Conheça um pouco sobre nossas convidadas e nossos convidados no Encontro Internacional EquiGov.
Confira, ainda, a programação completa do Encontro em:
Paula Prado del Río
Paula Prado del Río (Santiago de Compostela, 1971) é uma política espanhola do Partido Popular (PP). É licenciada em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela, especialista em família e mulher, e doutorada pela mesma universidade com a tese ‘Discriminação vertical e hermenêutica jurídica’. Atualmente é secretária-geral do PP da Galiza, partido maioritário na região e na Espanha, e é deputada no Parlamento da Galícia. Anteriormente foi senadora nas Cortes Gerais de Espanha e vereadora na Câmara Municipal de Santiago.
Paula Chies Schommer
Professora de administração pública e líder do grupo de pesquisa Politeia, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordena o projeto de pesquisa “Accountability, equidade em serviços públicos, governança colaborativa e governo aberto: um estudo em governos nacionais e locais no Brasil, Colômbia, Espanha e Indonésia”. É uma das coordenadoras do Encontro Internacional Equigov - Equidade nos Serviços Públicos por meio de Governos e Parlamentos Abertos.
Integra organizações, redes e conselhos acadêmicos, governamentais e da sociedade civil, entre elas o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção, junto à Controladoria-Geral da União, e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis. É doutora em administração pela Fundação Getulio Vargas, mestre pela Universidade Federal da Bahia e graduada pela Universidade de Caxias do Sul. Em 2023, esteve em estágio pós-doutoral junto ao Cider/Uniandes, em Bogotá, Colômbia. Pesquisa sobre coprodução do bem público, accountability, governo aberto, equidade em serviços públicos, gestão social e desenvolvimento socioterritorial.
Marlene Fengler
Natural de Itapiranga/SC, graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Políticas Públicas, na Espanha. Foi Deputada Estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), eleita para a 19ª Legislatura (2019-2023). Durante o mandato parlamentar foi Presidente da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da ALESC, Criadora e Coordenadora Primeira Bancada Regional, a do Oeste e integrante da maior Bancada Feminina da Casa, contando com seis deputadas naquela ocasião. É vice-presidente da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas (ABEL). É suplente de deputada federal, nas eleições de 2022, concorreu ao cargo de Deputada Federal, obteve 54.896 votos, alcançou a segunda suplência na 57ª Legislatura da Câmara dos Deputados. Atualmente, é Diretora da Escola do Legislativo do Parlamento catarinense
Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta
A Desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta é natural de Joinville-SC e ingressou na magistratura catarinense em 1985 como juíza substituta do TJSC, atuando em diversas comarcas do estado.
Em 1987, foi promovida à juíza de Direito e judicou nas comarcas de Itapiranga, Dionísio Cerqueira, Biguaçu, Chapecó e na Capital. Foi juíza eleitoral em diversas Zonas Eleitorais, na categoria Juíza de Direito.
Tomou posse em 2000 como juíza de Segundo Grau do TJSC, sendo promovida, em 2005, ao cargo de Desembargadora, atuando desde então na Terceira Câmara de Direito Civil do TJSC, que atualmente preside, no grupo de Câmaras de Direito Civil e no Órgão Especial do Tribunal de Justiça.
Foi empossada Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, em 8.3.2024, tendo instituído o projeto _Acorda Mulher, o teu lugar também é na política_, o Conselho Institucional de Políticas de Gênero e Étnico-Racial e a Comenda Defensores dos Direitos Políticos da Mulher Catarinense. Será a primeira mulher a liderar a Justiça Eleitoral catarinense em eleições, em outubro de 2024.
Nurliah Nurdin
Professora de Ciência Política no Ministério dos Assuntos Internos do IPDN e Diretora do Politécnico STIA LAN do Instituto Nacional de Administração Pública em Jacarta, Indonésia, Nurliah possui 26 anos de experiência no serviço público. Ela se consolidou como uma referência acadêmica, não apenas na área legislativa, mas também em seminários, workshops e sessões de discussão nacionais e internacionais sobre política, governo, burocracia, políticas públicas e questões de gênero, com destaque para a participação das mulheres na política.
Carla Ayres
Doutora em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Carla Ayres é vereadora por Florianópolis e atualmente também é graduanda em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
Débora Fernanda Gadotti Farah
Juíza Substituta do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina - TRE-SC. Vice-Diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina - EJESC. Presidente da Comissão de Promoção da igualdade de Gênero e Coordenadora das Comissões e Subcomissões Temáticas do Conselho Institucional de Políticas de Gênero e Étnico-Racial, do TRE-SC. Graduada em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Mestranda em Direito pela Universidade de Alicante - UA (Espanha). Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera. Pós-graduanda em Direito Civil e Empresarial. Conselheira da OAB Subseção de Balneário Camboriú-SC.
Cibelly Farias
Cibelly Farias foi a primeira mulher a ingressar na carreira de Procuradora de Contas do Estado e foi pioneira ao exercer o cargo de Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), de 2018 a 2022, reconduzida ao posto por mais dois anos. Passou a exercer o terceiro mandato como Procuradora-Geral de Contas do MPC/SC em outubro deste ano, para o biênio 2024-2026. Antes disso, foi Procuradora-Geral Adjunta de Contas da Instituição e 2ª Diretora Executiva da Associação Nacional do Ministério Público de Contas. Atualmente, ocupa também a Vice-Coordenadoria do Observatório da Violência contra a Mulher em SC.
É graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Direito Constitucional e em Concessões de Serviços Públicos e mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ESAG). Atuou como Técnica Judiciária e Analista Judiciária no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e como Auditora Fiscal do Trabalho.
Em 2021, foi homenageada com a Honraria do Tribunal de Contas do Estado, concedida a pessoas que prestam relevantes serviços ao Sistema de Controle Público, ao combate à corrupção e ao aprimoramento das relações institucionais. Em 2019, recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina pelos serviços prestados em prol da sociedade
Karina Marcelino
Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com período sanduíche em University of Technology Sydney. Mestra em Administração pela UDESC. Especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal Goiano. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Municipal de Palhoça. Graduada em Administração Pública pela UDESC. Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Centro Universitário - UniSENAI. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UDESC. Membra da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Conselheira do Coletivo Negro Guerreiro Ramos. Coordenadora do Coletivo dos Servidores Negros da UFSC. Membra do Núcleo de Estudos Negros - NEN. Membra da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros, vinculada ao Ministério da Educação. Membra de Bancas de Heteroidentificação para aferição da autodeclaração de candidatos pretos e pardos. Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, diversidade, equidade, inclusão, relações étnico-raciais e ações afirmativas.
Mariana Assis
Formada em Administração pela UFSC e atualmente cursando Direito na mesma universidade, possui mais de dez anos de experiência nos setores público e privado, com ênfase em atuação social. Possui competência em gerenciamento de projetos sociais, facilitação de grupos e produção de eventos sociais. Atua como Diretora voluntária no Instituto É da Nossa Cor e como conselheira fiscal voluntária na Politize!. No ICOM, ocupa o cargo de Coordenadora de Projetos e é responsável pelo relacionamento com a sociedade civil organizada.
Andrés Hernández Quiñonez
Profesor y investigador del Centro Interdisciplinario de Estudios sobre Desarrollo, Cider, Universidad de los Andes, Uniandes, Bogotá, Colombia. Politólogo de la Universidad de Los Andes. Phd Ciencia política y de la Administración, Universidad de Barcelona. España.
Líneas de investigación: a) Planeación urbana y regional, ordenamiento territorial y gobernanza; b) gobernanza ambiental urbana y conflictos territoriales; c) Ordenamiento territorial rural y vínculos urbano-rurales; d) Participación ciudadana, transformaciones urbanas y justicia ambiental. Experto en metodologías para la gestión y planeación territorial y metropolitana. Experto en metodologías participativas y colaborativas en políticas y proyectos urbanos, en planes de ordenamiento territorial y en planeación rural. Experiencia en ciudades grandes e intermedias, espacios periurbanos y territorios rurales de Colombia y Centro-América. Estudios e investigaciones sobre gobernanza y transformaciones territoriales en ciudades, periferias urbanas y territorios rurales y en gobernanza ambiental y gobernanza del agua en ciudades y territorios rurales. Experiencia en procesos de planeación en áreas y regiones metropolitanas Bogotá-región, Colombia y en ciudades de América Central. Uso de enfoques interdisciplinarios: escuela de análisis institucional y estudios de gobernanza; geografía y justicia ambiental; ecología urbana y ecología del paisaje; y diálogo con las perspectivas de los actores, redes del territorio y expresiones de los movimientos sociales.
Cesar Nicandro Cruz-Rubio
Profesor asociado en la Universidad Carlos III de Madrid, España; Investigador principal del GIGAPP, Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas. Investigador, formador y consultor internacional especializado en gobernanza, legitimación, teorías en políticas públicas, evaluación de programas, diseños políticos y gobierno abierto. Tiene varios trabajos y artículos publicados en revistas especializadas en políticas públicas. Profesor en transparencia y gobierno abierto para el INAP-España y la OEA Organización de Estados Americanos (Escuela de Gobierno) y la Escuela Superior de Administración Pública ESAP-Colombia. Ha sido Investigador en el Instituto Internacional de Gobernabilidad de Cataluña (2000-2002) e investigador para el Mecanismo de Revisión Independiente de la Alianza para el Gobierno Abierto (Open Government Partnership IRM-OGP).
Doctor por la Universidad Complutense de Madrid (2015). Instituto Universitario y de Investigación Ortega y Gasset, España. Programa de Doctorado en Gobierno y Administración Pública. Es licenciado en Ciencias Políticas y Administración Pública (Especialidad en Administración Pública), por la Universidad Nacional Autónoma de México (titulación con mención honorífica 1996).
Claudia Maria Barbosa
Claudia Maria Barbosa é mestre e doutora em Direito e professora titular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É bolsista produtividade do CNPq e pesquisa democracia, participação social, políticas públicas e governança, com foco no sistema de justiça.
Henrique Moraes Ziller
Secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) desde janeiro de 2019.
Foi Controlador-Geral do Distrito Federal entre 2015 e 2018.
É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU).
Fundou o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) em 2005, entidade que presidiu por 10 anos, e onde criou a Auditoria Cívica, utilizada no projeto Estudantes de Atitude.
É formado em Comunicação Social pelo UniCeub, pós-graduado em Marketing pela ESPM e mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília.
Patricia Maria E. Mendonça
Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-SP, mestre em Social Policy and Planning in Developing Countries pela London School of Economics and Political Science. Em 2010 realizou Pós-doutorado na Universidade de Essex, na Inglaterra. É Livre Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) na Universidade de São Paulo (USP), nos cursos de graduação e mestrado em Gestão de Políticas Públicas, Linha de Pesquisa Estado, Administração Pública e Gestão Social. Temas de pesquisa e orientação: relações entre estado e sociedade para a implementação de políticas públicas, modelos de parceria e colaboração, ambiente regulatório e contratualização, gestão social e gestão das OSCs- Organizações da Sociedade Civil; ISP- Investimento Social Privado e Negócios Sociais nas relações com as políticas públicas.
Maria Alexandra Cunha
Maria Alexandra Cunha é professora na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. A sua linha de pesquisa é a gestão de tecnologia de informação no setor público. Ela tem liderado projetos de pesquisa acadêmica, aplicada e de consultoria em governo digital e smart cities. Na FGV, também lidera a área de Tecnologia e Governos no Centro de Estudos em Administração Pública e Governo.
Elaine Cristina de Oliveira Menezes
Doutorada em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Pós-doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC (2015). Professora do Curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina ESAG/UDESC. Tem experiência em pesquisas na área de gestão pública, orçamento público, planejamento governamental e desenvolvimento territorial sustentável.
Larice Steffen Peters
Atualmente é docente de administração do Instituto Federal de Santa Catarina e doutoranda do programa de pós-graduação em administração da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando como pesquisadora no grupo de pesquisa Politeia. Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), especialização em Liderança e Gestão Pública pelo CLP e Instituto Singularidades (2017) e formação executiva em Liderança e Gestão Pública na Harvard Kennedy School (2017). Exerce atividades ligadas à administração pública desde 2006, nos três níveis de governo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, empreendedorismo, liderança, políticas públicas, inovação, gestão de projetos, gestão governamental, gestão territorial e sustentabilidade.
Maria Leticia Barbosa Xavier
Maria Leticia Barbosa Xavier é Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná, possui graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina, onde atualmente é pesquisadora do grupo Politeia e professora colaboradora. Leciona as disciplinas de "Coprodução do bem público" e "Sociedade Civil e Políticas Públicas".
Edgilson Tavares de Araújo
Edgilson Tavares de Araújo, é doutor e mestre em Serviço Social (PUC-SP); Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (CEAM/UnB); especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social (UnB /Unicef); bacharel em Administração (UFPB). É servidor público federal, Professor Adjunto da Escola de Administração / Universidade Federal da Bahia, na área de Administração Pública, Políticas Públicas e Gestão Social. Atualmente exerce o Cargo Comissionado Executivo de Diretor do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS, na Secretaria Nacional de Assistência Social / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (DRSP/SNAS/MDS). Está presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Possui 24 anos de experiência como gestor público-social e pesquisador, com várias produções e publicações acadêmicas, técnicas e tecnológicas.
Karin Vieira da Silva
Professora Adjunta do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações (2016) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Graduada (2011) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público, Accountability, Inovação e Sustentabilidade, da ESAG/UDESC, e pesquisadora associada à unidade de investigação em Ciências Sociais e Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa - ISEG/UL.
Jorge Braun Neto
Jorge Braun Neto é professor de administração pública na Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador no Grupo de pesquisa GRUPO DE PESQUISA EM COPRODUÇÃO DO BEM PÚBLICO, ACCOUNTABILITY, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - Politeia (UDESC/ESAG), no Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública - NISP (UDESC/ESAG) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (FURB). Possui Graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestrado e Doutorado em Administração pela mesma instituição.
Aginero Carlos da Silva Junior
Advogado, Bacharel em Direito pela Universidade do Planalto Catarinense, especialista em processo civil aplicado pela Universidade São Judas Tadeu. Vice-presidente da Comissão de Legislação e Assuntos Legislativos da OAB/SC. Secretário Parlamentar Alesc (12/2020-1/2023); Assessor de Comissão Permanente Alesc (3/2023-8/2024); Secretário Parlamentar (Coordenador Jurídico deputado Mário Motta) Alesc (9/2024-Presente).
Marco Teixeira
Professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV EAESP), onde leciona nos cursos de graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, bem como no Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo e, também, no Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas. Desenvolve pesquisas acadêmicas e vem atuando como Consultor de organismos nacionais e internacionais em temas como: Transparência, Accountability e Controle da administração pública com foco no papel dos órgãos de controle e no controle social; arranjos cooperativos intergovernamentais, política brasileira e eleições. É líder do grupo temático Federalismo, Relações Intergovernamentais e Descentralização, junto a área de Administração Pública do ENANPAD (biênio 2015-2016).
Patrícia Marques
Coordenadora de Governo Aberto da Cidade de São Paulo. Graduada em Administração de empresas, pela Fundação de Escola e Comércio Álvares Penteado – FECAP, pós-graduada em gestão de negócios pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Possui 17 anos de atuação como administradora no setor privado. Em 2017 ingressou no serviço público municipal, e desde 2018 é Coordenadora do Programa Governo Aberto na Cidade de São Paulo. É formada em Governabilidade, Gerência Política e Gestão pública pelo VII Programa da FGV/RJ - 2023, e pós-graduanda em Gestão de Políticas Públicas pela Escola Superior de Gestão e Contas do TCM/SP.
Kleber Wan-Dall
O Prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, foi oficialmente empossado como o novo Presidente da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em 31 de julho de 2024.
Alih Nugroho
I am Dr. Alih Nugroho, I was born in Ngawi, a small city in East Java, Indonesia. I’m now a lecturer at the NIPA School of Administration Jakarta campus and my campus is under the National Institute of Public Administration (NIPA) of the Republic of Indonesia. I also serve as head of the research and community service center at NIPA School of Administration. I finished my doctoral degree in administrative sciences at the faculty of administrative science, Brawijaya University, Indonesia. My research interests and expertise are in bureaucratic reform, public policy, digital governance, equity, and political economy. My publications relate to public policy, e-governance, and most recently bureaucratic reform. I also serve as an expert staff member, accompanying several Indonesian ministries and regional governments in developing policies related to civil servant management and competency development.
You can find me : Scopus ID : 58504926500
http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=58504926500
Orcid ID : 0000-0002-3394-0600
Email : alihnugroho@stialan.ac.id
Gabriel de Assis Pereira
Gabriel Pereira é aluno de graduação de Administração Pública na UDESC/Esag, pesquisador de iniciação científica do grupo Callipolis. Atua no coletivo Negro Guerreiro Ramos, que busca criar um espaço de aquilombamento na Universidade, além de discutir o direito ao acesso à educação superior no Brasil.
María Castelao Torres
Es licenciada en Geografía por la Universidad de Santiago de Compostela. En la actualidad es la directora de gabinete del Partido Popular de Galicia. Antes fue asesora en los gabinetes de distintas áreas en el gobierno de la Xunta de Galicia, actuando como enlace parlamentario en las consejerías de Política Social y en la de Sanidad. Además, fue coordinadora de Inclusión Social del Consorcio Galego de Servizos de Igualdade e Benestar.
Fue concejal en el Ayuntamiento de Santiago de Compostela en varios mandatos, formando parte del gobierno de la ciudad entre los años 2011 y 2014.
Victoria Araujo
Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Esag/Udesc), atualmente cursa o Mestrado Profissional em Administração na mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Politeia: Coprodução do bem público, accountability, inovação e sustentabilidade. Tem experiência em gestão e articulação de redes, atuando desde 2017 em projetos envolvendo múltiplos atores em parceria com governo, empresas e organizações da sociedade civil.
Mônica Duarte
Administradora Pública pela Esag/Udesc e mulher mais jovem a ocupar a cadeira do legislativo na capital. Monica Duarte é líder comunitária e presidente do Conselho Comunitário do Córrego Grande há seis anos. Idealizou a Rede Solidária durante a pandemia que beneficiou mais de 800 famílias em vulnerabilidade alimentar; Em 30 dias como vereadora protocolou 7 projetos de lei voltados à juventude, cultura e lazer, mobilidade e combate à corrupção. Nas eleições municipais de 2024, foi a 5ª mulher com maior votação, totalizando 2620 votos para vereadora.
Julia Wildner Cunha
Formada em Administração Pública pela UDESC, e Especialista em Gestão Pública pelo INSPER. Coordenei +15 projetos com o objetivo de construir gabinetes parlamentares potentes, aumentar a profissionalização do legislativo brasileiro e incorporar boas práticas do mundo da tecnologia no setor público. Em todos eles geri equipes ágeis, construi processos efetivos em diferentes plataformas e gerenciei orçamentos expressivos. Hoje, sou Coordenadora de Programas no ICOM e trabalhamos para fortalecer a sociedade civil organizada, o desenvolvimento territorial e comunitário e o investimento social privado na Grande Florianópolis.
Vanessa Aguiar de Jesus
É jornalista com especialização em sociologia e mais de uma década de experiência em cargos de liderança na área de comunicação e inovação. Atualmente, é Gestora de Inovação na ACATE, onde trabalha para fortalecer a interação entre tecnologia e sociedade, impulsionando o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina. Antes disso, liderou a comunicação digital no Ministério Público de Santa Catarina, onde foi responsável pelo premiado projeto MPSC em Rede, que aproximou a instituição da sociedade por meio das tecnologias de informação e comunicação.
Vanessa também atuou como Gerente de Novas Mídias no Governo do Estado de Santa Catarina, planejando e implementando estratégias de comunicação digital. No Social Good Brasil, onde hoje é conselheira, foi Coordenadora de Comunicação e Marketing, idealizando o SGB. Sua carreira também inclui experiências em grandes empresas e multinacionais onde desenvolveu campanhas de marketing digital, gestão de crises e estratégias de reputação.
Gabriel Nones
Gabriel é estudante da 8ª fase de Administração Pública na ESAG/UDESC. Natural de Timbó/SC, tem 22 anos e atua há cerca de um ano e meio como Assessor Parlamentar do Vereador Cryslan na Câmara Municipal de São José/SC, tendo atuando também na gestão de relacionamento da campanha eleitoral de 2024, que consolidou Cryslan como o Vereador mais votado da história de São José.
Janaina Barbosa
Moradora do Maciço do Morro da Cruz, mãe de 4 filhos, já foi liderança comunitária e é uma lutadora pelos direitos das periferias e morros de Florianópolis. Já foi diarista e cozinheira, chegando a trabalhar na limpeza de gabinetes da Câmara Municipal. Hoje, é covereadora da Mandata Bem Viver, estudante de Administração Pública na UDESC, conselheira local de Saúde da Agronômica e militante do Movimento Bem Viver. Umbandista, luta pelo combate a discriminação contra religiões de matriz africana. Também é mãe atípica e luta pelos direitos das pessoas com deficiência, com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Luis Gabriel Pinto
Luis Gabriel Pinto, 23 anos, é estudante de Administração Pública pela ESAG e Manezinho da ilha. Atualmente, estagia na Mandata Bem Viver, onde atua no desenvolvimento e apoio de atividades voltadas à assessoria parlamentar de seis covereadoras que compõe o único mandato coletivo na Câmara Municipal de Florianópolis. Durante dois anos, trabalhou na coordenação das Centrais de Penas e Medidas Alternativas, acumulando experiência prática na gestão de projetos e políticas públicas voltadas à reintegração social. Além disso, é professor no CATEC, um curso técnico gratuito destinado a estudantes do ensino médio, onde busca promover a educação e o engajamento cívico.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.