho. Com mesas-redondas, oficinas e atividades culturais, o evento mobilizou as comunidades acadêmica e externa.
Objetivos
Maria Helena conta que, com a articulação das diversas atividades desenvolvidas ao longo de sua trajetória, o Neab da Udesc tornou-se "um espaço de interlocução e formação de professores e gestores, de disseminação de debates e estimulação da produção de estudos acerca das experiências históricas e educacionais das populações afrodescendentes em Santa Catarina".
O núcleo também aproxima o trabalho acadêmico de pesquisadores, docentes e estudantes das atividades realizadas pela sociedade civil; promove debates, internos e externos à universidade, sobre a constituição e a consolidação de políticas afirmativas; e serve como referência ao acesso de produções e informações sobre a história da cultura africana, afro-brasileira, afro-catarinense e indígena, e de legislações e políticas públicas que destacam a visibilidade de grupos que desenvolvem trabalhos com afinidade com essas temáticas.
Sobre a coordenadora
Maria Helena Tomaz é graduada em Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional, especialista em Fundamentos Psicopedagógicos do Ensino e em Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Pré-Escolar e Séries Iniciais e mestre em Educação, na linha Educação, Comunicação e Tecnologia. Seu mestrado foi feito na Udesc Faed.
Atualmente, é secretária de Ensino de Pós-Graduação da Udesc Cead e preside a Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades (Caad) da Udesc, além de integrar o Conselho da População Afro-Descendente de Santa Catarina (Cepa), a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as (ABPN) e Associação de Investigadores/as Afrolatinoamericanos e do Caribe. Também foi Secretária de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE) da Udesc.
Mais informações podem ser obtidas nos sites do programa e do Neab, pelo e-mail
maria.tomaz@udesc.br, no
YouTube, no
Facebook e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454