Bolsistas: Stéfani Mallmann (acadêmica de Eng. De Alimentos) e Alexandra Carvalho (acadêmica de Eng. Química).
Colaboradores: Prof. Dr. Aniela Pinto Kempka (UDESC/CEO/DEAQ) e Prof. Dr. Everton Skoronski (UDESC/CAV/Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária)
O Estado de Santa Catarina se caracteriza pelo desenvolvimento econômico no ramo da indústria extrativista (animal, vegetal e mineral), agricultura, pecuária, pesca e turismo. Todas as atividades demandam elevado consumo de água e geram resíduos que podem contribuir para a poluição dos recursos hídricos. Dentre os principais poluentes podemos citar os compostos químicos e biológicos, oriundos de fertilizantes e agrotóxicos agrícolas bem como de esgoto doméstico e industrial. Desse modo, o programa de extensão tem como objetivo contribuir para melhorar a qualidade da água dos 20 municípios pertencentes a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). As cinco ações que contemplam o programa:
Caracterização físico-química, microbiológica, determinação de agrotóxico e metais em águas de captação dos municípios; Caracterização físico-química, microbiológica, determinação de agrotóxico e metais em águas tratadas de pontos públicos dos municípios; Curso de capacitação para técnicos e agentes de saúde, cuja temática será legislação, métodos de determinação dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos e formas de higienização de reservatórios residenciais e utensílios utilizados para o armazenamento de água potável; Evento de socialização dos resultados das análises físico-química, microbiológica, agrotóxico e metais em águas de captação e de água tratada de pontos públicos dos municípios; Oficinas para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social referente a importância da qualidade da água e maneiras simples para o seu tratamento.
Público alvo: população em geral pertencente aos municípios associados a AMOSC bem como a comunidade acadêmica envolvida.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.