Monitoramento e captura de abelhas do gênero Apis, incentivo a criação racional e profissionalização de apicultores de abelhas do gênero Apis e Melipona.
O objetivo do presente programa é identificar os enxames de abelhas com ferrão (Apis melífera), capturá-las sem extermínio para cria-las racionalmente. Também temos como objetivo, através do monitoramento e conhecimento, estabelecer mapas de controle de ocorrências dos enxames migratórios, para auxiliar na tomada de medidas preventivas contra acidentes causados pela espécie. Por fim, desejamos incentivar a criação racional de abelhas, mediante eventos de capacitação além de realizar análise físico-químicas de amostras de mel dos apicultores catarinenses, com o intuito de instruir formas de melhorar a qualidade e comercialização do produto final.
O atendimento da retirada dos enxames é realizado mediante solicitação telefônica dos munícipes, os quais serão orientados quanto aos cuidados a serem tomados até o atendimento. A equipe de trabalho então realiza uma triagem para identificar o grau de risco (urgência) e tipo de enxameação (colônia ou viajante). Assim, após o contato inicial, coletamos os dados como: local, telefones de contato, data da identificação da chegada do enxame, características da enxameação e demais informações consideradas relevantes. O passo seguinte é a remoção propriamente dita, que compreenderá no atendimento e registro das solicitações de captura, visita às residências para a confirmação da captura propriamente dita e da presença das abelhas, constatação das condições de retirada, a preparação da caixa, a remoção dos enxames e o transporte para a FECEO, finalizando com o manejo das colônias capturadas. Através destas ações, a equipe pretende promover e melhorar a apicultura catarinense, aumentando a sua produtividade e inserção no mercado nacional e internacional.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.