Título da pesquisa: Escuta e dialogismo: análise das formas de comunicação entre crianças bem pequenas e adultos no cotidiano de uma creche pública.
Neste estudo desenvolvemos uma análise acerca das formas de comunicação entre crianças bem pequenas e adultos no cotidiano de uma creche pública, sob as contribuições da Filosofia da Linguagem produzida por Mikhail Bakhtin, a partir dos conceitos de dialogismo, enunciado/enunciação e escuta, tomando como unidade de análise interações verbais e extraverbais entre professores(as) e crianças bem pequenas no contexto coletivo de uma creche pública.
Objetivo geral: observar, conhecer e analisar a prática pedagógica das professoras de crianças bem pequenas (de dois a três anos) e as possíveis relações dialógicas presentes na comunicação entre elas.
Integrantes:
Julice Dias - coordenadora
Adilson De Angelo
Andreia Do Carmo
Camila Vieira Da Rosa
Claudia Vitoria Hasckel Losch
Debora Marina Picinato
Leonardo Longen Neves
Lidiane Pereira Evangelista
Maitê Daina B. Waltrick
Marina Canesin
Título da pesquisa: Culturas da infância e culturas para a infância: a produção acadêmica sobre os bebês e as crianças bem pequenas no âmbito das ciências sociais e da educação
Objetivo geral: "realizar um levantamento da produção brasileira com relação ao que é dito pelas ciências sociais e da educação acerca das culturas da pequena infância e das culturas produzidas para a pequena infância".
Integrantes:
Fernanda Gonçlaves - coordenadora
Adilson De Angelo
Aline Helena Mafra Rebelo
Gisele Gonçalves
Julice Dias
Karina Dal Pont
Título da pesquisa: Múltiplas infâncias: um diálogo entre a Itália e o Brasil (colaboração) - Crianças (in)visíveias: contribuições para práticas de educação inovadora e plural (Infanzie (in)visibili: contributi per pratiche di educazione innovativa e plurale)
Ojetivo geral: O projeto pesquisa assume como horizonte e tema central a (in)visibilidade da infância para trazer à tona uma dupla necessidade: i) desenvolver olhares plurais e não estereotipados sobre as infâncias; ii) colocar em diálogo práticas educativas que não marginalizam as crianças em nossas sociedades.
Il progetto di ricerca assume questo orizzonte e accoglie come tema centrale quello dell’(in)visibilità dell’infanzia per portare in primo piano una duplice esigenza: elaborare sguardi plurali e non stereotipati sulle infanzie; confrontare pratiche educative innovative che contrastino il rischio di segregazione e marginalizzazione dell’infanzia nelle nostre società. L’educazione, quando si declina in pratiche educative innovative e plurali, può sostenere cambiamento trasformativo.
Integrantes:
Adilson De Angelo - coordenador
Adriana Alves da Silva
Fernanda Gonçalves
Gisele Gonçalves
Juliana Lessa
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 Itacorubí, Florianópolis / SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8500
E-mail: dg.faed@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.