A Udesc Esag tem a melhor escola de Administração do Sul do Brasil. O curso de Administração Empresarial tem conceito 5 (máximo) em todas as avaliações do Exame Nacional de Estudantes (Enade).
Formação para o empreendedorismo
Os alunos têm disciplinas específicas voltadas ao empreendedorismo:
Negociação e desenvolvimento de lideranças – os alunos aprendem, a partir de casos concretos e com a participação de empresários, o exercício da liderança, as práticas de negociação e os desafios enfrentados pelos empreendedores.
Diagnóstico Setorial e Planejamento Estratégico – desenvolvido por alunos da segunda fase do curso, em projeto interdisciplinar. Os estudantes trabalham de forma articulada com os conteúdos das disciplinas de Teoria Geral da Administração II, Fundamentos de Microeconomia, Métodos Estatísticos e Contabilidade.
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) – a partir da terceira fase do curso, os estudantes desenvolvem trabalhos junto a empresas e aprendem a utilizar os recursos de TIC no mapeamento, análise e redesenho de processos.
Novas disciplinas – O novo projeto do curso, com foco no empreendedorismo, terá em sua grade disciplinas como: Geração de Ideias e Modelagem de Negócios; Validação do Modelo de Negócios; Prototipação de Negócios; Estruturação de Negócios e Captação de Recursos.
Disciplinas em Inglês – algumas disciplinas do curso são oferecidas a cada semestre com aulas em inglês, em turmas em que os alunos convivem com colegas estrangeiros que participam de programas de intercâmbio internacionais. A Udesc Esag recebe a cada semestre estudantes de universidades da Suécia, Alemanha, Espanha e França, entre outros países.
Estágios - Os estudantes têm várias oportunidades ao longo da graduação de estagiar em empresas, especialmente nas áreas de gestão de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e startups. Essas experiências complementam a formação acadêmica e desenvolvem competências e habilidades profissionais, essenciais para a empregabilidade dos formados pelo curso.
Projeto de Investimento – os alunos aprendem a gerar ideias e fazer análise da viabilidade de um novo negócio. As aulas são ministradas na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) – uma das principais condomínios empresariais do polo tecnológico de Florianópolis – onde estudantes e empreendedores aprendem juntos.
Projetos sociais – os estudantes criam, desenvolvem e excutam projetos junto a organizações da sociedade civil, com objetivo de arrecadar fundos e resolver um problema concreto enfrentado pela instituição atendida. Esses projetos são desenvolvidos por turmas de várias fases e já mudaram a realidade de dezenas de organizações e comunidades.
Vivência profissional – os alunos da Udesc Esag têm a opção de conviver com experiências de empreendedorismo em um dos ambientes mais inovadores do país, passando um tempo dentro de empresas do ecossistema de inovação de Florianópolis.
Organizações de estudantes – os alunos podem praticar os conhecimentos adquiridos no curso em organizações geridas pelos próprios estudantes, como a Esag JR – consultoria em administração (líder em faturamento entre as mais de 800 empresas júniores brasileiras), o Enactus (braço de movimento internacional, focado em empreendedorismo social) e o Clube de Finanças (liga universitária voltada ao estudo do mercado financeiro) e o Centro Acadêmico de Administração Empresarial (Caemp).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.