Apoio técnico a pequenos avicultores do Oeste - SC
Resumo: A produção de frango e galinha tipo 'caipira' ou 'colonial' é uma opção rentável e de custo relativamente baixo quando comparado à avicultura industrial. Além disso, existe um nicho de mercado específico para esses produtos. O presente programa de extensão já está em andamento desde 2014. O objetivo é auxiliar produtores da região do município de Chapecó - SC na atividade de produção de aves tipo 'colonial' ou 'caipira', através de assessoria técnica nas propriedades. As ações são divididas de seguinte forma: 1) Assessoria a pequenos avicultores do oeste catarinense - instalações e manejo das aves das aves. 2) boas práticas de produção de rações na pequena propriedade rural. 3) Orientação sobre legislações que envolvem comercialização de carne e ovos. As atividades são desenvolvidas por professores e alunos do curso de zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Após a implantação do programa observou-se um número considerável de produtores na atividade e uma maior eficiência de produção dos que já a realizavam. Percebe-se que existe carência de assistência técnica aos pequenos avicultores, sendo que a produção nos casos acompanhados apresentou considerável melhora.
Outras informações relevantes sobre o programa: Os responsáveis pelo presente projeto são frequentemente procurados por produtores da micro região do município de Chapecó - SC para obtenção de informações sobre a produção de aves de maneira alternativa (frango e galinha caipira), pois relatam carência de assistência técnica na área. Três desses produtores possuem serviço de inspeção municipal (SIM) e vendem ovos nas feiras agroecológicas da cidade de Chapecó, entretanto o técnico que assina pelo entreposto de ovos geralmente não presta assistência relacionada ao manejo das aves, pois alegam receber apenas para assinar pelo entreposto de ovos. Dessa forma os produtores ficam carentes de assistência técnica qualificada, objetivo principal desse projeto. Cabe ressaltar que o presente projeto foi premiado no 10º encontro de extensão da UDESC (2014) em primeiro lugar na categoria trabalho
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.