O Índice de Custo de Vida (ICV) de Florianópolis é calculado desde 1968 com exclusividade pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição.
Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base na comparação de preços de 297 itens. Desde janeiro de 2019, A relevância de cada produto para o cálculo do índice é baseada na edição mais recente da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ICV, coletando dados locais, passa assim a seguir a mesma metodologia usada pelo IBGE para o cálculo do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial para a meta de inflação nacional.
Até dezembro de 2018, a cesta de produtos e a relevância de cada item eram definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar realizada pela própria Udesc Esag.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.