No prazo de até sessenta dias da data da defesa, devem ser encaminhados ao PPG a versão final da dissertação, tese ou trabalho de conclusão e o termo de autorização de disponibilização do texto. O processo de análise documental para emissão do diploma somente iniciará após cumprida esta exigência.
Cumpridos todos os requisitos necessários, o diploma é expedido pela Secretaria da Pós e encaminhado para assinatura da Direção Geral do Centro. Seguindo a tramitação, é realizado o envio para a Coordenadoria de Registro de Diplomas e Certificados (CRDC/UDESC) para conferência, registro e assinatura pelo(a) Reitor(a).
O prazo médio estimado para registro do diploma é de até sessenta dias.
Havendo urgência de um documento comprobatório de conclusão de curso, pode ser solicitada à SECEPG/CEART a emissão de Certificado de conclusão de curso, que informará o cumprimento dos créditos obrigatórios e a aprovação na defesa. A solicitação deve ser feita por e-mail à secepg.ceart@udesc.br, informando:
- NOME COMPLETO
- CURSO/PPG
- DATA DA DEFESA
Para "Pedido de Prioridade pelo(a) Diplomado (a)", a CRDC/UDESC, necessita da:
1. Solicitação do(a) diplomado(a) por escrito, indicando o motivo do pedido: para trabalho, estudos, viagem ou outros.
2. Indicação da data que o(a) diplomado(a) necessita apresentar o diploma (a qual órgão ou estabelecimento).
** Em média, a CRDC trabalha com uma previsão de 15 a 20 dias para atender as prioridades solicitadas.**
ATENÇÃO: devido ao cronograma de trabalho da CRDC, informamos que 22/11/2024 é a data limite para expedição dos diplomas pela Secretaria da Pós em 2024. Os diplomas serão expedidos novamente a partir de 26/01/2025.
Quando o diploma estiver disponível, a SECEPG/CEART enviará um e-mail solicitando o agendamento para retirada. >> Atenção: utilizamos o endereço de e-mail cadastrado no SIGA, portanto, mantenha-o atualizado e comunique-nos se houver alteração.
Observação: O diploma pode ser retirado por terceiros mediante apresentação de procuração simples e documento de identificação do procurador constituído. Antes da retirada, a procuração deve ser encaminhada ao e-mail secepg.ceart@udesc.br para conferência. Não é necessário trazer a procuração impressa. Recomendamos que o documento seja assinado digitalmente através do aplicativo GOV.BR, pelo link: assinador.iti.br. Acesse aqui o nosso tutorial.
> Modelo de procuração: clique aqui para fazer o download
Só faça o agendamento se você foi comunicado(a) pela Secretaria da Pós que seu diploma está disponível para retirada!
>> Clique aqui para fazer o agendamento eletrônico <<
Observações:
- Excepcionalmente, em caso de urgência/data indisponível ou incompatibilidade de horários, entre em contato por e-mail para verificarmos outra possibilidade de agendamento.
- O agendamento fica confirmado automaticamente para a data e horário escolhidos.
- Em caso de cancelamento, por gentileza, avise-nos, se possível.
Contato: secepg.ceart@udesc.br
Para solicitar a confecção da 2ª via do diploma de mestrado ou doutorado, encaminhar à Secretaria de Ensino de Pós-Graduação requerimento solicitando a 2ª via do diploma, preenchido e assinado, acompanhado dos seguintes documentos, conforme caso específico abaixo, através do e-mail secepg.ceart@udesc.br.
- Boletim de Ocorrência
- Cópia simples do documento de identidade civil (RG)
- Certidão atualizada de nascimento ou casamento
- Cópia simples, frente e verso, do diploma original danificado
- Cópia simples do documento de identidade civil (RG)
- Certidão atualizada de nascimento ou casamento
*o diploma original danificado deverá ser entregue no ato da retirada da 2ª via.
- Cópia simples, frente e verso, do diploma original
- Certidão atualizada de nascimento ou casamento
- Cópia simples do documento de identidade civil (RG)
(Obs.: as alterações serão inseridas apenas no apostilamento - verso do diploma)
*o diploma original deverá ser entregue no ato da retirada da 2ª via.
- Cópia simples, frente e verso, do diploma original
- Cópia simples do novo documento de identidade civil (RG)
- Certidão atualizada de nascimento ou casamento
(Obs: as alterações serão inseridas apenas no apostilamento - verso do diploma)
*o diploma original deverá ser entregue no ato da retirada da 2ª via.
ATENÇÃO:
- Os documentos apresentados devem estar legíveis e em boa resolução.
- Não será dado encaminhamento aos pedidos com cópias de documentos ilegíveis ou incompletos.
- De acordo com a Lei Federal nº 7.088, de 23 de março de 1983, os diplomas deverão constar: nacionalidade, naturalidade, data de nascimento e número da cédula de identidade. Razão pela qual solicita-se a apresentação do RG, por ser o único documento que contém todas as informações necessárias.
- A expedição de uma nova via de diploma invalida a via anterior.
- Eventualmente, outros documentos podem ser solicitados para fins de complementação do registro.
- Não é possível definir o prazo de entrega da 2ª via do diploma. Assim que estiver disponível, a Secretaria da Pós entrará em contato com o(a) requerente, através do e-mail informado no formulário de requerimento.
Solicitação por Procuração
Apresentar procuração simples e documento de identidade civil do procurador legalmente constituído, além de requerimento de solicitação de 2ª via, preenchido e assinado, acompanhado de cópia legível do documento de identidade civil do titular do Diploma e demais documentos conforme caso específico.
No caso de retirada por Procurador, apresentar a procuração, além do documento de identidade civil do procurador.
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