PROCESSO SELETIVO 2025
Edital ESAG nº 030/2024 - Processo seletivo para os cursos de Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico, Doutorado Profissional e Doutorado Acadêmico em Administração - Retificado em 19/02/2025
Clique aqui para fazer sua inscrição - (Das 14h de 06/03/2025 às 17h59 de 04/04/2025)
19/02/2025 - Primeira Retificação Edital ESAG nº 030/2024
18/12/2024 - Edital ESAG nº 030/2024
IMPORTANTE: Nesta edição não será solicitado o Teste Anpad
Conheça nossos Professores:
Mestrado Acadêmico
Mestrado Profissional
Doutorado Profissional
Doutorado Acadêmico
Conheça os grupos de pesquisa da pós: Grupos de Pesquisa
:: Tire suas dúvidas sobre o processo seletivo
Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa com graduação (no caso dos mestrados) ou já com mestrado (para os doutorados). Os diplomas precisam ser de um curso reconhecido oficialmente e podem ser de qualquer área.
Posso me candidatar a mais de um curso ao mesmo tempo?
Não. O candidato precisa escolher apenas um dos cursos oferecidos (Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico, Doutorado Acadêmico ou Doutorado Profissional). No caso de inscrição da mesma pessoa em mais de um curso, será considerada apenas aquela feita por último, as demais serão canceladas.
Qual é a diferença entre mestrado profissional e acadêmico?
O Mestrado Profissional (não confundir com MBA) tem uma formação voltada para um alto nível de qualificação profissional na área de Administração. Já o Mestrado Acadêmico prepara pesquisadores e professores da área. Tanto o curso profissional quanto o acadêmico oferecem a mesma titulação (mestre).
Saiba mais sobre as diferenças aqui.
Vou concorrer com todos os candidatos ao mesmo curso?
Não. As vagas são divididas entre 11 Grupos de Pesquisa/Área de Especialidade, conforme a tabela incluída no edital. O candidato deverá escolher um desses grupos durante a inscrição (e não poderá trocá-lo depois). Concorrerão entre si aqueles que optarem pelo mesmo grupo, dentro do mesmo curso.
O que mais preciso fazer antes da inscrição?
Além de providenciar a documentação pessoal exigida no edital, o candidato precisa elaborar e apresentar uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida durante o curso. A proposta deve ser redigida de acordo com o modelo previsto no edital e deve ser compatível com o Grupo de Pesquisa/Área de especialidade que o candidato escolherá na inscrição.
Como faço a inscrição?
Acesse a página do Processo Seletivo no período de 06 de março, a partir das 14h até às 17h59 do dia 04 de abril de 2025. Preencha o formulário on-line disponível no site, inserindo também os documentos exigidos no edital, digitalizados em formato PDF. O boleto para pagamento da taxa de R$ 70 é gerado pelo mesmo sistema durante o processo de inscrição.
Como é o processo seletivo?
Na primeira etapa, obrigatória, classificatória e eliminatória, é analisada a proposta de pesquisa, de acordo com os critérios descritos no edital. Os candidatos classificados vão para a segunda etapa, com uma prova oral e avaliação do currículo Lattes. A média final considera o desempenho do candidato nas duas etapas do processo seletivo.
Posso usar materiais de apoio, como slides, na apresentação do projeto?
Não, durante a realização da prova oral, que será on-line, não será permitido o uso de recursos multimídia (compartilhamento de tela). O candidato poderá consultar unicamente o próprio projeto de pesquisa apresentado na inscrição.
Quais são os temas abordados na prova oral?
A prova oral avalia principalmente o conhecimento do candidato na área de pesquisa, a clareza e coerência do projeto e a sua capacidade de argumentação. Para se preparar, é essencial revisar seu tema, entender bem sua metodologia, praticar a defesa das suas ideias e estudar as bibliografias indicadas no Edital.
Como fico sabendo do resultado?
Todas as informações relativas ao processo seletivo, incluindo os resultados, serão publicadas na página do Processo Seletivo, conforme o edital. A divulgação do resultado final está prevista para 27 de junho de 2025.
E depois de aprovado?
Os aprovados precisarão fazer a matrícula no curso escolhido, de 21 a 23 de julho de 2025, pelo email pos.esag@udesc.br, enviando a documentação específica para a matrícula descrita no edital.
Quando começam as aulas?
As aulas começam em 4 de agosto de 2025. No primeiro semestre, os mestrandos e doutorandos precisarão cursar pelo menos duas disciplinas obrigatórias de seu curso.
Quais são os horários das aulas?
As aulas são presenciais e ocorrem de segunda a sexta, podendo ser realizadas no período matutino, vespertino e/ou noturno, sendo que nos cursos do Programa Profissional, as aulas são prioritariamente no período noturno.
O calendário acadêmico é elaborado e publicado a cada início de semestre, com os horários das disciplinas.
Qual o valor da mensalidade dos Cursos?
Os cursos são gratuitos e de qualidade.
Existe a possibilidade de bolsa de estudo para alunos do mestrado ou doutorado?
Sim. Os cursos tem disponíveis bolsas da universidade e de instituições de fomento.
Após o ingresso, os alunos podem concorrer às vagas conforme a disponibilidade.
E se eu ainda tiver dúvidas?
Sobre o processo seletivo em si, valem estrita e unicamente as regras descritas no edital. Caso você queira saber mais sobre os cursos, visite o site nos links abaixo ou contate a Secretaria de Ensino de Pós-graduação pelo e-mail Ver email.
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