Convidamos todas as gentes a participarem do XII Colóquio Diálogos Freirianos, com a temática "Educação popular e infância", que será realizado no dia 02/09/2024, no Auditório Tito Sena, Faed-Udesc. O “Colóquio Diálogos Freirianos” é uma ação de extensão realizada no âmbito do Programa “Girandola de Saberes e Práticas: Infância, Cidadania e Formação Docente, vinculado ao Laboratório de Educação e Infância – LABOREI, do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC.
Desde o princípio, tem-se buscado constituir esse evento como um espaço de debate sobre a educação como prática da liberdade, convocando Paulo Freire e o seu legado para fomentar as discussões aí tecidas. Não se trata da constituição de um espaço para simplesmente homenagear o Patrono da Educação Brasileira (o que se caracterizaria uma ação plenamente justa). Antes, porém, pretendemos a efetivação de um espaço de debate sobre a educação, em diálogo com Freire, potencializando e problematizando suas ideias e o seu legado. Nas diferentes edições do colóquio, temos procurado atender ao desejo desse autor que sempre pretendeu “ser reinventado e nunca seguido”.
Assim, temos primado pela constituição desse espaço no diálogo com Paulo Freire, reconhecendo a sua importância para a emergência ou a consolidação de diferentes propostas de educação, desafiando a sua própria reinvenção nas experiências pedagógicas desenvolvidas em diversos contextos educativos e etários. A confiança na possibilidade de uma cidadania planetária que as suas ideias apresentam tem sido assumida como ponto de partida para diferentes práticas educativas, escolares e não escolares. Com Freire temos aprendido-ensinado que: não importará com que faixa etária trabalhe o educador ou a educadora, a educação é sempre um processo a ser realizado com gente – pequena, crescida, homem, mulher, mas gente em permanente processo de busca. Gente em processo de formação, e mudança, de reinvenção, capaz de sentir, de amar e de querer saber. Por tudo isto, gente que pode ser sujeito da sua própria humanização.
Acreditamos que ensaiar possibilidades ou concretizar propostas de uma educação, conforme nos desafia o legado freiriano, deverá significar a reinvenção das suas próprias ideias, considerando as complexidades e as urgências da educação. Uma educação promotora de cidadania - com suas educadoras e seus educadores conscientes do seu papel enquanto mediadoras e mediadores do conhecimento, sensíveis, críticos e críticas, ensinantes-aprendentes, construtoras e construtores de sentidos cidadãos; e com seus educandos e suas educandas conscientes, críticos e críticas, criativos e criativas, sabendo que sabem e que podem saber mais – deve, acreditando no inédito-viável, pautar-se na perspectiva de uma cultura emancipatória.
Convidamos você a compartilhar, discutir e reinventar as ideias de Paulo Freire conosco no XII Colóquio Diálogos Freirianos.
Sua presença e participação são essenciais para avançarmos nessa jornada de transformação educacional e social.
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