A solicitação de validação de disciplinas é um processo que permite ao aluno da UDESC validar disciplinas cursadas previamente em outra instituição de ensino superior. Essa validação reconhece a equivalência entre as disciplinas já cursadas e aquelas oferecidas em seu curso atual, evitando a repetição de conteúdos já aprendidos e agilizando sua formação acadêmica. Para solicitar a validação, é necessário preencher um formulário específico e apresentar a documentação exigida, conforme detalhado abaixo.
Resolução vigente
Resolução CEG nº 007/2021 - Estabelece normas sobre a validação de disciplina em curso de graduação da UDESC. Resolução CEG nº 009/2021 - Estabelece normas para validação de disciplina nos cursos de graduação da UDESC cursada em mobilidade acadêmica.
De acordo com a resolução vigente, "o(a) acadêmico(a) poderá solicitar a validação de disciplina cursada com aproveitamento, após a aprovação em processo seletivo da Udesc, via requerimento, acompanhado dos seguintes documentos:
I – histórico escolar original autenticado pela Instituição de Ensino Superior - IES emissora, que conste a identificação da IES e do curso; a denominação da disciplina; a carga horária; a nota/conceito e a frequência de cada componente curricular citado no histórico escolar;
II – programa da disciplina cursada e/ou plano de ensino equivalente ao curso do(a) acadêmico(a) na UDESC, autenticado pela IES emissora;
III – comprovante do reconhecimento do curso por órgão de regulação competente, quando originado de outra IES brasileira;
IV – comprovante de que a instituição emitente dos documentos seja uma IES, quando originado de IES estrangeira.
§ 1º O documento identificado no inciso IV deste artigo, deve apresentar “visto consular”, excetuando-se os países acordados com o Brasil para esta finalidade. É de responsabilidade do(a) acadêmico(a) apresentar documento que comprove o acordo.
VALIDAÇÃO DE DISCIPLINAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UDESC ALTO VALE
2) Enviar e-mail para secretaria.ceavi@udesc.br , com os seguintes anexos:
a) formulário preenchido (ANEXO I);
b) toda a documentação constante no § 1º do Art. 1º da IN 002/2023.
A Secretaria de Ensino de Graduação dará encaminhamento à solicitação após a conferência documental. O departamento de curso do(a) requerente fará a análise do pedido com emissão de parecer através do ANEXO II, preenchido pela chefia do departamento. Após o registro das validações o(a) interessado(a) será comunicado(a) por e-mail.
ENDEREÇO
Rua Dr. Getúlio Vargas, 2822 - Bela Vista - Ibirama - SC CEP: 89.140-000
CONTATO
Telefone: (47) 3357-8484
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Horário de atendimento: 07h30 às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.