Dentre as iniciativas empreendedoras que existem na Udesc
está a Esag Ventures, aceleradora e incubadora de startups.
Foto: Carlito Costa/Udesc
Segue aberta até 18 de abril a consulta pública para a elaboração da Política de Empreendedorismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Por meio de uma plataforma interativa, estudantes, servidores, agentes de organizações públicas e privadas e demais membros da comunidade podem conhecer o projeto e enviar sugestões para a redação do texto.
Acesse a página e participe.
Conforme o grupo de trabalho responsável pela iniciativa, a política visa criar mecanismos para apoio aos projetos empreendedores da Udesc em todas as suas fases de desenvolvimento. Ainda, busca definir princípios, conceitos e a estrutura organizacional voltada ao empreendedorismo na instituição.
“A política vem para incentivar e apoiar, cada vez mais, o empreendedorismo dentro da Udesc. Por isso, c onvidamos a todos para acessar a consulta pública, contribuindo com uma universidade mais empreendedora”, afirma a coordenadora de Projetos e Inovação da universidade e integrante do grupo, Elaine Zeni Vieira.
Mecanismos de apoio ao empreendedorismo
Dentre os itens previstos na Política de Empreendedorismo da Udesc estão recursos e ferramentas para apoio às iniciativas empreendedoras da instituição. De acordo com o grupo de trabalho, tais mecanismos poderão ser promovidos pela universidade de forma exclusiva ou em parceria com outros agentes e organizações.
O esboço da política disponível para consulta pública já aponta alguns instrumentos para avaliação da comunidade. As sugestões estão divididas em três grupos, correspondentes a três estágios de desenvolvimento de um empreendimento: formação, validação e crescimento. Confira algumas propostas:
-
Hackathons e competições de ideias (formação): mecanismo para estímulo à inovação e ao empreendedorismo por meio de desafios intensivos, nos quais estudantes, empreendedores e profissionais colaboram para desenvolver soluções para problemas reais;
-
Bolsa empreendedor (validação): auxílio financeiro destinado a estudantes universitários que desejam dar continuidade ao desenvolvimento de seus negócios ou startups;
-
Programa de assessoria (etapa de crescimento): suporte estratégico, técnico e jurídico para empreendimentos em diferentes estágios de desenvolvimento via rede de prestadores credenciados pela Udesc.
Grupo de trabalho e próximos passos
A equipe responsável por promover o debate e construir a Política de Empreendedorismo da Udesc é formada por docentes dos cursos de Administração e Administração Pública, além de técnicos universitários e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Administração, Ciências Econômicas e Geografia.
O grupo conta que o trabalho teve início em 2024 a partir do anseio em levantar, institucionalizar e fomentar as diversas iniciativas empreendedoras que já estavam em curso nos diferentes centros de ensino e setores da Udesc.
Após a consulta pública, a equipe irá realizar os ajustes na proposta da política considerando as contribuições da comunidade. O texto final será então levado para avaliação do Conselho Universitário da Udesc (Consuni), para que as diretrizes possam ser colocadas em prática na instituição.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934