A Avaliação Institucional é um processo contínuo e fundamental para o aprimoramento da qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária.
A Lei nº 10.861/2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) como o principal mecanismo de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, com o objetivo de orientar a expansão e o desenvolvimento institucional e promover a responsabilidade social das instituições. Os dados produzidos pelo sistema subsidiam políticas públicas, regulamentações e ações de melhoria contínua da educação superior.
O SINAES estrutura-se em três dimensões essenciais: as instituições, os cursos de graduação e os estudantes. No que tange à avaliação institucional — foco desta seção — o sistema organiza o processo sob duas perspectivas de avaliação: interna e externa.
Enquanto a avaliação interna é conduzida de forma colaborativa pelas instâncias institucionais que a compõem (Coordenadoria de Avaliação Institucional, Comissão Própria de Avaliação e Comissão Setorial de Avaliação), a avaliação externa é realizada pelos órgãos governamentais competentes.
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