Discentes participantes: Micheli Strege (bolsista) e Jaqueline dos Santos (voluntária)
O programa de extensão possui três ações vinculadas sendo: AÇÃO 1 – CONSULTA DE ENFERMAGEM A CRIANÇA E ADOLESCENTE (coordenador Elisangela A. Zanatta) que tem como objetivo: Realizar consultas de enfermagem a crianças e adolescentes na Unidade Básica de Saúde Chico Mendes, de Chapecó – SC. AÇÃO 2 – ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA (coordenador Elisangela A. Zanatta) que tem como objetivo realizar ações de Educação em Saúde por meio da utilização de técnicas lúdicas educativas, visando discutir assuntos relacionados à saúde com o intuito de prevenir a doença e promover a saúde das crianças e adolescentes por meio da diversão; AÇÃO 3 – ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATIVAS NO HOSPITAL DA CRIANÇA (coordenador Lucineia Ferraz) com o objetivo de promover a saúde das crianças e adolescentes hospitalizadas utilizando o lúdico como instrumento de educação em saúde e envolvendo seus familiares/acompanhantes. As ações são executados por professores e acadêmicos do Curso de Enfermagem. Como estratégia metodológica serão realizadas atividades lúdicas educativas para promover a saúde das crianças/adolescentes na escola, consultas de enfermagem a criança/adolescente e ainda a aplicação do brinquedo terapêutico.
Para a efetivação das atividades de educação em saúde na escola e no hospital são utilizadas atividades lúdicas como: teatros, jogos educativos, contação de histórias, brinquedo terapêutico, desenhos temáticos para colorir, músicas, vídeos, oficinas educativas, entre outras. A ação educativa do enfermeiro junto a este público torna-se imprescindível para a prevenção de problemas futuros. Como estratégia para efetivar o trabalho educativo utiliza-se o lúdico para favorecer a educação em saúde discutida hoje nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Enfermagem. Acreditamos que esse programa contribui para a troca de conhecimentos sobre assuntos relativos à saúde da criança e adolescente, envolvendo a família/acompanhante nesse processo, e facilita a comunicação entre as crianças e seus cuidadores, o que repercute na recuperação da saúde, pois brincar minimiza a tensão e ajuda a lidar mais facilmente com a situação já que é uma dimensão importante do desenvolvimento infantil que é afetado pela hospitalização. O programa também tem o objetivo de auxiliar a Universidade cumprir com a missão de produzir, sistematizar, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos de saber, através do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados.
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